SóProvas


ID
532162
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Considerando o que determina o Conselho Federal de Contabilidade, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • para a letra e:

    O auditor independente, seja ele pessoa física ou pessoa jurídica, não pode prestar serviços para um mesmo cliente, por prazo superior a cinco anos consecutivos, contados a partir da data de publicação desta Instrução, exigindo-se um intervalo mínimo de três anos para sua recontratação, conforme artigo 31 da Instrução CVM 308/1999.
  • RESOLUÇÃO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE - CFC Nº 1.201 DE 27.11.2009

    a) Pelo menos uma vez por ano, a firma deve obter confirmação por escrito do cumprimento
    de suas políticas e procedimentos sobre independência de todo o pessoal da firma, que precisa 
    ser independente por exigências éticas relevantes.
  • Evilar,
    Apenas tome cuidado que esta resolução da CVM trata do rodízio das FIRMAS de auditoria e não dos sócios (apesar do prazo coincidir).
    Segue comentário do professor Carlos Alexandre (editora ferreira): "De acordo com a Resolução CFC N° 1.201/09 que aprova a NBC PA 01 (Controle de Qualidade para Firmas  - Pessoas Jurídicas e Físicas  - de Auditores Independentes)  a firma deve estabelecer políticas e procedimentos para requerer o rodízio do sócio encarregado do trabalho e das pessoas responsáveis pela revisão do controle de qualidade do trabalho, e, quando aplicável, de outras pessoas sujeitas a exigências de rodízio, “após o período de 5 anos”.
  • a) ERRADA. NBC TA 220 – Controle de qualidade de uma auditoria de demonstrações contábeis - Pessoa externa qualificada é uma pessoa de fora da firma com competência e habilidade que poderia atuar como sócio encarregado do trabalho, por exemplo, um sócio de outra firma, cujos membros podem realizar auditoria de informações contábeis históricas, ou de uma organização que fornece serviços relevantes de controle de qualidade. 
    b) ERRADA. Vide comentários acima.
    c) ERRADA. Retenção de 5 anos...
    d) CORRETA. NBC TA 220 – Controle de qualidade de uma auditoria de demonstrações contábeis - Equipe de trabalho são todos os sócios e quadro técnico envolvidos no trabalho, assim como quaisquer pessoas contratadas pela firma ou uma firma da rede para executar procedimentos de auditoria no trabalho. Isso exclui especialistas externos contratados pela firma ou por uma firma da rede (NBC TA 620 - Utilização do Trabalho de Especialistas define o termo especialista do auditor, item 6(a)).
    e) 
    ERRADA. Vide comentários acima.

    Abs.
  • Controle de qualidade de auditoria, onde são realizada as demostrações contábeis. 

  •  

    NBC PA 01 – CONTROLE DE QUALIDADE PARA FIRMAS (PESSOAS JURÍDICAS E FÍSICAS) DE AUDITORES INDEPENDENTES 

     

    Pessoa externa qualificada é uma pessoa de fora da firma com competência e habilidades que poderia atuar como sócio encarregado
    do trabalho, por exemplo, um sócio de outra firma ou um empregado (com experiência apropriada) de outra firma de auditoria, cujos membros podem realizar auditorias e revisões de informações contábeis históricas ou outros serviços de asseguração e serviços correlatos.

     

    24. Pelo menos uma vez por ano, a firma deve obter confirmação por escrito do cumprimento de suas políticas e procedimentos sobre
    independência de todo o pessoal da firma, que precisa ser independente por exigências éticas relevantes (ver itens A10 e A11).

     

    Equipe de trabalho são os sócios e o quadro técnico envolvidos no trabalho e quaisquer pessoas contratadas pela firma ou uma firma da mesma rede para executar procedimentos do trabalho. Isso exclui especialistas externos contratados pela firma ou por firma da mesma rede.
     

    25. A firma deve estabelecer políticas e procedimentos para:
    (a) especificar critérios para determinar a necessidade de salvaguardas para reduzir a ameaça de familiaridade a um nível aceitável ao
    usar o mesmo pessoal sênior em trabalho de asseguração por um período de tempo prolongado; e
    (b) requerer o rodízio do sócio encarregado do trabalho e das pessoas responsáveis pela revisão do controle de qualidade do trabalho, e, quando aplicável, de outras pessoas sujeitas a exigências de rodízio, após o período de 5 anos (ver itens A10, A12 a A17).

     

    47. A firma deve estabelecer políticas e procedimentos para a retenção e arquivamento da documentação do trabalho por um período
    suficiente para satisfazer as necessidades da firma ou conforme requerido por lei ou regulamento
    (ver itens A60 a A63).
     

    A63. A documentação do trabalho é de propriedade da firma. A firma pode, a seu critério, disponibilizar partes ou trechos da documentação do trabalho aos clientes, desde que essa divulgação não prejudique a validade do trabalho realizado ou, no caso de trabalhos de asseguração, a independência da firma ou do seu pessoal.

  • Nossa resposta está presente na vigente NBC PA 01.

    Letra A- Falso. De acordo com a NBC PA 01, Pessoa externa qualificada é uma pessoa de fora da firma com competência e habilidades que poderia atuar como sócio encarregado do trabalho, por exemplo, um sócio de outra firma ou um empregado (com experiência apropriada) de outra firma de auditoria, cujos membros podem realizar auditorias e revisões de informações contábeis históricas ou outros serviços de asseguração e serviços correlatos.

    Letra B- Falso. De acordo com a NBC PA 01, pelo menos uma vez por ano, a firma deve obter confirmação por escrito do cumprimento de suas políticas e procedimentos sobre independência de todo o pessoal da firma, que precisa ser independente por exigências éticas relevantes.

    Letra C- Falso. O prazo é não inferior a 5 anos a contar da emissão do relatório.

    Letra D- Verdadeiro. Citação literal da NBC PA 01.

    Letra E- Falso. O prazo era de 5 anos, mas atualmente depende das circunstâncias envolvidas..

    Resposta D