SóProvas


ID
5289652
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Cuitegi - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Analise as proposições sobre a trajetória histórica da ética profissional no serviço social e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) As tendências éticas no serviço social se configuram de forma específica em cada contexto e momento histórico.
( ) Na atualidade da profissão é evidenciada a presença do conservadorismo moral religioso, com a internalização de valores e normas de condutas tradicionais, tanto na formação profissional, quanto na formação moral dos indivíduos sociais.
( ) Os pressupostos neotomistas e positivistas orientaram a ética tradicional no serviço social durante o período que vai do primeiro código de ética em 1947, passando pelo segundo em 1965 até o terceiro em 1975.
( ) No código de ética profissional do/da assistente social de 1986, a ética consegue romper com a visão tradicional que vinha marcando todos os códigos anteriores. Porém, não demandou a adoção de um pensamento crítico-histórico buscado no pensamento marxista.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • ( V ) As tendências éticas no serviço social se configuram de forma específica em cada contexto e momento histórico. 

    ( F ) Na atualidade da profissão é evidenciada a presença do conservadorismo moral religioso, com a internalização de valores e normas de condutas tradicionais, tanto na formação profissional, quanto na formação moral dos indivíduos sociais. (O 1° Código, de 1947 que tinha essa forte carga moral e era subordinada aos dogmas religiosos -> cristã / católica)

    ( V )  Os pressupostos neotomistas e positivistas orientaram a ética tradicional no serviço social durante o período que vai do primeiro código de ética em 1947, passando pelo segundo em 1965 até o terceiro em 1975.

    ( F )  No código de ética profissional do/da assistente social de 1986, a ética consegue romper com a visão tradicional que vinha marcando todos os códigos anteriores. Porém, não demandou a adoção de um pensamento crítico-histórico buscado no pensamento marxista. (No código de 1986 houve uma aproximação com o Marxismo Vulgar e com isso, equívocos, que foram superados no atual código, de 1993)

    ORDEM: V F V F - Letra A!

  • O código de 86 tinha um pensamento a-critico e a-historico não? Então a última resposta não seria verdadeira?