SóProvas


ID
5293222
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O declínio da desigualdade racial


As disparidades raciais fazem parte do nosso cotidiano e, em determinados contextos, tendem a dificultar o processo de desenvolvimento das nações. Apesar disso, existe crescente conscientização sobre os desafios dessa agenda e progressivo aumento da pressão para endereçá-la com o cuidado que merece.


O caso dos Estados Unidos é emblemático. O viés racial daquele país tende a se manifestar de forma explícita. A morte de George Floyd, conjuntamente com a onda de protestos antirracistas de 2020, pode dar a impressão de que a situação racial não está evoluindo. Alguns acreditam que as relações raciais lá são piores que a discriminação, relativamente implícita, da sociedade brasileira.


De fato, os americanos ainda precisam enfrentar diversos desafios. Porém, há progressos tanto na redução quanto no diagnóstico empírico das disparidades.


De acordo com Robert Margo, da Universidade de Boston, a razão da renda per capita dos negros sobre a dos brancos aumentou significativamente entre 1870 e 2010.


Em um período de cerca de cinco ou seis gerações, essa proporção passou de pouco mais de 25% para cerca de 66%. A título de comparação, no caso b r a s i l e i r o , e s s e n ú m e r o e m 2 0 1 9 f o i aproximadamente 52%. 


Em ambos os casos, para progredir na convergência de rendimentos e na redução das disparidades, será necessário avançar no enfrentamento da discriminação e da lacuna educacional.


Em uma análise, usando os dados de 1979 de pesquisa realizada por Roland Flyer, da Universidade de Harvard, os homens negros americanos ganhavam 39,4% a menos do que os homens brancos. Já as mulheres negras apresentavam rendimentos cerca de 13,1% menores do que as brancas.


No entanto, quando levamos em consideração o desempenho educacional obtido em outro teste, esse diferencial caiu para 10,9% entre os homens e para 12,7% entre as mulheres.


Flyer também encontrou efeitos do desempenho educacional sobre o desemprego, o encarceramento e a saúde. Desse modo, o pesquisador advoga que o principal problema racial americano recente é procurar diminuir a lacuna da performance educacional.


Estudos apontam que essa lacuna começa na infância. Crianças negras enfrentam obstáculos que comprometem o seu progresso. De um lado, o contexto de vulnerabilidade socioeconômica influencia negativamente as suas trajetórias. Do outro, tem-se que as manifestações discriminatórias implicam vivências distintas das crianças brancas.


Reconhecendo esse desafio, o governo e a sociedade civil americana criaram, nas últimas cinco décadas, uma série de intervenções com o intuito de diminuir as disparidades educacionais.


Isso permitiu considerável avanço da literatura empírica. Diversas evidências sugerem que as políticas voltadas para a primeira infância representam poderosos instrumentos na luta contra as desigualdades.


Michael França

(Folha de S. Paulo, 04 de maio de 2021)


“O caso dos Estados Unidos é emblemático. O viés racial daquele país tende a se manifestar de forma explícita” (2º parágrafo). A relação de sentido estabelecida entre as duas frases é evidenciada pela seguinte palavra:

Alternativas
Comentários
  • CONJUNÇÃO POIS no sentido de explicação.

    São conjunções que estabelecem relação de explicação entre os elementos conectados, ou seja, a ideia expressa em um é a razão da ideia expressa em outro.

  • Gabarito correto letra A

  • Não entendi foi nada, no paragrafo não tem a palavra "pois" e nenhuma outra das alternativas. Alguem poderia explicar?

