SóProvas


ID
5308540
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Jacaraú - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A partir da leitura do texto “Proteção para os jornalistas” (Correio da Paraíba, 19/01/2020), responda à questão:

Em pesquisa sobre corrupção, a CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos) reforça a necessidade de garantir a liberdade de expressão e, consequentemente, proteger os profissionais da imprensa. O objetivo do documento “Corrupção e Direitos Humanos” é o de apresentar uma análise do fenômeno da corrupção dentro da perspectiva dos direitos humanos, levando em conta o cenário dos países que compõem o continente americano. A partir disso, a Comissão demonstra que a corrupção afeta os direitos humanos na medida em que enfraquece instituições democráticas e os governos, aumenta a desigualdade social a partir da impunidade e também anula o estado de direito. Segundo o relatório, que foi divulgado em dezembro de 2019, a importante contribuição dos jornalistas para fiscalizar a conduta e buscar pela transparência da administração pública acaba os colocando em situações de vulnerabilidade. São mencionados os casos de Héctor Félix Miranda e Victor Manuel Oropeza, jornalistas do México que apuravam casos de corrupção e foram assassinados em 1999. Também é citado o jornalista Aristeu Guida da Silva, que denunciou casos de corrupção de funcionários públicos, e foi assassinado em 2016, no Brasil. 

No trecho transcrito abaixo, a oração iniciada pela locução “na medida em que” imprime ao período o sentido de:

“[...] A partir disso, a Comissão demonstra que a corrupção afeta os direitos humanos na medida em que enfraquece instituições democráticas e os governos, aumenta a desigualdade social a partir da impunidade e também anula o estado de direito [...]”.

Alternativas
Comentários
  • que banquinha, o pior é ter que responder uma questão com conhecimento, saber que errou, mas para ela é certo. NA MEDIDA EM QUE É CAUSA!!!!!!

  • Concordo plenamente com Ivar Concurseiro

  • ERREI, A UNICA COISA QUE SABIA E QUE NÃO ERA PROPORÇÃO, NO FIM ACERTEI.

  • NÃO NÃO FAZ SENTIDO ALGUM! ( NA MEDIDA EM QUE ) SER PROPORCIONAL! SÓ MARQUEI A ( B ) PORQUE A ORAÇÃO ADVERBIAL DAVA IDEIA DE PROPORÇÃO.

    "Na medida em que" é CAUSAL.

  • No contexto, o na medida em que tem sentido de proporção: NA MEDIDA EM QUE ENFRAQUECE INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS E GOVERNOS, AUMENTAM A DESIGUALDADE SOCIAL A PARTIR DA IMPUNIDADE E TB ANULA O ESTADODE DIREITO.

  • Gab B

    É possível o uso com o sentido proporcional.

    Ver explicação na fonte abaixo

    FONTE: https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/duvidas-portugues/8220-a-medida-que-8221-ou-8220-na-medida-em-que-8221/

  • CAUSAL , BANCA LIXO

  • CAUSAL , BANCA LIXO

  • GAB B

    A banca está correta. Fiquem atentos

    Na medida em que tem sentido causal. Outros exemplos: tendo em vista que, haja vista que, uma vez que...

    Obs: pode ser que tenha sentido de proporção, mas tem que ver o contexto da frase. Se conseguir trocar na medida em que por à proporção que, então está certo. Veja:

    ''A partir disso, a Comissão demonstra que a corrupção afeta os direitos humanos à proporção que enfraquece instituições democráticas e os governos, aumenta a desigualdade...''

    Olhem agora: A partir disso, a Comissão demonstra que a corrupção afeta os direitos humanos tendo em vista que enfraquece instituições democráticas e os governos, aumenta a desigualdade... Não acharam estranho?

    Por isso, gabarito B