SóProvas


ID
5318992
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sorocaba - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Há quem prefira rodeios, shows de cantores sertanejos ou carreatas políticas. Para mim, poucas coisas ________ tanto a experiência humana quanto o teatro. É exercido por pessoas que, ao se despirem de si _________ para encarnar outras, falam de cada um de nós na plateia. É assim desde os gregos, ___________ mais de 2000 anos, e continuará a ser pelos próximos 2000. Só _________ ser ao vivo, sujeito tanto a um ator hesitar numa fala como a dizê-la de modo fabuloso, inigualável – e nos dois casos essa fala se dissipará assim que o ator acabar de dizê-la.

(Ruy Castro. Drama por trás da cortina. Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2020/09/ drama-por-tras-da-cortina.shtml. 12.09. 2020. Adaptado) 

Assinale a alternativa em que a inserção das virgulas na frase – ... e nos dois casos essa fala se dissipará assim que o ator acabar de dizê-la. – atende à norma-padrão de pontuação da língua portuguesa.

Alternativas
Comentários
  • A)... e, nos dois casos, essa fala se dissipará assim que o ator acabar de dizê-la.

    → Correto, temos um adjunto adverbial intercalado e de longa extensão, logo o uso das virgulas está correto.

    As demais assertivas estão todas incorretas devido estar havendo separação de sujeito e verbo.

    GGABARITO. A

  • GABARITO: A

    a) ... e, nos dois casos, essa fala se dissipará assim que o ator acabar de dizê-la → Correto. Temos um adjunto adverbial deslocado de longa extensão (3 ou mais palavras), por isso deve receber a vírgula. Se for de curta extensão, a vírgula é facultativa. Exemplo: "Fiz isso, isso e isso. Assim fiquei tranquilo" ou "Fiz isso, isso e isso. Assim, fiquei tranquilo"

    .

    b) ... e nos dois casos, essa fala, (X) se dissipará assim que o ator acabar de dizê-la. → Errado. Quem se dissipará? A fala, logo não podemos empregar a vírgula entre sujeito e o verbo.

    .

    c) ... e nos dois casos essa fala, (X) se dissipará, assim que o ator acabar de dizê-la. → Errado. Leia a anterior.

    .

    d) ... e nos dois casos essa fala se dissipará, assim que o ator, (X) acabar de dizê-la. → Errado. A fala se dissipará quando quem acabar de dizê-la? O ator. Quando o ator acabar de dizê-la. Mesmo motivo da anterior: Não podemos empregar a vírgula entre sujeito e o verbo.

    .

    e) ... e nos dois casos essa fala se dissipará assim que, (X) o ator acabar, (X) de dizê-la. → Errado. A fala se dissipará quando? Assim que o ator acabar de dizê-la. Temos uma oração adverbial temporal. Veja que ela dá sentido à frase completando o verbo dissipar, logo não pode receber a vírgula. Para o segundo "X", leia a anterior.

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • Que interrupções abruptas, forçadas, que dá um tranco na fala kk

  • Parei no “e” > todas as alternativas, exceto a “a”, não separam o e pela vírgula, que nesse contexto é obrigatória!
  • Quando os adjuntos adverbiais e as Orações Subordinadas Adverbiais estiverem na sua ordem natural, a virgula é facultativa