  • Igor Sajiro, a questão solicita que vc escolha, dentre as opções, a que se encaixa corretamente entre as 2 frases, fazendo com que o ponto final seja substituído por uma das conjunções ofertadas.
  • A) pois - CONJUNÇÃO COORDENADA EXPLICATIVA

    “O caso dos Estados Unidos é emblemático (COMO É EMBLEMÁTICO?). (EXPLICANDO:) POIS O viés racial daquele país tende a se manifestar de forma explícita” 

    B) contudo - CONJUNÇÃO COORDENADA CONCLUSIVA

    C) embora - CONJUNÇÃO SUBORDINADA CONCESSIVA

    D) quando - CONJUNÇÃO SUBORDINADA TEMPORAL

  • Coordenativas – ligam duas orações independentes. Estão divididas em cinco tipos:

    • Aditivas – exprimem soma: e, nem, bem com, não só... como também, não só... mas também.
    • Adversativas – exprime oposição: mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia, não obstante..
    • Alternativas – exprimem escolha de pensamentos: ou, ou... ou, ora... ora, já... já, quer... quer, seja... seja, talvez... talvez.
    • Conclusivas – exprimem conclusão de pensamento: logo, portanto, por isso, pois (posposto ao verbo), por conseguinte, assim.
    • Explicativas – exprimem razão e motivo: que, porque, pois (obrigatoriamente anteposto ao verbo), porquanto, por conseguinte, assim.

    Não seja um café com leite nos concursos. Estude redação! cerca de 10% dos aprovados na prova objetiva REPROVARAM na redação.

    Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens.

     

    OBS : Quem fizer menos de 60% (sessenta por cento) na Prova de Redação no concurso de Agente de Segurança Penitenciário/Policial Penal MG Será ELIMIDADO .

     

    https://go.hotmart.com/S54949702E

  • A questão quer saber qual assertiva possui um conector para ligar ambos os períodos. Vejamos:

    “O caso dos Estados Unidos é emblemático. O viés racial daquele país tende a se manifestar de forma explícita”

    A segunda frase possui um sentido explicativo em relação à segunda, porque explica porque o caso dos Estados Unidos é emblemático. Portanto, devemos buscar nas assertivas um conector de explicação. Analisemos:

    a) Correta.

    Pois⇢ é uma conjunção de explicação, portanto, este é o nosso gabarito.

    "O caso dos Estados Unidos é emblemático, pois o viés racial daquele país tende a se manifestar de forma explícita”

    b) Incorreta.

    Contudo⇢ é uma conjunção de adversidade.

    c) Incorreta.

    Embora⇢ é uma conjunção de concessão.

    d) Incorreta.

    Quando⇢ é uma conjunção temporal.

    Gabarito do monitor: A

  • ja perceberam que essa banca cobra muito a parte das conjunções

  • B) contudo - CONJUNÇÃO COORDENADA CONCLUSIVA

    NÃO É CONCLUSIVA,MAS SIM ADVERSATIVA . CUIDADO COM OS COMENTÁRIOS ERRADOS

  • conjunção subordinada n pode vim separada por ponto final. Só com isso elemina duas.
  • o caso dos esdtados unidos é emblemático, pois o vies racial daquele país. 

    Está explicando um termo anterior, uma vírgula poderia ser empregada tranquilamente com o pois.

    Uma dica: Pois depois do segundo verbo = conclusivo.

         Pois depois do primeiro verbo = explicativo.

    Conjunção coordenada pode ser separada por ponto. Elas sao independentes.

    coordenada assindeticas = nao tem conectivos que liga.

    coodenada sindeticas = uso de conectivos.

    Conjunção subordinada dependem uma da outra estão (subordinadas) e nao podem ter pontos finais e sim virgula ou ponto e virgula.

  • Olá, pessoal!!

    Dica: essa banca cobra bastante assunto relacionado aos conectores e reescritura de trechos, então vamos revisar esses conteúdos e fechar português na prova PPMG...

    tmj...

  • Reta final PPMG

    Quem quiser adquirir 15 simulados com respostas comentadas no formato da prova da PPMG, inclusive com Temas de redação comentados.

    só enviar um email para : matheuspetro2009@gmail.com

    vou disponibilizar por 20,00!!