SóProvas


ID
5293207
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O declínio da desigualdade racial


As disparidades raciais fazem parte do nosso cotidiano e, em determinados contextos, tendem a dificultar o processo de desenvolvimento das nações. Apesar disso, existe crescente conscientização sobre os desafios dessa agenda e progressivo aumento da pressão para endereçá-la com o cuidado que merece.


O caso dos Estados Unidos é emblemático. O viés racial daquele país tende a se manifestar de forma explícita. A morte de George Floyd, conjuntamente com a onda de protestos antirracistas de 2020, pode dar a impressão de que a situação racial não está evoluindo. Alguns acreditam que as relações raciais lá são piores que a discriminação, relativamente implícita, da sociedade brasileira.


De fato, os americanos ainda precisam enfrentar diversos desafios. Porém, há progressos tanto na redução quanto no diagnóstico empírico das disparidades.


De acordo com Robert Margo, da Universidade de Boston, a razão da renda per capita dos negros sobre a dos brancos aumentou significativamente entre 1870 e 2010.


Em um período de cerca de cinco ou seis gerações, essa proporção passou de pouco mais de 25% para cerca de 66%. A título de comparação, no caso b r a s i l e i r o , e s s e n ú m e r o e m 2 0 1 9 f o i aproximadamente 52%. 


Em ambos os casos, para progredir na convergência de rendimentos e na redução das disparidades, será necessário avançar no enfrentamento da discriminação e da lacuna educacional.


Em uma análise, usando os dados de 1979 de pesquisa realizada por Roland Flyer, da Universidade de Harvard, os homens negros americanos ganhavam 39,4% a menos do que os homens brancos. Já as mulheres negras apresentavam rendimentos cerca de 13,1% menores do que as brancas.


No entanto, quando levamos em consideração o desempenho educacional obtido em outro teste, esse diferencial caiu para 10,9% entre os homens e para 12,7% entre as mulheres.


Flyer também encontrou efeitos do desempenho educacional sobre o desemprego, o encarceramento e a saúde. Desse modo, o pesquisador advoga que o principal problema racial americano recente é procurar diminuir a lacuna da performance educacional.


Estudos apontam que essa lacuna começa na infância. Crianças negras enfrentam obstáculos que comprometem o seu progresso. De um lado, o contexto de vulnerabilidade socioeconômica influencia negativamente as suas trajetórias. Do outro, tem-se que as manifestações discriminatórias implicam vivências distintas das crianças brancas.


Reconhecendo esse desafio, o governo e a sociedade civil americana criaram, nas últimas cinco décadas, uma série de intervenções com o intuito de diminuir as disparidades educacionais.


Isso permitiu considerável avanço da literatura empírica. Diversas evidências sugerem que as políticas voltadas para a primeira infância representam poderosos instrumentos na luta contra as desigualdades.


Michael França

(Folha de S. Paulo, 04 de maio de 2021)


No primeiro parágrafo, as duas frases se articulam por meio do recurso linguístico de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito correto letra D, evidenciado em: "Apesar disso, existe crescente conscientização..."

  • Letra C

    CONTRAPOSIÇÃO, contraponto...

    "As disparidades raciais fazem parte do nosso cotidiano e, em determinados contextos, tendem a dificultar o processo de desenvolvimento das nações. Apesar disso, existe crescente conscientização sobre os desafios dessa agenda e progressivo aumento da pressão para endereçá-la com o cuidado que merece."

  • Discordo dos colegas, o comando da questão menciona frase e não período.

    Frase é todo enunciado com sentido completo, assim o comando se refere aos seguintes trechos:

    I- As disparidades raciais fazem parte do nosso cotidiano e,

    II- em determinados contextos, tendem a dificultar o processo de desenvolvimento das nações

    Note que a partícula que relaciona as duas frases é a conjunção e, que nesse caso tem valor adversativo podendo ser substituído por no entanto, ficando:

    As disparidades raciais fazem parte do nosso cotidiano, no entanto, em determinados contextos, tendem a dificultar o processo de desenvolvimento das nações.

    No meu ver, a conjunção "apesar disso" tem valor concessivo podendo ser substituído por "a despeito disso".

    Qualquer erro só avisar, espero ter ajudado

    Bons estudos.

  • gab C

    "As disparidades raciais fazem parte do nosso cotidiano e, em determinados contextos, tendem a dificultar o processo de desenvolvimento das nações. Apesar disso, existe crescente conscientização sobre os desafios dessa agenda e progressivo aumento da pressão para endereçá-la com o cuidado que merece."

    As disparidades acontecem, em contrapartida, apesar disso.

  • A banca já peca em afirmar que o primeiro parágrafo é frase. Trata-se de oração, pois há verbos na construção!

    #bancadeprefeitura

  • Gabarito: C

    Para ser frase pode ter verbo ou não, diferente do que falaram acima. Ademais, é importante lembrar que as conjunções concessivas e adversativas possuem algumas semelhança quanto ao sentido a depender do contexto. Todavia, a concessiva não exclui a informação anterior que ela inicia com a conjunção, já a adversativa sim.

  • Vocês que estão lendo meu comentário estão estudando.Apesar disso uma vaga é minha NA PPMG ! se deus quiser...

  • Gerou uma grande dúvida, a banca quis dizer frase ou período? Se realmente foi frase, o (e) pode ser adversativo, porém deveria ter uma virgula antes, o que não ocorreu.

  • Essa banca usa palavras não usuais para determinar as relações de sentido. De todo modo, entendo que a presente questão diz respeito a uma Oração Principal + Oração Subordinada Adverbial Concessiva.

    Busquei a alternativa que melhor se adequava ao sentido da concessão. Por exclusão marque a "C", contraposição, que significa disposição em sentido contrário.

  • essa banca e complicada de lidar , já começou errado falando que é Frase !
  • Cuidado com a confusão entre frase e período, pessoal! Muitos acertaram pelo motivo errado!

    Acompanhem o comentário do colega David Porto.

  • Galera, tem que ter um pouco de bom senso também né, as vezes é preciso pensar de uma forma mais simples. O primeiro parágrafo tem duas frases claramente separadas, a que começa o parágrafo e a segunda que começa com "Apesar Disso". Não é tão difícil perceber que a questão está se referindo a essa parte!

  • A banca SELECON entende frase como período, é uma peculiaridade da banca pessoal. Todas as bancas de concurso tem uma especificidade, a gente que lute né? kkkkk

  • Para responder essa questão não precisa saber o que é frase ou o que é oração. Basta saber que "apesar disso" transmite uma ideia de contraste e nada mais.

  • FRASE = SENTIDO COMPLETO

    ORAÇAO = VERBO

    É SÓ VER QUE O SENTIDO DA ORAÇÃO SUBORDINADA CONCESSIVA É DE QUEBRA DE IDEIA E OPOSITIVO.

    É SIM UMA CONTRAPOSIÇAO

    ALO VOCE

  • não é porque é um período que não pode ser frase.

    frase

    substantivo feminino

    1.

    gramática

    construção que encerra um sentido completo, podendo ser formada por uma ou mais palavras, com ou sem verbo, ou por uma ou mais orações; pode ser afirmativa, negativa, interrogativa, exclamativa ou imperativa.