SóProvas


ID
5300170
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O estoque existente na empresa necessário para manter níveis suficientes, evitar faltas de materiais no caso de aumento da demanda ou cobrir atrasos na entrega de pedidos já efetuados é o estoque do tipo:

Alternativas
Comentários
  • Como o nome já diz, o estoque de segurança serve para a empresa ficar segura de que não vai perder ou atrasar vendas por não ter mais daquele produto muito procurado, e significa ter uma quantidade extra de determinado produto em estoque para que ele nunca falte.

    https://endeavor.org.br/operacoes/estoque-de-seguranca/

    • Estoque de segurança (de flutuação) - É o estoque mínimo, ele traz segurança para funcionar em quebra de estoque e atrasos no Lead Time, é imprevisível.
    • Estoque de antecipação - colchão para absorver uma demanda futura relativamente previsível, utilizada por ex para a páscoa.
  • A questão em apreço exige que tenhamos conhecimento sobre os tipos de estoques. Deve ser marcada a alternativa que contém o estoque existente na empresa necessário para manter níveis suficientes, evitar faltas de materiais no caso de aumento da demanda ou cobrir atrasos na entrega de pedidos já efetuados.

    Para responder esta questão, recorrei à lição de Petrônio Martins e Renato Campos Alt (2009, P. 170). De acordo com esses autores, "os estoques constituem parcela considerável dos ativos da empresa, eles recebem um tratamento contábil minucioso. São classificados, principalmente para efeitos contábeis, em cinco grandes categorias."

    Os grandes grupos mencionados por Martins e Alt, são:

    • Estoque de materiais: compõe-se por todos os itens usados no processo produtivo, isto é, no processo de transformação em produtos acabados.

    • Estoque de produtos em processo: corresponde ao estoque em que todos os itens já fazem parte do sistema produtivo, mas ainda não dão produtos acabados. São aqueles que começaram a sofrer alterações.

    • Estoque de produtos acabados: é composto por itens que já estão no ponto de entrega aos consumidores finais.

    • Estoque em trânsito: corresponde aos itens que já despachados de uma unidade fabril para outra, no geral da mesma empresa, e que ainda não chegaram no seu destino final.

    • Estoque em consignação: são os materiais que continuam sendo propriedade do fornecedor até que sejam vendidos. Caso contrário, são devolvidos sem ônus.

    Além desses, temos os estoques de antecipação. Eles têm o objetivo de atender a demanda sazonal, demanda relativamente previsível. É um modelo usado para o fornecimento variável de insumos, segundo Slack, Chambers e Johnston (2009). Os estoques são feitos com antecedência para serem consumidos no período em que a demanda é mais intensa, ensina a Bertaglia (2006).

    Outro tipo de estoque é o de segurança:

    O estoque mínimo, ou de segurança, é um estoque adicional capaz de atender a situações imprevisíveis, tais como:

    • atrasos no tempo de reposição;
    • cancelamento do pedido de compras;
    • aumento imprevisto no consumo;
    • rejeição de itens comprados por orientação do controle de qualidade etc.

    Tendo visto alguns os tipos de estoques acima, concluímos que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fontes:

    BERTAGLIA, Paulo Roberto. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. São Paulo: Saraiva, 2006.

    FENILI, Renato. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.

    SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009. 

    MARTINS, Petrônio Garcia; ALT, Paulo Renato Campos. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

  • Gabarito: B