SóProvas


ID
5298454
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    No dia 31 de outubro de 1861, depois de um conturbado processo de construção, que durou cerca de três décadas, a Bahia inaugurou a sua primeira penitenciária, que recebeu oficialmente o nome de Casa de Prisão com Trabalho. A instituição foi construída numa área pantanosa, na periferia da cidade de Salvador. 
    A implantação da penitenciária fazia parte do projeto civilizador oitocentista, e o Brasil acompanhava uma tendência mundial de modernização do sistema prisional, que teve início na Inglaterra e nos Estados Unidos no final do século XVIII. As execuções e as torturas em praças públicas, utilizadas para atemorizar a quem estivesse planejando novos crimes, foram, gradativamente, abandonadas. Entrava em cena a penalidade moderna, que planejava privar o criminoso do seu bem maior — a sua liberdade —, internando-o numa instituição construída especificamente para recuperá-lo, que recebeu o nome de penitenciária. O seu funcionamento era regido por normas que seriam aplicadas de acordo com o modelo penitenciário escolhido pelas autoridades, mas utilizavam-se elementos como o trabalho, a religião, a disciplina, o uso de uniformes e, sobretudo, o isolamento como métodos de punição e recuperação.
    Dessa forma, esperava-se criar um “novo homem”, que seria devolvido à sociedade com todos os atributos necessários à convivência social, principalmente para o trabalho. Foi com essa expectativa que os reformadores baianos implantaram a Casa de Prisão com Trabalho. 

Cláudia Moraes Trindade. O nascimento de uma penitenciária: os primeiros presos da Casa de Prisão com Trabalho da Bahia (1860-1865). In: Tempo, Niterói, v. 16, n. 30, p. 167-196, 2011 (com adaptações).

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item que se segue.

A supressão das vírgulas que isolam a oração “que durou cerca de duas décadas”, no primeiro período do texto, manteria a correção gramatical do texto, mas alteraria seu sentido original.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Preliminar: Errado.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    No dia 31 de outubro de 1861, depois de um conturbado processo de construção, que durou cerca de três décadas, a Bahia inaugurou a sua primeira penitenciária, que recebeu oficialmente o nome de Casa de Prisão com Trabalho.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    1) A retirada da primeira vírgula (azul) é permitida. Altera-se o sentido, mas mantém a correção gramatical. Desse modo, há transformação de uma oração subordinada adjetiva explicativa em uma adjetiva restritiva:

    "depois de um conturbado processo de construção, que durou cerca de três décadas," (explicativa)

    "depois de um conturbado processo de construção que durou cerca de três décadas," (restritiva)

    2) A retirada da segunda vírgula (vermelho) é proibida. Há prejuízo gramatical em sua retirada, uma vez que a função dessa vírgula é isolar uma locução adverbial deslocada de longa extensão:

    "depois de um conturbado processo de construção que durou cerca de três décadas, a Bahia(...)"

    O examinador tentou induzir o candidato ao erro, visto que, normalmente, a supressão dessas vírgulas acarreta a alteração de sentido, mas mantém a correção gramatical, deixando a questão correta. O que não aconteceu nesse caso.

    Gab. preliminar: Errado.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Bom, pessoal. É isso. Tentei ajudar. Se tiver algum erro no comentário, por favor, comentem aqui para que eu possa fazer as devidas correções.

    (..) mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam. - Is. 40:31

  • Trecho do texto

    "depois de um conturbado processo de construção, que durou cerca de três décadas, a Bahia [...]"

    ---> O que está sublinhado é um adjunto adverbial de TEMPO (depois disso)

    ---> A pontuação do adjunto adverbial é OBRIGATÓRIA quando for considerado LONGO (+2 palavras) e estiver no início da oração.

    EXEMPLOS:

    • "Depois de muito esforço e sacrifício, consegui a aprovação" - OBRIGATÓRIA

    • "Ontem, saí com amigos" - FACULTATIVA

    • "Ontem saí com amigos" - FACULTATIVA

    ---> A segunda vírgula (após 'cerca de três décadas') é obrigatória; não pode, pois, ser removida. Apenas a primeira vírgula poderia ser removida.

    • Depois de um conturbado processo de construção que durou cerca de três décadas, a Bahia [...] - CERTO

    • Depois de um conturbado processo de construção que durou cerca de três décadas a Bahia [...] - ERRADO

    Gabarito: ERRADO

  • gaba ERRADO

     No dia 31 de outubro de 1861, depois de um conturbado processo de construção, que durou cerca de três décadas, a Bahia inaugurou...

    para que ficasse correto, conforme descrito na assertiva, poderia haver a supressão da primeira vírgula, tornando-a uma oração subordinada adjetiva restritiva.

