Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as técnicas de seleção de pessoas. A alternativa a ser marcada é a que envolve a anotação sistemática e criteriosa de todos os fatos e comportamentos dos ocupantes do cargo considerado que produzem um bom ou mau desempenho.
A - incorreta. Hipótese de trabalho consiste numa previsão do conteúdo do cargo e sua exigibilidade em relação ao ocupante como uma simulação inicial. Trata-se de estabelecer hipóteses ou ideias a respeito
B - incorreta. Requisição de pessoal é uma ordem de serviço que o gerente emite para solicitar um novo ocupante de determinado cargo vago.
C - incorreta. Chiavenato (2014) explica o que é a descrição e a análise de cargos assim:
- Descrever um cargo significa relacionar o que o ocupante faz, como ele faz, sob quais condições ele faz e por que ele faz. A descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo, define o que o ocupante faz, quando faz, como faz, onde faz e por que faz. A descrição do cargo relaciona, de maneira breve, as tarefas, os deveres e as responsabilidades.
- Analisar um cargo significa detalhar o que este exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para desempenhá-lo adequadamente. A análise de cargos procura determinar quais são os requisitos físicos e mentais necessários ao ocupante, as responsabilidades que o cargo lhe impõem e as condições em que o trabalho deve ser feito.
D - correta. A técnica dos incidentes críticos consiste em uma anotação sistemática de desempenho excelente ou péssimo no trabalho. Ela constitui uma excelente técnica para coletar dados a respeito de cargos, cujo conteúdo depende basicamente de características pessoais que o ocupante do cargo deve possuir para um desempenho bem-sucedido.
Tendo visto as opções acima, concluímos que a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
Fonte:
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.