SóProvas


ID
5299324
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, a atenção básica deixa de ser ofertada por meio de um modelo fragmentado, fechado, médico-centrado e passa a ser organizada por equipes compostas por clínico, ginecologista, pediatra, etc. O psicólogo neste contexto atua com as ações de saúde mental. A partir destas ações, assinale a alternativa em que se caracteriza como o maior desafio deste profissional em sua atuação no NASF.

Alternativas
Comentários
  • Alguém que possa comentar?

  • Olá Boa Tarde! resposta correta por eliminação é a C.

  • Creio que um dos motivos da resposta da questão ser a letra C) esteja apontando para a lógica de referência tradicional dos encaminhamentos (é possível observar isso a partir do enunciado da questão, o "modelo fragmentado, médico-centrado"), na qual muitas vezes os profissionais da Atenção Básica, como também de outros serviços, encaminham um caso passando a responsabilidade para outro setor, baseando-se em modelo hierarquizado de diferença de poderes, isto é, um que referencia um caso e outro que recebe. Sendo assim, não somente no NASF, mas também nos outros serviços de referência à Política de Saúde Mental, Política de Assistência Social e etc., trabalham de forma conjunta através do Apoio Matricial, considerando as equipes de referência.

  • A questão solicita conhecimentos acerca do NASF - Núcleos de Apoio à Saúde da Família.


    De acordo com a Portaria 2488/2011, Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF foram criados com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade. São constituídos por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais, etc.) e academia da saúde, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade destas equipes, atuando diretamente no apoio matricial às equipes da(s) unidade(s) na(s) qual(is) o NASF está vinculado e no território destas equipes


    Os profissionais que podem compor os Nasf são: Médico Acupunturista; Assistente Social; Profissional/Professor de Educação Física; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Médico Ginecologista/Obstetra; Médico Homeopata; Nutricionista; Médico Pediatra; Psicólogo; Médico Psiquiatra; Terapeuta Ocupacional; Médico Geriatra; Médico Internista (clinica médica), Médico do Trabalho, Médico Veterinário, profissional com formação em arte e educação (arte educador) e profissional de saúde sanitarista.


    1. ERRADA

    Desde a reforma psiquiátrica, passando pelas conferências de saúde e a instituição do direito universal promulgada na CF/88, o acesso aos sistemas de saúde foram facilitados, o que ocorreu antes da própria inserção do psicólogo na Atenção Básica (AB).


    1. ERRADA

    O risco de atenção psicossocial está diretamente relacionado com os Centros de Referência, e não com os NASFs.


    C) CERTA


    De acordo com estudos de   o modo de atuação do psicólogo no nível primário da atenção de forma geral é ineficaz, pois há grande número de equipes de Saúde da Família (SF) a serem atendidas pelo psicólogo da equipe NASF, distanciando do modelo de atenção primária da AB e praticando atividades de fins clínicos e curativos, características do setor secundário. Os autores ainda afirmam que grande parte dos profissionais da psicologia estão lotados em setores da saúde mental psiquiátrica, o que demonstra que ainda não se rompeu a lógica clínica da psicologia.


    D) ERRADA


    A reinserção social é proposto por medidas socioeducativas, jurídicas e sociais, não pelos programas de atenção à saúde primária, como o NASF.


    E) ERRADA


    O combate à discriminação não constitui como prática direta do psicólogo no NASF, apesar de que esses profissionais devem atender dentro dos objetivos e princípios do SUS, ou seja, práticas discriminatórias são repudiadas em seu cotidiano.


    Gabarito da professora: LETRA C.


    Fontes:


    Portaria 2.488/2011

    Furtado, Maria Edilânia Matos Ferreira;Carvalho, Liliane Brandão. O psicólogo no NASF: potencialidades e desafios de um profissional de referência. Universidade de Fortaleza-UNIFOR. Revista Psicologia e Saúde, v. 7, n. 1, jan. /jun. 2015, p. 09-17