    Mas não pode haver a supressão de ambas em razão do erro gramatical que haveria por não estar separando uma oração subordinada de grande extensão deslocada.

    vale lembrar que:

    troque o QUE por ISSO → o "que" tem função de conjunção integrante. Dando início a uma oração subordinada substantiva.

    troque o QUE por QUAL → o "que" tem função de pronome relativo. Dando início a uma oração subordinada adjetiva.(Divide-se em duas)

    EXPLICATIVA → COM VÍRGULAS

    RESTRITIVA → SEM VÍRGULAS

    pertencelemos!

  • Errado.

    A sugestão da banca gera erro gramatical.

    A vírgula após "décadas" é obrigatória, pois isola uma oração subordinada deslocada; não pode ser suprimida.

    No dia 31 de outubro de 1861, depois de um conturbado processo de construção, que durou cerca de três décadas, a Bahia inaugurou a sua primeira penitenciária, que recebeu oficialmente o nome de Casa de Prisão com Trabalho.

  • ERRADO

    Acrescentando:

    Para identificar uma oração adjetiva troque o " que " por qual (Ais )

    Com vírgulas - explicativa

    Sem vírgulas - Restritiva

    2º REDAÇÃO ORIGINAL:

    No dia 31 de outubro de 1861, depois de um conturbado processo de construção, que durou cerca de três décadas, a Bahia inaugurou a sua primeira penitenciária, que recebeu oficialmente o nome de Casa de Prisão com Trabalho.

    PROPOSTA DE REDAÇÃO:

    No dia 31 de outubro de 1861, depois de um conturbado processo de construção que durou cerca de três décadas ( X )a Bahia inaugurou a sua primeira penitenciária, que recebeu oficialmente o nome de Casa de Prisão com Trabalho.

    A retirada da vírgula marcada com o (X) representa um erro, pois estamos diante de uma locução adverbial que deve

    ser demarcada por vírgula!

    Bons estudos!!!

  • Sem textão!

    A supressão da 1ª vírgula: Ok! (Oração Adjetiva Explicativa)!

    A supressão da 2ª: Não!! (Adjunto Adverbial Deslocado)!

  • QC deixando a desejar !

    A questão diz:  “que durou cerca de duas décadas”...

    No texto: "que durou cerca de três décadas " ...

  • Pensei que a primeira vírgula foi empregada para isolar o advérbio de tempo "No dia 31 ...", me lasquei kk

  • Gabarito aos não assinantes: Errado.

    Em síntese, a retirada da primeira vírgula não causaria prejuízo gramatical, apenas mudança de sentido, uma vez que passaria de uma oração subordinada adjetiva explicativa para adjetiva restritiva.

    Contudo, como a questão solicita a remoção de ambas as vírgulas, tem-se que a correção gramatical será alterada, pois o adjunto adverbial, nesse caso, deve vir isolado por vírgula.

    ____

    Na dúvida, sempre busque colocar em uma ordem mais direta.

    "A Bahia inaugurou a sua primeira penitenciária no dia 31 de outubro de 1861, que recebeu oficialmente o nome de Casa de Prisão com Trabalho, depois de um conturbado processo de construção, que durou cerca de três décadas. (Nesse caso, se removesse a vírgula antes do pronome "que", a correção gramatical seria mantida, apenas o sentido seria alterado).

    ____

    Bons estudos!

  • Texto: "que durou cerca de três décadas"

    Enunciado da questão: "que durou cerca de duas décadas”

    Como diz o poeta contemporâneo Ciro Gomes: "Aidentooooo"

  • Gab. Errado.

    Essa questão foi para quebrar o candidato que acha que todo PR entre vírgulas é uma O. Adjetiva Explicativa, sendo que nesse caso, deveria-se analisar o contexto.

    A supressão da 1ª vírgula: Certo! (Oração Adjetiva Explicativa);

    A supressão da 2ª: Não! (Adjunto Adverbial Deslocado)

  • CUIDADO

    O gabarito da questão parte de posicionamento temerário da banca, transcrevo abaixo a integra do trecho pertinente:

    "No dia 31 de outubro de 1861, depois de um conturbado processo de construção, que durou cerca de três décadas, a Bahia inaugurou a sua primeira penitenciária, que recebeu oficialmente o nome de Casa de Prisão com Trabalho. A instituição foi construída numa área pantanosa, na periferia da cidade de Salvador."

