-
Gabarito: A.
Liderança transacional é aquela onde existe uma relação de troca entre líder e subordinado. O líder define as metas que devem ser alcançadas e promete os "prêmios" caso os objetivos sejam atingidos. O foco do líder está nos objetivos.
Na liderança contingencial, as melhores decisões dependem, em cada caso, de muitos fatores, como o ambiente em que se encontra a organização, não existindo, assim, um único modelo ideal.
Na liderança transformacional, o papel do líder é de inspirador de seus subordinados. Esse líder busca que seus liderados transcendam seus objetivos pessoais em benefício da organização. O líder se preocupa com as necessidades de seus liderados.
A liderança comportamental refere-se ao modo como o líder age diante de determinadas situações, por exemplo, tendo uma postura mais autoritária ou liberal. Sendo assim, tem por intuito entender como as pessoas conduzem suas equipes.
Fonte: Meus resumos.
-
Falou em troca, lembra em transação. Ou seja, um líder ativo que almeja o retorno de sua equipe.
-
Falou em troca, lembra em transação. (para salvar)
-
Gabarito: A.
Liderança Transacional
- O poder de recompensa é utilizada com frequência.
- O poder de punição utilizado nas exceções.
- Transação refere-se a troca.
Liderança transformacional
- O líder inspira seus seguidores a evoluírem nos seus próprios interesses;
- Prestam atenção ás necessidades dos liderados ;
- Ensina por exemplos;
- Estabelecem um espírito questionador e independente;
- Prepara liderados para serem líderes.
O líder transformacional tem o poder referencial, então acaba fazendo com que as pessoas realmente produzam sem que estejam forçadas a isso.
-
Resolvi pela palavra "troca",mas...
"Guia e motivador de seus subordinados......
demonstrando preocupação com as necessidades dos subordinados"
Não sabia que o transacional tinha essa preocupação toda com o funcionário.
Não encontrei nada nos livros
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os estudos acerca da liderança. Neste caso, marquemos a alternativa que contempla a liderança descrita no enunciado.
A - correta. Líderes transacionais, segundo Robbins (p. 285, 2005), são aqueles que conduzem ou motivam seus seguidores em direção às metas estabelecidas por meio do esclarecimento das funções e das exigências das tarefas.
Líder transacional:
- negocia a troca de recompensas por esforço, promete recompensas pelo bom desempenho, reconhece as conquistas.
- procura e observa desvios das regras e padrões, tomando as atitudes corretivas necessárias.
- intervém apenas quando os padrões não são alcançados.
- abdica das responsabilidades, evita tomar decisões
B - incorreta. Para a abordagem contingencial, a liderança considerada ótima vai depender de certos fatores contingenciais, incertos. Não há um modelo predeterminado. Os liderados é que vão determinar o estilo de liderança.
C - incorreta. Os líderes transformacionais inspiram seus liderados a transcender os próprios interesses pelo bem da organização ou do grupo, sendo capazes de causar um profundo impacto em seus liderados. Nas organizações com líderes transformacionais, há maior descentralização, os gerentes são mais propensos a assumir riscos e os planos de recompensa são associados a resultados de longo prazo, tudo para facilitar o envolvimento e empreendedorismo dos trabalhadores.
D - incorreta. A liderança comportamental remete ao comportamento que o líder assumirá diante de determinadas situações frente aos seus liderados. A depender da necessidade, o líder pode adotar, por exemplo, uma atitude mais democrática, autoritária ou, até mesmo, liberal.
Podemos concluir que a alternativa "A" é a correta.
GABARITO: A
Fonte:
ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.