SóProvas


ID
5298466
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    No dia 31 de outubro de 1861, depois de um conturbado processo de construção, que durou cerca de três décadas, a Bahia inaugurou a sua primeira penitenciária, que recebeu oficialmente o nome de Casa de Prisão com Trabalho. A instituição foi construída numa área pantanosa, na periferia da cidade de Salvador. 
    A implantação da penitenciária fazia parte do projeto civilizador oitocentista, e o Brasil acompanhava uma tendência mundial de modernização do sistema prisional, que teve início na Inglaterra e nos Estados Unidos no final do século XVIII. As execuções e as torturas em praças públicas, utilizadas para atemorizar a quem estivesse planejando novos crimes, foram, gradativamente, abandonadas. Entrava em cena a penalidade moderna, que planejava privar o criminoso do seu bem maior — a sua liberdade —, internando-o numa instituição construída especificamente para recuperá-lo, que recebeu o nome de penitenciária. O seu funcionamento era regido por normas que seriam aplicadas de acordo com o modelo penitenciário escolhido pelas autoridades, mas utilizavam-se elementos como o trabalho, a religião, a disciplina, o uso de uniformes e, sobretudo, o isolamento como métodos de punição e recuperação.
    Dessa forma, esperava-se criar um “novo homem”, que seria devolvido à sociedade com todos os atributos necessários à convivência social, principalmente para o trabalho. Foi com essa expectativa que os reformadores baianos implantaram a Casa de Prisão com Trabalho. 

Cláudia Moraes Trindade. O nascimento de uma penitenciária: os primeiros presos da Casa de Prisão com Trabalho da Bahia (1860-1865). In: Tempo, Niterói, v. 16, n. 30, p. 167-196, 2011 (com adaptações).

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item que se segue.

Preservando-se os sentidos e a correção gramatical do texto, estaria correta a seguinte reescrita do último parágrafo do texto: Assim, os reformadores baianos esperavam criar, com a Casa de Prisão com Trabalho, “novos homens”, que seriam capazes de conviverem em sociedade devido a atributos necessários à convivência social, principalmente para o trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Questão relativamente frequente da banca.

    Quando dois ou mais verbos exercem função morfológica de um verbo, temos as locuções verbais. Nessas locuções, apenas os verbos auxiliares devem ser flexionados, devendo o verbo principal ficar na forma nominal (infinitivo, gerúndio ou particípio).

    Em tela, flexiona-se somente os dois primeiros verbos ("seriam capazes") e mantém o principal no infinitivo ("capaz"); assim, o correto é: seriam capazes de conviver.

    Fonte complementar: http://www.nilc.icmc.usp.br/nilc/minigramatica/mini/aconcordanciaeosverbosmodais.htm

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Gente o erro da questão está no sentido e não na gramática. Cuidado com os comentários.

    , “novos homens”, que seriam capazes de conviverem (...)

    O primeiro que é pronome relativo e retoma o termo novos homens.

    (Novos homens) seriam capazes disso --> (conviverem). | Conviverem é uma oração subordinada substantiva completiva nominal.

    . Conviverem está no inifinitivo e a oração em que está inserido possui sujeito elíptico, uma vez que ele pode ser extraído do contexto, qual seja: novos homens.

    . Logo a concordância no plural está certa. Não há erro nesse sentido. Em tais situações (de concordância do infinitivo) é cabível tanto o plural quanto o singular, ambos corretos.

  • Tem um outro detalhe que poderia te ajudar :

    1) esperava-se criar um “novo homem"......

    os reformadores baianos esperavam criar (.....) “novos homens”.

    2) Há alteração em relação ao sentido, porque no primeiro caso não se define com precisão

    quem queria criar " novos homens ".

    __________________________________________

    Havendo problemas, mande-me mensagem!

    Boa madrugada!!

  • Em relação ao sentido, o texto generaliza ao afirmar que "novos homens" seriam criados a partir do novo modelo prisional. Já a assertiva traz um sentido restrito somente ao modelo baiano, como se a criação do novo sistema penitenciário estivesse vinculada exclusivamente à Casa de Prisão com Trabalho.

    Assim, há a alteração do sentido original, visto que o sistema baiano apenas adotou um modelo que estava sendo incorporado em alguns lugares do mundo.

    Gabarito: Errado.

  • coloquei errado por causa do "seriam capazes de conviverem"

  • Logo no início da reescritura há mudança de sentido: "Assim,..." A palavra "assim", isolada por vírgulas, tem o sentido de conclusão. No texto, "dessa forma" tem sentido de modo. Portanto, gabarito errado.