    Comum na Língua Portuguesa é a ocorrência de virgula com dupla função, ao exemplo do que ocorre na passagem em comento. Para fins de análise, tomemos como parâmetro a terceira virgula da passagem:

    "...depois de um conturbado processo de construção, que durou cerca de três décadas, a Bahia inaugurou..."

    Percebam que referida virgula marca não apenas a oração subordinada adjetiva explicativa "...que durou cerca de três décadas...", mas também isola a construção adverbial temporal "...depois de um conturbado processo de construção..." que a antecede.

    Diante disso ocorre a temerária redação da banca. O enunciado, se quisesse questionar a possibilidade de redação do período sem utilização de virgula entre os termos, poderia assim ter explicitamente feito, mas preferiu destacar a oração subordinada adjetiva explicativa, questionando a possibilidade de sua escrita sem virgulação.

    Gabarito da banca: ERRADO

  • Gab. ERRADO.

    Incorre em erro gramatical, já que temos um adjunto adverbial deslocado.

      No dia 31 de outubro de 1861, depois de um conturbado processo de construção, que durou cerca de três décadas, a Bahia inaugurou a sua primeira penitenciária, que recebeu oficialmente o nome de Casa de Prisão com Trabalho. A instituição foi construída numa área pantanosa, na periferia da cidade de Salvador. 

    No entanto, poderia ser retirada a primeira vírgula sem erros gramaticais, porém mudaria o sentido

  • A primeira pode ser retirada sem problemas.

    A segunda é obrigatória.

  • GABARITO: ERRADO

    É ao contrário do que afirma a assertiva. O sentido permanece, entretanto a correção gramatical fica prejudicada.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não podes desistir.

  • No texto,esta em 3 decadas e não em 2,poderiam anular a questão??

  • Caramba, to errando todas as questões dessa prova, da até vontade de abandonar esse negócio de estudos. AFF

  • O detalhe da questão é " a supressão das virgulas(as duas virgulas)

    A supressão das virgulas ( tirar as duas virgulas) fica incorreto. Errei por desatenção

  • Quando acerto uma questão dessa pelo motivo correto, eu dei um pulo da cadeira kkk

    Sinal de que estou aprendendo o jogo Cespe!

  • QC tem pecado muito com essa ausencia de Comentário do professor.

  • QC, precisamos dos comentários dos professores.

  • No dia 31 de outubro de 1861, depois de um conturbado processo de construção, que durou cerca de três décadas, a Bahia...

    Adjunto adverbial de tempo deslocado = 3 ou + palavras a vírgula é obrigatória

  • Fiz 9/1 nesta prova.

    Eu era um absoluto jegue em língua portuguesa. Fiz o curso da flávia rita e mudou meu universo nesta matéria, recomendo.

  • Estaria correta se retirasse apenas a primeira vírgula, passando de explicativa para restritiva. Como a questão pede para suprimir as duas vírgulas, prejudica a correção gramatical, tendo em vista a segunda vírgula está no texto para isolar o adjunto adverbial deslocado.

    Excelente questão!

  • A banca fez a pegadinha da oração adjetiva explicativa e restritiva, mas nessa caso NÃO pode tirar a virgula, tendo em vista que anteposta à está oração está presente um adjunto adverbial deslocado com mais de 4 palavras, sendo obrigatório está entre virgulas.

  • A ABL (Academia Brasileira de Letras) diz que 3 ou mais palavras torna um adjunto adverbial grande, portanto a vírgula é obrigatória. No entanto, nem todas as bancas aderem a esse posicionamento, confira: 

    • Cespe, AOCP e Comperve – a vírgula é obrigatória seguindo o posicionamento da ABL;
    • FCC / FGV – a vírgula é facultativa;
    • Outras bancas – apenas a justificativa.

    https://www.youtube.com/watch?v=mXk_i_2vQp8

  • Sentido e correção gramatical. Ambos seriam alterados.

    Foco & Fé

  • A banca já acaba com a nossa vida e agora parece que ficou com preguiça de enumerar as linhas do texto só para se tornar uma prova mais cansativa.

    OREMOS, está cada dia mais difícil!

  • Trecho: "No dia 31 de outubro de 1861, depois de um conturbado processo de construção, que durou cerca de três décadas, a Bahia inaugurou a sua primeira penitenciária, que recebeu oficialmente o nome de Casa de Prisão com Trabalho."

