A
Configurou-se através da emersão de novas proposições progressistas na profissão que foram articuladas nos Seminários de Araxá e Teresópolis.
B
Configurou-se como a emersão de novas proposições progressistas na profissão que articulou um rearranjo de teorias sociais, a partir da década de 1960 e se expressou por meio de três perspectivas (Modernizadora, Reatualização do Conservadorismo e Intenção de Ruptura), que negaram o processo de laicização profissional.
C
Foi um processo amplo que, harmoniosamente, constituiu as vertentes conhecidas como: Modernizadora, Reatualização do Conservadorismo e Intenção de Ruptura. Este processo esteve assentado sobre a laicização profissional.
D
A renovação foi caracterizada por um conjunto de características novas que a profissão articulou, por meio da recusa das bases religiosas da profissão presente. Essa recusa às bases confessionais esteve presente em todas as vertentes da renovação profissional, exceto na Intenção de Ruptura.
E
Trata-se de um conjunto de características novas que a profissão articulou, por meio de um rearranjo de suas tradições e do fortalecimento de contribuições do pensamento social contemporâneo. Configurou-se como processo global, envolvendo a profissão como um todo, em decorrência da laicização e se expressou por meio de perspectivas diversificadas.