SóProvas


ID
5322187
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Notarial e Registral
Assuntos

Quanto à fiscalização, preencha os parênteses com C (certo) ou E (errado) e assinale a alternativa correspondente:

( ) Os escrivães, tabeliães, oficiais de notas, de registro de imóveis, de registro de títulos, documentos e quaisquer outros serventuários extrajudiciais, não poderão praticar quaisquer atos que importem transmissão de bens imóveis, ou de direitos a eles relativos, bem como suas cessões, sem que os interessados apresentem comprovante original do pagamento do imposto, o qual será transcrito em seu inteiro teor no instrumento respectivo.
( ) Os escrivães, tabeliães, oficiais de notas, de registro de imóveis, de registro de títulos, documentos, ficam obrigados a facilitar à fiscalização da Fazenda Municipal, o exame em cartório dos livros, registros e outros documentos fornecendo, quando solicitadas, certidões de atos que forem lavrados, transcritos, averbados, ou inscritos e concernentes a imóveis, ou direitos a eles relativos.
( ) As imobiliárias loteadoras, bem como os agenciadores, intermediários e corretores de bens imóveis, ficam obrigados a fornecer no prazo de 15 (quinze) dias, do mês subsequente ao ato translativo, cópia do contrato, termos, ou instrumentos relacionados com transferência imobiliária.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Lei Complementar Municipal n. 053/2016, que institui o Código Tributário Municipal de São Francisco do Guaporé, temos o seguinte:

    "(...)

    Seção VIII

    Da Fiscalização

    Art. 79. Os escrivães, tabeliães, oficiais de notas, de registro de imóveis e de registro de títulos e documentos e quaisquer outros serventuários extrajudiciais não poderão praticar quaisquer atos que importem transmissão de bens imóveis ou de direitos a eles relativos, bem como suas cessões, sem que os interessados apresentem comprovante original do pagamento do imposto, o qual será transcrito em seu inteiro teor no instrumento respectivo. (item 1 - CORRETO)

    Art. 80. Os escrivães, tabeliães, oficiais de notas, de registro de imóveis e de registro de títulos e documentos ficam obrigados a facilitar à fiscalização da Fazenda Municipal, o exame em cartório dos livros, registros e outros documentos e a lhe fornecer, quando solicitadas, certidões de atos que forem lavrados, transcritos, averbados ou inscritos e concernentes a imóveis ou direitos a eles relativos. (item 2 - CORRETO)

    (...) § 2º As imobiliárias loteadoras, bem como os agenciadores, intermediários e corretores de bens imóveis, ficam obrigados a fornecer no prazo de 15 (quinze) dias, do mês subsequente ao ato translativo, cópia do contrato, termos ou instrumentos relacionados com transferência imobiliária. (item 3 - CORRETO)"

    Quanto ao item 1, todavia, é importante frisar que o art. 1º, § 2º da Lei n. 7.433/1985 dispõe que o Tabelião consignará no ato notarial a apresentação do documento comprobatório do pagamento do ITBI, DISPENSADA a sua transcrição. Assim, pela legislação federal é dispensada a transcrição integral do documento. 

  • A questão exige do candidato o conhecimento sobre a Lei 8935/1994 e também sobre a Lei Orgânica 53/2016 que institui o Código Tributário Municipal de São Francisco do Guaporé, Rondônia.


    Vamos à análise das assertivas:
    I - CORRETA - Literalidade do artigo 79 da Código Tributário do Município de São Francisco do Guaporé-RO.

    II - CORRETA - Literalidade do artigo 80 do Código Tributário do Município de São Francisco do Guaporé-RO.

    III - CORRETA - Literalidade do artigo 80, §2º do Código Tributário do Município de São Francisco do Guaporé-RO.


    Portanto, todas as assertivas estão corretas, tal como previsto na letra C.

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Prezados.

    Recomento revisão da questão.

    Att,

  • Questão desatualizada no item 1 vide: Se o ITBI incide sobre a transmissão de bens imóveis e essa transmissão  se dá com o respectivo registro na serventia imobiliária, então será esse o fato gerador do ITBI, conforme acertada decisão da Suprema Corte.