    O que está em vermelho é a oração principal, e o que está em verde é o advérbio de longa extensão que inicia o período. Este advérbio de longa extensão DEVE ser separado por vírgula da oração principal já que está iniciando o período. E a vírgula em azul isola, justamente, esse advérbio de longa extensão da oração principal. Portanto, a retirada dessa vírgula ocasionaria o erro gramatical no período.

    Em relação a vírgula que antecede o "que", a sua retirada, de fato, não afetaria a correção gramatical, alterando tão somente o sentido - passaria de uma oração adjetiva explicativa para uma oração adjetiva restritiva. Porém, o problema "mora" na vírgula seguinte, conforme expliquei anteriormente.

    PS: O CESPE utilizou uma abordagem semelhante na questão (Q1750343) da prova da ANM este ano.

    Qualquer erro, comunique-me.

  • Acabei errando está questão, mas por não analisar a segunda vírgula.

    Portanto, prestem mais atenção!!

  • dica para essas questões : colocar na ordem direta

  • O erro ta na correção gramatical e no sentido

    o clássico adjunto separado por vírgula e a oração subjetiva restritiva x explicativa

  • No dia 31 de outubro de 1861, depois de um conturbado processo de construção (ADJUNTO ADVERBIAL INTERCALADO), que durou cerca de três décadas (ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA EXPLICATIVA), a Bahia inaugurou a sua primeira penitenciária, que recebeu oficialmente o nome de Casa de Prisão com Trabalho.

    Ao retirar a 1ª vírgula, a oração passa a ser ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA, contudo o adjunto adverbial intercalado será finalizado apenas na palavra décadas:

    No dia 31 de outubro de 1861, depois de um conturbado processo de construção que durou cerca de três décadas, a Bahia inaugurou a sua primeira penitenciária, que recebeu oficialmente o nome de Casa de Prisão com Trabalho. 

    Assim, não é possível retirar a 2ª vírgula. Ela possuiria duas funções, fechar a OSA Restritiva e a intercalação.

  • Essa foi pra tirar do automático

  • A Cespe sabe que a maioria dos candidatos já vai no automático do: "Com vírgula explica, sem vírgula restringe", ou seja, muda o sentido.

    Na elaboração da questão ela ainda colocou um "que" para confundir ainda mais o candidato...

    Porém, a questão versa sobre o emprego das orações subordinadas adverbiais (no caso da questão, adverbial temporal), segue a explicação:

    Quando as Orações estiverem em sua posição de origem (Depois da oração Principal), a vírgula é facultativa.

    Ex: ... Bahia inaugurou a sua primeira penitenciária depois de um conturbado processo de construção que durou cerca de três décadas.

    Quando as Orações estiverem deslocadas (antes ou no meio da principal), a vírgula é obrigatória. (caso da questão)

    Ex: depois de um conturbado processo de construção, que durou cerca de três décadas, a Bahia inaugurou a sua primeira penitenciária,

    Também errei, mas serve para ficar ligado, pois acho que isso vai ser uma tendência para os próximos concursos.

  • não tem duas décadas no texto... anula.

  • Português é difícil!!!!
  • Gente que questão nível hard?!!!! Até salvar aqui!!!

  • Item suscetível a muitos questionamentos - talvez não válidas para a banca, mas em qualquer discussão séria chegaríamos ao consenso de que o item deveria ser anulado por ter muitos erros na construção:

    1. em vez de 'três' décadas, colocou 'duas';
    2. o item fala de se retirar 'as vírgulas', então subentende-se de tirar ambas as vírgulas e não tirar uma e/ou outra vírgula para avaliar o item, como alguns amigos analisaram o item;
    3. A construção sem as duas vírgulas permite sim a possibilidade ambígua de dois sentidos:

    • , depois de um conturbado processo de construção, que durou cerca de três décadas, (escrito assim, com as vírgulas, fica claro que a duração se refere ao conturbado processo.
    • depois de um conturbado processo de construção que durou cerca de três décadas, (escrito assim, sem quaisquer vírgulas é possível que a duração pode se referir estritamente a construção ou então a todo o processo conturbado de construção.) - analisando dessa forma a supressão pode alterar o sentido no entendimento que o torna ambíguo.
  • Alguém viu a correção dessa questão no YouTube?

  • errei bonito essa, e ainda não entendi a questão .