  • Gabarito errado, aos não assinantes.

    Os comentários do Matheus e do Pedro são bem pertinentes.

    Há erros gramaticais "esperavam criar [...] que seriam capazes de conviverem". Flexiona-se apenas o verbo auxiliar na locução.

    Há alteração de sentido também. O termo "novo homem', no parágrafo original, refere-se a um padrão, no qual se fariam presentes alguns requisitos para o convívio em sociedade, por exemplo. Quando a redação traz "novos homens", tem-se uma sutil mudança, pois não mais remete, necessariamente, ao padrão, mas às pessoas, propriamente.

    Ademais, na redação original, tem-se que esse "novo homem" seria devolvido á sociedade com os requisitos necessários para conviver com ela. Isso não implica necessariamente que ele seria capaz. (Temos exemplos práticos disso, mas nem vem ao caso).

    A nova redação traz que ele seria capaz de conviver em sociedade devido ter os atributos necessários para tal convívio. Senão vejamos "que seriam capazes de conviverem em sociedade devido a atributos necessários à convivência social".

    ___

    Desculpem o excesso de texto, desde já.

    Erros, reportem. Bons estudos!

  • Acertei porque a frase estava grande demais para ser verdadeira. rsrsrsrsrsrsr

  • cometi o erro de não ler o texto todo...

  • Só vi alteração de sentido mesmo. Em questões antigonas, CESPE já considerou esse modelo de concordância correto. ( seriam capazes de conviverem )

  • "que seriam capazes de conviverem em sociedade devido a atributos necessários à convivência social"

    "que seria devolvido à sociedade com todos os atributos necessários à convivência social"

    Também há mudança de sentido no trecho não?

  • esperavam criar, ... , Criar o quê? meteram vírgula depois do verbo (na reescritura), para mim esse é erro e acertei.

  • ... que seriam capazes de conviver em sociedade ...

    novo homem novos homens

  • Só foi eu que vi que não havia paralelismo no trecho " devido a atributos necessários à convivência social"?

  • CHEGA FICO ASSUSTADA QUANDO VEJO UMA QUESTÃO FÁCIL.

  • UM NOVO HOMEM é diferente de NOVOS HOMENS.

    MUDANÇA DE SENTIDO.

    SERIAM capazes de CONVIVEREM: locução verbal só o principal flexiona

    SERIAM CAPAZES DE CONVIVER

    ERRO GRAMATICAL

  • Assim, os reformadores baianos esperavam criar, com a Casa de Prisão com Trabalho, “novos homens”, que seriam capazes de conviverem (conviver) em sociedade devido a (aos) atributos necessários à convivência social, principalmente para o trabalho.

  • Marquei errado por causa do "devido a atributos necessários". O correto não seria: "devido aos atributos necessários" ?

  • Dessa forma, esperava-se criar um “novo homem”, que seria devolvido à sociedade com todos os atributos necessários à convivência social, principalmente para o trabalho. Foi com essa expectativa que os reformadores baianos implantaram a Casa de Prisão com Trabalho. 

    Assim, os reformadores baianos esperavam criar, com a Casa de Prisão com Trabalho, “novos homens”, que seriam capazes de conviverem em sociedade devido a atributos necessários à convivência social, principalmente para o trabalho.

  • Quem fez PRF e errou, nesta do DEPEN, vibrou ao ver cair a mesma pergunta sobre concordância.

  • Mesmo caso da prova da PRF 2021 - Q1742680 

    Assim, os reformadores baianos esperavam criar, com a Casa de Prisão com Trabalho, “novos homens”,

    que seriam capazes de conviverem em sociedade devido a atributos necessários à convivência social, principalmente para o trabalho.

    Quando dois ou mais verbos exercem função morfológica de um verbo, temos as locuções verbais.

    Nessas locuções, apenas os verbos auxiliares devem ser flexionados, devendo o verbo principal ficar na forma nominal (infinitivo, gerúndio ou particípio).

    Em tela, flexiona-se somente os dois primeiros verbos ("seriam capazes") e mantém o principal no infinitivo ("capaz"); assim, o correto é: seriam capazes de conviver.

  • Eu acertei a questão... mas por um motivo errado kkkkkkkkk

  • Que seriam capazes de conviver...
  • Acrescentando mais erros apontados pelos colegas acimas , em " devido a atributos necessários", temos um desvio de regência ,pois o correto seria "devido aOS atributos necessários" .

