SóProvas


ID
5314054
Banca
Itame
Órgão
Câmara de Itauçu - GO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.

Dom Quixote
Miguel de Cervantes
Há aproximadamente quatrocentos anos, na aldeia de La Mancha, na Espanha, vivia um fidalgo de poucas posses materiais, mas muitos livros, e que adorava experimentar os desafios da vida e cujo passatempo era ler contos e mais contos de cavalaria.
Era este nobre senhor alto, magro, de cinquenta e poucos anos, queixo pontiagudo, cabelo grisalho desgrenhado e certo ar de loucura no olhar. De sobrenome Quixada ou Quesada, embora não rico, era muito conhecido pelos lavradores e tinha fala de boa pessoa entre os moradores da comunidade em que vivia. [...]

No fragmento “Há aproximadamente quatrocentos anos, na aldeia de La Mancha, na Espanha, vivia um fidalgo de poucas posses materiais”, os termos destacados nas orações são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito na alternativa D

    Solicita-se correta classificação sintática dos termos destacados em:

    “Há aproximadamente quatrocentos anos, na aldeia de La Mancha, na Espanha, vivia um fidalgo de poucas posses materiais”

    O primeiro termo é adjunto adverbial, modificando de forma direta o verbo "haver", aplicado aqui com sentido de tempo decorrido, e o segundo termo é núcleo do sujeito da forma verbal "viver".

    Importante frisar que todas as demais estruturas que acompanham o substantivo "fidalgo", embora sejam parte do sujeito, são apenas adjuntos adnominais deste.

  • A questão é de sintaxe e quer saber a classificação dos termos destacados em “Há aproximadamente quatrocentos anos, na aldeia de La Mancha, na Espanha, vivia um fidalgo de poucas posses materiais”. Vejamos:

     .

    Na ordem direta, temos: "Um fidalgo de poucas posses materiais vivia há aproximadamente quatrocentos anos, na aldeia de La Mancha, na Espanha."

     .

    A) Predicado e sujeito.

    Errado.

    Sujeito: é o termo sobre o qual o restante da oração diz algo. É o ser do qual se diz alguma coisa.

    Ex.: Pessoas inteligentes estudam muito.

    Predicado: é o termo da oração que contém o verbo. É aquilo que se declara do sujeito, ou melhor, é o termo que contém a declaração, referida, em geral, ao sujeito.

     .

    B) Aposto e predicado.

    Errado.

    Aposto é uma palavra ou expressão que explica ou esclarece, desenvolve ou resume outro termo da oração. Vem isolado na frase, podendo vir separado por vírgulas, parênteses, travessões ou dois pontos. Pode ser: explicativo, enumerativo, especificativo, recapitulativo, distributivo e comparativo.

     .

    C) Vocativo e adjunto adnominal.

    Errado.

    Vocativo é o termo (nome, título, apelido) usado para chamar ou interpelar a pessoa, o animal ou a coisa personificada a que nos dirigimos. Sempre vem isolado do resto da frase. É um “chamamento”, uma “invocação” com entoação exclamativa.

    Ex.: Professor, gostaria que o senhor repetisse a explicação!

    Adjunto adnominal: é ligado diretamente ao substantivo (concreto ou abstrato) procurando caracterizá-lo, determiná-lo ou individualizá-lo. São representados por artigo, numeral, pronome, adjetivo e locução adjetiva.

    Ex.: Os cinco melhores estudantes passaram. (“os” é artigo, “cinco” é numeral, “melhores” é adjetivo, “estudantes” é o substantivo e o núcleo do adjunto adnominal)

     .

    D) Adjunto adverbial e núcleo do sujeito.

    Certo. "Aproximadamente" é um adjunto adverbial de tempo. "Fidalgo" é o núcleo do sujeito "um fidalgo de poucas posses materiais". Vale lembrar que "um, de, poucas, posses, materiais" são adjuntos adnominais.

    Adjunto adverbial: é sempre um advérbio ou uma locução adverbial. Caracteriza melhor a ação expressa pelo verbo, acrescentando ou especificando uma circunstância qualquer (modo, lugar, tempo...).

    Ex.: Nós estudamos muito bem ontem no curso. (“muito” é adjunto adverbial de intensidade. “bem” é adjunto adverbial de modo. “ontem” adjunto adverbial de tempo. “no curso” adjunto adverbial de lugar.)

     .

    Gabarito: Letra D

  • A QUESTÃO SÓ FICOU DIFICIL PORQUE O EXAMINADOR INVERTEU A FRASE.

    GAB. D

    " NÃO PARE, ATÉ QUE TENHA TERMINADO AQUILO QUE TU COMEÇOU. LEMBRE-SE! TU NÃO PODE DESISTIR"

    Baltasar Gracian