A questão quer saber qual alternativa traz o erro de avaliação de desempenho que pode prejudicar o resultado da avaliação e tem relação com a estereotipação.
A- INCORRETA.
Excesso de rigor é um erro de distribuição decorrente da severidade no qual as avaliação são sempre as mais desfavoráveis.
B- CORRETA.
De acordo com Robbins, o efeito de Halo é a tendência de formar uma impressão genérica de uma pessoa baseada em apenas uma única característica, como por exemplo, a sua aparência. Esse efeito negativo também é chamado de estereotipação.
C- INCORRETA.
Erros decorrentes da força do hábito refere-se a falta de sensibilidade do avaliador em relação às mudanças e às variações que possam ter ocorrido nos períodos mais recentes da avaliação. É como se ele congelasse a avaliação em um ponto que foi recorrente no passado.
D- INCORRETA.
Leniência, complacência ou tolerância refere-se ao erro oposto ao excesso de rigor (visto na alternativa "a"). Nesse erro, as avaliações são as mais favoráveis possíveis.
Fontes:
DURAN, CRISTIANA. Gestão de Pessoas. 2ª ed. Salvador. Juspodium. 2019
ROBBINS, S. P, JUGDE, T. A, SOBRAL, S. Comportamento organizacional 14. ed. - São Paulo: Pearson Prentice Hall. 2010
GABARITO DA MONITORA: LETRA B
Assunto: Gestão e Avaliação do Desempenho Humano - Erros no Processo de Avaliação do Desempenho
Efeito Halo: é a tendência que uma pessoa pode ter de generalizar avaliações positivas com base em poucos fatores observados.
Observação: É diferente do Efeito Horn, que generaliza avaliações negativas.
Fonte: Prof. Carlos Xavier, Estratégia Concursos.