SóProvas


ID
532435
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Oito dúzias de laranjas serão colocadas em cinco caixas e, em cada caixa, cabem, no máximo, 25 laranjas. Então, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Esta questão é relativamente simples:
    Sabemos que são 8 dúzias de laranjas, ou seja, 96 laranjas (8x12=96).
    Sabemos também que temos que distribuir essas 96 laranjas em 5 caixas.
    Vamos distribuir as laranjas nas 5 caixas, de modo que elas fiquem na maneira mais uniforme possível, para obtermos um resultado que nos levará a resposta.
    Então vamos dividir 96 por 5, obtemos 19 e resta 1 laranja.
    Observe que, se colocarmos 19 laranjas em cada caixa, ainda sobra espaço para colocarmos a última que sobrou em qualquer uma delas.
    Ao final teremos 5 caixas: 4 com 19 laranjas e uma com 20 laranjas.
    Todas as outras maneiras de distribuir as laranjas serão com mais de 19 laranjas em pelo menos uma das caixas.
    (25,25,25,10,11);(23,23,23,16,11) etc...

    Resposta: Letra C

  • Temos 8 dúzias  de laranja, totalizando 96 laranjas.
    Ao total temos 5 caixas para colocar as laranjas, mas a questão não fala se as caixas podem ou não ficar vazias.
    Resolvi a questão analisando as alternativas:
    Na alternativa c fala que pelo menos uma das caixas terá mais de 19 laranjas. Multiplicando 5 (quantidade de caixas) por 19 (quantidade de laranjas em cada caixa) teremos como resultado 95.
    Como temos 96 laranjas, pelo menos uma caixa terá mais de 19 laranjas.
  • Oito dúzias de laranjas serão colocadas em cinco caixas...

    Eu concordo com as explicações, mas o enunciado disse que as laranjas SERÃO colocadas, por isso marquei B:
     

    B)  nenhuma caixa poderá ficar vazia.

    Alguém sabe explicar qual o erro da alternativa?

    Obrigada.

  • Adriana,

                 Pelo fato de terem 8 dúzias ( 8 x 12 = 96 laranjas) e serem colocadas em 5 caixas no máximo 25 laranjas cada. Ele poderá arranjar da seguinte maneira:

    Caixa 1 = 25 laranjas
    Caixa 2 = 25 laranjas
    Caixa 3 = 25 laranjas
    Caixa 4 = 21 laranjas
    Caixa 5 = vazia

    Logo a alternativa B está errada, pois existe uma possibilidade de uma caixa ficar vazia.
  • Acertei a questão porque achei a resposta C mais conveniente mas concordo com o cometário da Adriana. O enunciado da questão está ruim e com certeza caberia recurso. Nem sei se a questão foi anulada na época. Uma coisa é falarmos que podemos colocar as laranjas em 5 caixas e outra é afirmar, como faz o enunciado, que as laranjas serão colocadas em 5 caixas. Na prova temos que ter este cuidado de ver a resposta que melhor se encaixa ainda que pareça ter outra resposta possível. As bancas geralmente não acatam os recursos e o prejuízo fica pro candidato. Uma questão em prova como a do Senado com certeza faz diferença.

  • Mas o fato da FGV não delimitar o enunciado faz parte da questão. Faz parte do enigma que deverá ser desvendado.

  • Cara Adriana, No caso de questão de concurso deve-se observar qual a questão é mais verdadeira. Neste caso, por dedução poderemos ter mais de uma resposta. Porém a alternativa C é a mais certa, pois como diz o enunciado, as 5 caixas serão utilizadas e haverá uma caixa com mais de 19 laranjas.
    A questão é clara ao dizer que as 5 caixas serão utilizadas.


    Espero ter ajudado.

  • Tb não concordo com o gabarito!
    Entendo que a alternativa "c" está tão correta quanto a alternativa "b"!
  • A alternativa D também não poderia estar correta?
  • A única alternativa que esta incorreta MESMO é a alternativa E.
  • Eu poderia colocar 20 laranjas em 4 caixas e 16 na última. Assim as alternativas A, B, C e D estariam corretas... Surreal... Algum professor pode resolver?