  • GALERA!!! PRIMEIRO EEERO ESTA NO FATO DE TER UMA COLOCAÇÃO PRONOMINAL, APOS A VÍRGULA Assim, OS reformadores baianos esperavam criar, com a Casa de Prisão com Trabalho, “novos homens”, que seriam capazes de conviverem em sociedade devido a atributos necessários à convivência social, principalmente para o trabalho. NÃO SE INICIA FRASE COM PRONOMES!!!

  •  Assim, os reformadores baianos esperavam criar, com a Casa de Prisão com Trabalho, “novos homens”, que seriam capazes de conviverem em sociedade devido a atributos necessários à convivência social, principalmente para o trabalho.

    SÓ POR ESSA AI JÁ MATAVA A QUESTÃO

  •  Assim, os reformadores baianos esperavam criar, com a Casa de Prisão com Trabalho, “novos homens”, que seriam capazes de conviverem em sociedade devido a atributos necessários à convivência social, principalmente para o trabalho.

    SÓ POR ESSA AI JÁ MATAVA A QUESTÃO

  • acrescentando meu ponto de vista, com relação ao sentido.

    1 texto: vão sair com todos os atributos para viver em sociedades. vão sair "prontos"

    2 texto: que seriam capazes de conviverem em sociedade devido a atributos necessários. não estão prontos.

  • Cuidado com os comentários mais curtidos, sobretudo nas questões de português que envolvem reescritura. Caso contrário, sedimentarão aprendizado equivocado. Peçam comentário do professor à questão.

  • Cadê o comentário do professor Qconcursos?????

  • São várias questões sem comentários dos professores, quem mais contribui São os próprios alunos.

    Cadê os comentários dos professores Q concurso????

  • devido a atributos necessários........

    DEVIDO sempre exige preposição "A", ATRIBUTOS é substantivo masculino logo:

    devido aos atributos necessários.......

    eu usei essa lógica, mas sempre de olho nos comentários dos colegas, pois ajudam a ver algo passou batido!

  • Vários erros. Nessa a banca aliviou

  • Cara quando tem uma alteração desse naipe, não mudar o sentido é quase impossível

  • Cadê o comentário do professor, QConcursos?

  • TEXTO: "que seria devolvido à sociedade com todos os atributos necessários à convivência social..."

    Devolver à sociedade com todos os atributos necessários não garante, ainda, conforme dito na questão, "que seriam capazes de conviverem em sociedade devido a atributos necessários à convivência social..."

    TEXTO: "os reformadores baianos implantaram..."

    Eles implantaram e não "os reformadores baianos esperavam criar..."

    Ao meu ver o erro está, minimamente, aí.

  • Faltando comentário de professor nesta bagaça.

    1. Errado
  • Eu creio que após de principalmente, deveria ter vírgula por ser advérbio.

    ,principalmente,

  • Mesmo caso da prova da PRF 2021 - Q1742680 

    Assim, os reformadores baianos esperavam criar, com a Casa de Prisão com Trabalho, “novos homens”,

    que seriam capazes de conviverem em sociedade devido a atributos necessários à convivência social, principalmente para o trabalho.

    Quando dois ou mais verbos exercem função morfológica de um verbo, temos as locuções verbais.

    Nessas locuções, apenas os verbos auxiliares devem ser flexionados, devendo o verbo principal ficar na forma nominal (infinitivo, gerúndio ou particípio).

    Em tela, flexiona-se somente os dois primeiros verbos ("seriam capazes") e mantém o principal no infinitivo ("capaz"); assim, o correto é: seriam capazes de conviver.

    méritos a Lailane

  • Quando a reescritura pede correção gramatical e sentido, eu analiso primeiro a correção, assim nem será necessário analisar os sentidos empregados na reescritura proposta.

    Quando vi "capazes de conviverem" já marquei como errada.

    OTIMIZANDO O TEMPO DE PROVA!!!

  • Quando, nessa parte de reescrita, falar que o sentido se mantém, em 90% dos casos a questão estará errada.

  • A flexão do verbo no plural está correta. Não há locução verbal. O verbo "CONVIVER" está precedido de uma preposição exigida pelo regente que é um adjetivo: "CAPAZES DE". Logo, exerce função de complemento nominal.

    É correto usar Conviver ou conviverem.

  • Gabarito errado. Porém "capazes" não é verbo como falou o rapaz do comentário mais curtido. Essa regra é a de que em casos de concordância com locução verbal apenas o verbo auxiliar se flexiona (pois deve concordar com o sujeito) .