  • Sem viadagem: se tu lembrares do adjunto adverbial, aí tu isola com vígula, por que é obrigatório!

  • Pessoal, essa questão é bem simples. A supressão é "das vírgulas" e não "da vírgula". Suprimir as vírgulas seria retirar inclusive a vírgula após a palavra "década". Nesse caso, adverbio de longa extensão vírgula obrigatória. Se a questão perguntasse se "a supressão da vírgula após o substantivo construção manteria a correção gramatical, mas mudaria o sentido", nesse caso, seria CORRETA.

  • Essa foi pesada em..

  • Putz, eu li rápido e não vi que eram DAS vírgulas que a questão falava.

  • Gab: ERRADO

     No dia 31 de outubro de 1861, depois de um conturbado processo de construção, que durou cerca de três décadas, a Bahia inaugurou...

    Se pedisse para tirar apenas a primeira vírgula antes do que, estaria certo, pois passaria de uma explicação para uma restrição. Assim, seria mantido a gramática, mas alterado o sentido.

    Mas não é isso que o enunciado pede, ele diz para tirar as vírgulas, ou seja os dois parzinhos:

     No dia 31 de outubro de 1861, depois de um conturbado processo de construção, que durou cerca de três décadas, a Bahia inaugurou...

    Com isso, teríamos erro gramatical, uma vez que é uma Or. Sub. Adverbial deslocada antes da oração principal, exigindo-se a segunda vírgula

  • Caí que nem um pato

  • então não posso retirar vírgula antes do ''que"?

  • Errado. a primeira vírgula ok, contudo, a segunda virgula não pode ser suprimida, pois trata-se de uma locução adv. deslocada.

  • Depois de um conturbado processo de construção(,)(VÍRGULA PODE SER RETIRADA VIRA RESTRITIVA) que durou cerca de três décadas, a Bahia INAUGUROU.

    ANTES DE BAHIA NÃO PODE SER RETIRADO, POIS É UM ADJUNTO ADVERBIAL DESLOCADO DE SUA POSIÇÃO ORIGINAI.

    EX: DESPOIS DE MUITO TRABALHO, EU CONSEGUI PASSAR EM UM CONCURSO. (ESSA VÍGULA É OBRIGATÓRIA)

    ORDEM DIRETA: EU CONSEGUI PASSAR EM UM CONCURSO(,) DEPOIS DE MUITO TRABALHO(VÍRGULA FACULTATIVA )

  • No texto tá 3 decadas, na questão tá 2 decadas. Ninguém mais percebeu isso?

  •  No dia 31 de outubro de 1861, depois de um conturbado processo de construção, que durou cerca de três décadas, a Bahia inaugurou a sua primeira penitenciária, que recebeu oficialmente o nome de Casa de Prisão com Trabalho. A instituição foi construída numa área pantanosa, na periferia da cidade de Salvador. 

    A supressão das vírgulas que isolam a oração “que durou cerca de duas décadas”, no primeiro período do texto, manteria a correção gramatical do texto, mas alteraria seu sentido original.

    Que banca, visse? Eita, eita!

  • Minha contribuição.

    Uso da vírgula

    a) Separar termos que possuem mesma função sintática no período:

    Ex.: João, Mariano, César e Pedro farão a prova.

    b) Isolar o vocativo:

    Ex.: Força, guerreiro!

    c) Isolar o aposto explicativo:

    Ex.: José de Alencar, o autor de Lucíola, foi um romancista brasileiro.

    d) Mobilidade sintática:

    Ex.: Na semana anterior, ele foi convocado a depor.

    e) Separar expressões explicativas, conjunções e conectivos:

    Ex.: isto é, ou seja, por exemplo, além disso, mas, porém etc.

    f) Separar os nomes dos locais de datas:

    Ex.: Brasília, 25 de dezembro de 2021.

    g) Isolar orações adjetivas explicativas:

    Ex.: O Brasil, que busca uma equidade social, ainda sofre com a desigualdade.

    h) Separar termos enumerativos:

    Ex.: O palestrante falou sobre fome, tristeza, desemprego e depressão.

    i) Omitir um termo:

    Ex.: Pedro estudava pela manhã: Mariana, à tarde.

    j) Separar orações:

    Ex.: Júlio usou suas estratégias, mas não venceu o desafio.

    Fonte: Jamilk

    Abraço!!!