  • Conforme escrito abaixo podemos fazer com que as outras questões fiquem corretas mas se também houver possibilidade de elas estarem erradas não poderão ser marcadas como gabarto, então vamos analisar as questões:

     a) duas caixas, pelo menos, terão mesmo número de laranjas.- Não necessariamente pois posso colocar em cada caixa respectivamente 22, 20, 19, 28 e 17 laranjas 

     b) nenhuma caixa poderá ficar vazia. Pode se eu dividir 96 (laranjas) por 04 (caixas) seriam 28 laranjas em cada caixa e assim sobraria uma.

     c) pelo menos uma caixa terá mais de 19 laranjas. É o gabarito pois 96/5+ 19,5, mesmo que eu faça diversas alterações não conseguirei fazer com que TODAS fiquem com até 19 laranjas, pelo menos uma terá mais que isso. 

     d) cada uma das caixas terá menos de 21 laranjas. Não necessariamente pois conforme dito na questão A, outras configurações são possíveis. 

     e) as quantidades de laranjas das caixas podem ser cinco números consecutivos. Não é possível, pelo menos um deles sairá da ordem

     

    Espero ter ajudado.

  • Problema aberto. Não entendi.

  • lendo os comentários, percebi o erro da galera, vcs estão partindo da ideia de que, SE O ENUNCIADO AFIRMA ALGO QUE É POSSÍVEL QUE SEJA VERDADE , ENTÃO É VERDADE, galera, esse raciocínio é FALACIOSO porque a possibilidade de verdade não leva , obrigatoriamente, à certeza de verdade. Na Lógica nós não trabalhamos com esse raciocínio, o raciocínio correto é: SE O ENUNCIADO AFIRMA ALGO QUE É POSSÍVEL QUE NÃO SEJA VERDADE, ENTÃO ESSA AFIRMAÇÃO NÃO É VERDADE. OU SEJA, EU SÓ POSSO AFIRMAR ALGO QUE SEJA IMPOSSÍVEL DE SER MENTIRA, SÓ PODEMOS AFIRMAR UMA COISA SE ESSA COISA NÃO PUDER SER REFUTADA EM NENHUMA DAS POSSIBILIDADES EXISTENTES DE OCORRÊNCIA.

    _________________________

    duas caixas, pelo menos, terão mesmo número de laranjas. NÃO NECESSARIAMENTE, ERRADO, PORTANTO, eu posso ter que TODAS AS CAIXAS tenham quantidades diferentes: 17 + 20 + 25 + 18 + 16 por exemplo.

    nenhuma caixa poderá ficar vazia. ERRADO, eu posso fazer 25 + 25 + 25 + 21 + 0, as parcelas representam a quantidade de laranjas por caixa, última caixa ficou com zero laranjas, vazia, portanto;

    cada uma das caixas terá menos de 21 laranjas., NÃO NECESSARIAMENTE, ERRADO, PORTANTO, diz-se que TODAS AS CAIXAS TERÃO MENOS DE 21 LARANJAS, a combinação que eu dei acima já descartaria essa assertiva.

    as quantidades de laranjas das caixas podem ser cinco números consecutivos. ERRADO, x +x+1 +x+2 +x+3 +x+4 = 96 = 5x +10 = 96 --> 5x = 86 --> x = 17,5 , ou seja, número quebrado, assim, eu teria a 1º caixa 17,5 laranjas, na segunda 18,5 laranjas, na terceira 19,5 laranjas etc.

    ____________________

    Finalmente a nossa queridinha: pelo menos uma caixa terá mais de 19 laranjas.

    vamos tentar refutar essa assertiva, ou seja, vamos tentar fazer deixar todas as caixas com 19 laranjas: 19 x 5 = 95, ou seja, se todas as caixas tiverem 19 laranjas, eu ainda NÃO consigo guardar todas as laranjas, pois fica sobrando 1, assim, eu sou OBRIGADO a guardar essa última laranja em uma das cinco caixas, o que necessariamente fará essa caixa ter 20 laranjas, assim realmente pelo menos uma caixa terá mais de 19 laranjas.