SóProvas


ID
5300158
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A atividade de fomento comercial que consiste na tomada, por um intermediário financeiro, de créditos comerciais de curto prazo, para pagamento à vista, mas com desconto, está relacionada a seguinte fonte de financiamento das empresas:

Alternativas
Comentários
  • Sinhá Vitória é a personagem do livro Vidas Secas.

  • Gabarito: B

    Factoring (fomento mercantil ou comercial) é uma atividade comercial caracterizada pela aquisição de direitos creditórios, por um valor à vista e mediante taxas de juros e de serviços, de contas a receber a prazo.

  • Factoring: denominado no Brasil como atividade de fomento comercial, consiste na tomada, por um intermediário financeiro, de créditos comerciais de curto prazo de uma empresa. Trata-se de um produto que permite a antecipação do recebimento de dívidas comerciais, por meio de uma cessão de ativos, inclusive do risco de pagamento. Logicamente, os juros e comissões cobrados à empresa pelo adiantamento refletem o risco do crédito.

    Gabarito: Letra B

    Fonte: SOBRAL, F.; PECCI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Prentice Hall, 2008.

     

  • O que é factoring em vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Zxk6CJaHi-s

  • O factoring surgiu com o objetivo de proporcionar liquidez a empreendedores de pequeno e médio porte. Nesse sentido, a operação consiste basicamente em terceirizar o setor administrativo, o que envolve três diferentes partes:

    • A que compra o crédito (Factor), também conhecido como agência de fomento;
    • Aquele que cede seus recebimentos futuros (Aderente), também conhecido como fomentado;
    • A que deu origem à dívida (devedor), também conhecido como sacado. 

    A formalização ocorre quando o Factor assina o contrato de factoring ou contrato de faturização com o aderente, onde estão registradas as condições gerais de negócio. Embora pareça um tipo de empréstimo, como já dito anteriormente, a Factor não é uma instituição financeira.

    Sendo assim, essa operação não se configura como empréstimo. Além disso, a aderente cede como garantia seus recebimentos futuros e só antecipa os valores que já iriam cair na conta do negócio.

    Suponha que um empreendedor sabe como desenvolver um produto a um preço competitivo para o mercado. Mas seus recebimentos são no médio e longo prazo. Para financiar a ideia, ele poderia procurar um sócio ou buscar financiamento em um banco.

    Dessa forma, podemos dizer que a prática permite uma antecipação de receitas. Isso garante ao empreendedor maior poder de barganha nas negociações corporativas. Além disso, a empresa que realiza a compra de créditos (Factor), também presta outros serviços como: avaliação de crédito e realização de cobranças.

    Como resultado, o valor recebido pela empresa é descontado por uma taxa de deságio. Isso inclui, além dos juros percebidos na operação,  de crédito. Por fim, há outro ponto que merece destaque.

  •  Hot Money: Financiamento de curtíssimo prazo, geralmente de um a dez dias, por meio de contrato, garantido por nota promissória e taxa de juros em relação ao CDI- Certificado de Depósito Interbancário. 

  • entendi nada