  • A segunda vírgula, na verdade, é obrigatória porque há uma oração subordinada adjetiva deslocada, reparem que o oração principal é " a Bahia inaugurou a sua primeira penitenciária"

    E é possível perceber melhor ao colocar tudo na ordem direta, vejam:

    A Bahia inaugurou a sua primeira penitenciária no dia 31 de outubro de 1861 depois de um conturbado processo de construção que durou cerca de três décadas e que recebeu oficialmente o nome de Casa de Prisão com Trabalho.

    Bastou add uma conjunção aditiva E e foi possível na ordem direta retirar todas as vírgulas.

  • Novo padrão cespiano: NO PERIÓDO X.

    Supressão de 1 vírgula OK, supressão DAS 2 (LEIA-SE DUAAAAAAAAAAAAAAS bem alto), pois aqui que se encontra o erro.

    A primeira vírgula não pode ser retirada, pois altera a ordem direta da frase.

    GAB ERRADO

  •   No dia 31 de outubro de 1861, depois de um conturbado processo de construção(, que) durou cerca de três décadas, a Bahia inaugurou a sua primeira penitenciária

    a segunda vírgula separa 2ª oração da 1ª, e como não tem o mesmo sujeito e não está ligada por alguma conjunção que permita, causaria incorreção gramatical

  • "No dia 31 de outubro de 1861, depois de um conturbado processo de construção, que durou cerca de três décadas, a Bahia inaugurou a sua primeira penitenciária, que recebeu oficialmente o nome de Casa de Prisão com Trabalho."

    Esqueçam um pouco as regras.. removendo as duas vírgulas, você vê que fica estranho.. agora se você remover somente a primeira, tudo parece estar certo e não há nenhuma mudança no sentido do texto. No entanto, a questão pede para remover as duas vírgulas, logo, ela está errada, pois não manteria o sentido gramatical do texto.

  • Gabarito definitivo: ANULADA

    JUSTIFICATIVA CESPE: A menção equivocada de trecho do texto utilizado no enunciado do item prejudicou seu julgamento objetivo.  

  • Tudo errado, no texto diz três décadas e na questão duas décadas

  •  No dia 31 de outubro de 1861, depois de um conturbado processo de construção, que durou cerca de três décadas, a Bahia inaugurou

    ADJUNTO ADVERBIAL DE GRANDE EXTENSÃO jamais se retira a vírgula que o isola

  • Respondi a questão pensando só na supressão de uma vírgula, a primeira, enfim a desatenção...

  • Orações subordinadas adverbiais deslocadas o uso DAS vírgulas é obrigatório.

  • Eu não sei qual o problema da questão. Porque a banca afirmou que suprimindo as vírgulas mantém-se a correção gramatical e altera os sentidos do texto.

    Gabarito ao meu ver correto.

    Pois a oração isolada por vírgulas, é uma oração subordinada adjetiva explicativa.

  • A banca colocou na questão: A supressão das "VÍRGULAS".

  • Não alteraria o sentido, porém não manteria a correção gramatical.

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • Acho que o gabarito foi anulado pois no texto diz três décadas e na pergunta duas.

  • O gabarito preliminar foi dado como ERRADO!

    No texto: ",que durou cerca de três décadas"

    Na assertiva : "que durou cerca de duas décadas"

    Mas se não fosse pro esse erro que culminou na anulação....

    "No dia 31 de outubro de 1861, depois de um conturbado processo de construção, que durou cerca de três décadas, a Bahia inaugurou a sua primeira penitenciária, que recebeu oficialmente o nome de Casa de Prisão com Trabalho.

    A proposta diz assim:

    "No dia 31 de outubro de 1861, depois de um conturbado processo de construção que durou cerca de três décadas a Bahia inaugurou a sua primeira penitenciária, que recebeu oficialmente o nome de Casa de Prisão com Trabalho."

    Errado gramaticalmente!

    A vírgula depois da palavra "décadas" não poderia ser suprimida em hipótese nenhuma.

  • Pessoal, dica rápida pra quem busca carreiras policiais e quer rapidez e qualidade nos estudos, meu esposo foi aprovado na PRF estudando também por:

    Mapas Mentais para concurso da polícia: https://ev.braip.com/ref?pv=prorvx3x&af=afixvqpz9

    Guia do POLICIAL APROVADO: https://ev.braip.com/ref?pv=propgmn4&af=afi5x1jg9

    DICA: ESTUDAR 10 MAPAS MENTAIS + 30 Questões do QConcurso POR DIA!!

    ESPERO TER AJUDADO!!!

    Seja constante essa é a única formula do sucesso.