SóProvas


ID
5314738
Banca
Prefeitura de São Roque do Canaã - ES
Órgão
Prefeitura de São Roque do Canaã - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO
O texto abaixo servirá de base para responder a questão.

Empatia: capixabas dão show de solidariedade em vários lugares do Espírito Santo
Diante do Novo Coronavírus, alguns capixabas buscaram levar amor e ajudar os que mais sofrem neste momento
Atualizado 27/03/2020 07:01:11
Em meio à pandemia do Novo Coronavírus que atinge o mundo todo e também o Espírito Santo, capixabas esbanjam empatia e o sentimento de solidariedade toma conta de muita gente! Foi o caso do dono de um restaurante localizado em Vila Velha, que abriu as portas do estabelecimento e distribuiu pratos de comida para moradores em situação de rua.
"A partir de hoje, quem mora na rua e precisa comer vai vim até meu restaurante que eu vou distribuir comida de forma gratuita para vocês", disse em um vídeo gravado e publicado nas redes sociais.
No combate ao Novo Coronavírus, a Receita Federal também ajudou. Todos os termômetros apreendidos na Alfândega foram doados para a Secretaria de Estado de Saúde do Espírito Santo (Sesa), uma decisão tomada pelo delegado Fabrício Betto.
Além dele, outros casos de empatia também foram vistos no Espírito Santo, como o caso do professor de matemática que ofereceu aulas de reforço online e também da dentista Mariella Gottardi, que criou uma campanha para arrecadar sabão e abastecer as comunidades. "Eu abri uma conta e juntei uma verba com todos meus amigos. Recebi o apoio de supermercados que me ajudaram a distribuir os donativos. Além disso, reforço que toda minha ação foi sem sair de casa", concluiu a profissional da área de saúde.
Em uma rede de hotel, por exemplo, faltam turistas, mas não falta amor. Luzes foram acessas em formato de coração e fé. Um movimento voltado para população em situação de rua, fez uma campanha pedindo ajuda para todos os moradores que neste momento enfrentam a falta de alimentos e produtos de higiene. Em um vídeo publicado, os organizadores pediam ajuda a toda população capixaba.

Disponível em:
https://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/03/2020/empatia-capixabas-dao-sho w-de-solidariedade-em-varios-lugares-do-espirito-santo. Acesso em 30/08/2020. 

Sobre o trecho do título "Capixabas dão show de solidariedade em vários lugares do Espírito Santo", assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • QUEM FOI O SUJEITO QUE DEU SHOW DE SOLIDARIEDADE?

    CAPIXABAS (SUJEITO)

    DERAM SHOW SOZINHOS OU COM ALGUÉM?

    SOZINHOS (SIMPLES)

  • A questão quer saber sobre a classificação do sujeito da oração abaixo. Vejamos:

    "Capixabas dão show de solidariedade em vários lugares do Espírito Santo"

    a) Incorreta.

    Não se trata de uma oração de sujeito indeterminado, pois há sujeito expresso "capixabas".

    b) Incorreta.

    Não se trata de uma frase nominal, pois há verbo.

    c) Incorreta.

    Não se trata de uma oração sem sujeito, pois o sujeito está na oração "capixabas".

    d) Correta

    Trata-se de uma oração com sujeito simples, pois o sujeito está expresso e ainda possui um único núcleo "capixabas".

    e) Incorreta.

    Não se trata de uma oração com sujeito composto, pois só tem um núcleo "capixabas".

    Gabarito do monitor: D

  • Complementando:

    Uma frase é classificada de frase nominal quando não apresenta um verbo na sua composição, sendo assim formada maioritariamente por nomes: substantivos, adjetivos e advérbios.

    • Atenção, menino!
    • Coisa estranha...
    • Que bonito!
    • Sinistro...
    • Belo trabalho!
    • Que confusão!
    • Bom dia a todos!
    • Rápido, por favor!

    Como se pode verificar, frases nominais são muito usadas em exclamações e ordens, bem como em descrições literárias e provérbios.

    Fonte: https://www.normaculta.com.br/frase-nominal/

  • O sujeito indeterminado se presentará na terceira pessoa do plural (eles) através da desinência verbal. EX: Chegaram tarde. - quem chegou tarde? Eles - eles quem? Sujeito indeterminado. Ou na terceira pessoa do singular com a partícula "se". EX: Necessita-se de funcionários.

  • LETRA D).

    "Capixabas dão show de solidariedade em vários lugares do Espírito Santo".

    Mesmo a oração estando com o sujeito pluralizado, trata-se de um SUJEITO SIMPLES, sendo assim trata-se de uma oração absoluta, devido à presença de verbo, eliminando a possibilidade de ser uma frase nominal.

    Estando o sujeito explícito, afasta-se a possibilidade de ser oração com sujeito indeterminado e de ser oração sem sujeito.