SóProvas


ID
5277913
Banca
GSA CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Abelardo Luz - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Das orações reduzidas abaixo somente uma não se classifica como adverbial condicional. Indique-a:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva B

    Felipe não veio por se achar inconveniente.

  • GABARITO: B

    Pensei assim: Se o examinador pediu uma que NÃO é condição (...uma não se classifica como adverbial condicional), eu posso colocar um "Se..." para ver quem é, certo? Aquela alternativa que não tiver sentido condicional, eu marco. Vamos ver:

    .

    a) A julgar pelos risos, eles são uma família feliz. → Correto. Veja que podemos dizer: "Se julgar pelos risos, eles são uma família feliz." Quer dizer: Eles só serão uma família feliz SE você julgar pelos risos. Julgando por outras coisas, talvez não sejam.

    .

    b) Felipe não veio por se achar inconveniente. → Errado. Veja que aqui nem cabe a substituição que lhe falei. Por quê? Há sentido de causa. Veja um macete para descobrir causa e nunca mais errar:

    1. Substitua por: O fato de (causa)... fez que (consequência): O fato de Felipe se achar inconveniente (causa), fez que ele não viesse (consequência).
    2. Imagine que eu te diga: Por que Felipe não veio? Qual a causa de ele não ter vindo? Você me responde: Lucas, ele não veio porque (pois) se acha inconveniente.

    Percebeu o sentido causal?

    .

    c) Você não irá sem antes trocar de roupa. → Correto. Vamos trocar por "Se..." para ver a condição: "Você não irá SE não trocar de roupa." Ou seja: SE você trocar de roupa, vai. Se não, não rsrs.

    .

    d) A ser eu prefeita, não tomaria decisões precipitadas. → Correto. Novamente: "Se eu for prefeita, não tomaria decisões precipitadas." → "Se eu fosse prefeita, faria isso, aquilo..." Percebeu a condição?

    .

    e) A prosseguirem esses problemas, ninguém mais retornará aqui. → Correto. "Se prosseguirem esses problemas, ninguém mais retornará aqui." Lembre-se do anúncio na TV: "Se os problemas persistirem, o médico deverá ser consultado" → Você só consultará o médico SE os problemas continuarem.

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • Olá, amigos! Sei que o assunto de oração assusta muita gente, principalmente, quando se fala em reduzida, entretanto, não precisam se assustar, pois é mais simples do que parece. Vejamos:

    O comando da questão pede para que assinalemos a oração reduzida que não possua caráter de condição. As orações reduzidas são assim chamadas por não possuírem conectivos, isto é, conjunção ou pronome relativo. Será condicional toda vez que pudermos desenvolvê-la, introduzindo uma conjunção condicional "se, caso, contanto que, salvo se, a menos que, a não ser que, etc."

    Dito isso, inspecionemos:

    a) Incorreta.

    "A julgar pelos risos, eles são uma família feliz."

    Se julgar pelos risos, eles são uma família feliz.

    b) Correta.

    "Felipe não veio por se achar inconveniente.'

    Felipe não veio visto que se acha inconveniente.

    Nesta oração, não foi possível adicionar um conectivo de valor condicional, mas tão somente causal, por isso, estamos diante de uma oração subordinada adverbial causal reduzida de verbo no infinitivo.

    c) Incorreta.

    "Você não irá sem antes trocar de roupa."

    Você não irá, se antes não trocar de roupa.

    d) Incorreta.

    "A ser eu prefeita, não tomaria decisões precipitadas."

    Se fosse eu prefeita, não tomaria decisões precipitadas.

    e) Incorreta

    "A prosseguirem esses problemas, ninguém mais retornará aqui."

    Se prosseguirem esses problemas, ninguém mais retornará aqui.

    Gabarito do monitor: B

  • Desenvolver uma oração reduzida de infinitivo, particípio ou gerúndio nada mais é do que mudar-lhe a estrutura sem alterar-lhe o sentido e, para tanto, é feita a introdução de um conectivo (conjunção integrante ou pronome relativo). Recorde-se: nem toda oração reduzida poderá ser desenvolvida, uma vez que existem orações reduzidas fossilizadas ou fixas.

    a) A julgar pelos risos, eles são uma família feliz.

    Incorreto. Há oração reduzida de infinitivo de valor condicional. Desenvolvendo-a: "Caso se julguem os risos, eles são uma família feliz";

    b) Felipe não veio por se achar inconveniente.

    Correto. Há uma oração reduzida de infinitivo de valor causal. Desenvolvendo-a: "Felipe não veio, porque se achava inconveniente";

    c) Você não irá sem antes trocar de roupa.

    Incorreto. Há oração reduzida de infinitivo de valor condicional. Desenvolvendo-a: "Você não irá caso não troque de roupa";

    d) A ser eu prefeita, não tomaria decisões precipitadas.

    Incorreto. Há oração reduzida de infinitivo de valor condicional. Desenvolvendo-a: "Caso eu fosse prefeita (...)" ou "Se eu fosse prefeita (...)";

    e) A prosseguirem esses problemas, ninguém mais retornará aqui.

    Incorreto. Há oração reduzida de infinitivo de valor condicional. Desenvolvendo-a: "Caso prossigam esses problemas (...)" ou "Se prosseguirem esses problemas (...)".

    Letra B

  • Sobre a a)

    Também fui pelo "caso"....

    A julgar pelos risos, eles são uma família feliz.

    Caso se julguem os risos, eles são uma família feliz.

  • GABARITO B

    CONJUNÇÕES SUBORDINADAS

    Condicionais: se, salvo se, caso, desde que, sem que, a menos que, contanto que, exceto se, a não ser que, com tal que.

    bons estudos

  • Outra questão muito boa.

    Alternativa B.

  • Índice IQQ