  • Verbo PRINCIPAL = Estabelece a REGÊNCIA DO VERBO. (quem manda é o verbo principal – o último verbo.)

    Verbo AUXILIAR = Estabelece a CONCORDÂNCIA.

    Ex da questão: "que seriam capazes de conviver em sociedade..."

    Outro Ex: “acabaram por se impor 

    infinitivo deve permanecer na forma impessoal, quem é flexionado é o verbo auxiliar!

  • Acertei porque a retirada da palavra "devolvido" altera o sentido.

    Mais alguém pensou assim?!

  • Gab.: ERRADO

    Marquei errado por causa da alteração de sentido. No texto original, há a voz passiva sintética. Nesse tipo de voz verbal, o AGENTE da ação verbal é indeterminado (agente da ação verbal não é a mesma coisa que sujeito do verbo). Na reescrita feita pela questão, o agente da ação verbal fica determinado. O Alexandre Soares já trabalhou bem isso em sala de aula. Valeu, Mestre!!

  • Depois de ficar lendo por horas, percebi que, no texto original temos que seria entregue um novo homem a sociedade e que isso era uma expectativa. Observe: Foi com essa expectativa que os reformadores baianos implantaram a Casa de Prisão com Trabalho.

    No seguinte reestrutura temos uma diferença ,para mim foi um pouco ruim de ver rarsr, novos homens”, que seriam capazes de conviverem em sociedade devido a atributos necessários..... Observe que aqui o autor afirma com precisão que tais homens seriam realmente capazes de viverem em sociedade com os atributos que lhe foram dados, o que não temos no texto original. Ou seja, no primeiro, uma mera expectativa que seria entregue um novo homem; no segundo uma certeza que "aquele novo homem seria capaz de conviver com atributos. Como diz o prof, Alexandre tem que ter cuidado com extrapolação!!!!! Demorei minutos até entender um pouco.

    Erros, só notificarem!!!

  • Gab. errado.

    Primeiro erro: Quando dois ou mais verbos exercem função morfológica de um verbo, temos as locuções verbais. Nessas locuções, apenas os verbos auxiliares devem ser flexionados, devendo o verbo principal ficar na forma nominal (infinitivo, gerúndio ou particípio). cooreto seria: seriam capazes de conviver.

    Segundo erro: no texto: esperava-se criar um “novo homem"......

    na proposta de reescrita: os reformadores baianos esperavam criar (.....) “novos homens”. especificou demais

    sigam @policiasfederaisbr dicas de estudo, questões comentadas, conteúdos motivacionais..

  • GAB.: ERRADO

    "Assim, os reformadores baianos esperavam criar, com a Casa de Prisão com Trabalho, “novos homens”, que seriam capazes de conviverem em sociedade devido a atributos necessários à convivência social, principalmente para o trabalho."

    O verbo principal "conviver" foi flexionado para o plural. Apenas os verbos auxiliares devem ser flexionados, o verbo principal deve ficar forma nominal (infinitivo, gerúndio ou particípio).

    Vão existir lugares no cinema? (vão - verbo auxiliar / existir - verbo principal)

    Eles hão de chegar cedo. (hão - verbo auxiliar / chegar - verbo principal)

    Quando o verbo principal for o verbo "haver" o verbo auxiliar também deve ficar no singular:

    Deve haver surpresas. (deve - verbo auxiliar / haver - verbo principal)

  • Além das ótimas observações citadas pelos colegas, notei também que no texto original o autor descreve que um "novo homem" seria devolvido à sociedade "Dessa forma, esperava-se criar um “novo homem”, que seria devolvido à sociedade com todos os atributos....", o que não é mencionado na proposta de reescritura.

  •  não se usa vírgula o sujeito e o verbo ou entre o verbo e seu complemento..

  • devolver é diferente de criar novos homens
  • Pessoal, sugiro que em todas as questões que façam vocês peçam Gabarito Comentado, mesmo tendo acertado ou a questão sendo "fácil". O Qconcursos está deixando a deseja nesse aspecto. É muito bom ler/ver o comentário do professor e quanto mais gente pedir, mais chance de termos. Obrigado!

  • POR FAVOR COLOQUEM OS COMENTÁROS DOS PROFOSSORES, AGRADECEMOS.

  • POR FAVOR COLOQUEM OS COMENTÁROS DOS PROFOSSORES, AGRADECEMOS.

  • Coloquem os comentários dos professores.

  • eu vi também: "a atributos" sendo que atributos é masculino, deveria ser: devido aos atributos.

  • Talvez eu tenha acertado pelo motivo errado.

    A questão fala sobre gramática e sentido. Eu não encontrei erro gramatical, entretanto, no meu meu ponto de vista, mudaria o sentido.  

    Original: "baianos implantaram (...)" -  ideia de confirmação -

    Reescrita: "baianos esperavam criar" - ideia de expectativa -

    Sua hora vai chegar.

    Lembre-se, Deus é justo!

    #forca #foco # fe

  • Não concordo com o gabarito. Mas, essa é a MINHA visão.

    Aguardando COMENTÁRIO DO PROFESSOR.

  • Seriam capazes de conviverem? Achou um erro gramatical, vai pra próxima. Não precisa comparar, olhar sentido...

  •  os reformadores baianos implantaram a Casa de Prisão com Trabalho. 

    Os reformadores implantaram o que? = Casa de Prisão com Trabalho

    Assim, os reformadores baianos esperavam criar, com a Casa de Prisão com Trabalho, “novos homens”,

    Os reformadores esperavam criar o que? = Novos homens

    Logo: a mudança do verbo, junto com a construção do texto muda o sentido

  • devolvido com os atributos necessários...

    devido a atributos necessários...

    Essa incongruência me fez ir de E.

  • ... seriam capazes de conviverem...

    Não se flexiona os dois verbos de uma locução verbal.

    Gabarito ERRADO.

  • Esperava-se - índice de indeterminação do sujeito.

    Motivo: Verbo na terceira pessoa do singular.

    Na reescritura, o texto foi exposto com o verbo "esperavam", dando sujeito ao verbo.

  • Pensei como o Matheus Oliveira referente à indeterminação do sujeito

    • Original:... “novo homem”, que seria devolvido à sociedade com todos os atributos...

    • Modificado: ...“novos homens”, que seriam capazes de conviverem em sociedade devido a atributos...
  • o erro também está na palavra (assim) que está trazendo uma conclusão.

  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Se você esta todo desorganizado nos seus estudos e perdido, sem saber oque fazer posso te indicar uma solução que desde quando comecei a usar mudou meu game no mundo dos concursos. É a Planilha do Aprovado, que é totalmente automatizada para organizar sua rotina de estudos revisões, grade horaria, tempo liquido de estudos e muito mais. Ela é totalmente intuitiva e de fácil execução não exigindo conhecimentos avançados sobre excel. Uma ferramenta dessa natureza otimiza muito o seu tempo e qualidade de aprendizado, pois controla e exibe toda sua evolução com o passar do tempo ajudando a se organizar melhor e dar ênfase nos seus pontos fracos colaborando para sua aprovação. Para quem tiver interesse é só acessar o link abaixo.

    Link do site: https://go.hotmart.com/H63735566R

  • Outro detalhe: "esperavam criar" é diferente de "implantaram", pois uma ainda não existe e a outra já está em funcionamento...

  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Se você esta todo desorganizado nos seus estudos e perdido, sem saber oque fazer posso te indicar uma solução que desde quando comecei a usar mudou meu game no mundo dos concursos. É a Planilha do Aprovado, que é totalmente automatizada para organizar sua rotina de estudos revisões, grade horaria, tempo liquido de estudos e muito mais. Ela é totalmente intuitiva e de fácil execução não exigindo conhecimentos avançados sobre excel. Uma ferramenta dessa natureza otimiza muito o seu tempo e qualidade de aprendizado, pois controla e exibe toda sua evolução com o passar do tempo ajudando a se organizar melhor e dar ênfase nos seus pontos fracos colaborando para sua aprovação. Para quem tiver interesse é só acessar o link abaixo.

    Link do site: https://go.hotmart.com/H63735566R

  • 1° erro: no sentido original: “os reformadores baianos esperavam criar” o sujeito está explícito, na reescritura: “esperava-se criar um “novo homem”, existe indeterminação do sujeito, portanto o sentido é modificado. Quem esperava-se? Não se sabe.

    2° erro: “com todos os atributos necessários” tem sentido diferente de: “devido a atributos necessários”, “devido” passa sentido de causa, foi por causa dos atributos que eles foram capazes de conviver, “com” tem sentido de modo, é o modo como ele seria devolvido.

    3° erro: “seriam capazes de conviverem” é uma locução verbal, o verbo principal “conviverem” devia estar no infinitivo impessoal e não no infinitivo pessoal.

  • Adoro a professora Isabel e sua cadeira gamer

  • Adoro a professora Isabel e sua cadeira gamer

  • ... em sociedade devido a atributos ... - errado

    ... em sociedade devido aos atributos ... - correto