SóProvas


ID
5324704
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Internacional Público
Assuntos

Comemoraram-se, em 2020, os 75 anos da Organização das Nações Unidas (ONU) e da adoção de sua Carta, assinada pelo Brasil em 26 de junho de 1945, em São Francisco, por ocasião da Conferência a respeito da Organização Internacional das Nações Unidas. Acerca da ONU, de sua Carta e da participação do Brasil na referida organização, julgue (C ou E) o item a seguir.

A Corte Internacional de Justiça (CIJ), cujo estatuto é parte integrante da Carta da ONU, é o principal órgão judiciário da ONU e delibera a respeito de conflitos jurídicos entre Estados, além de preparar pareceres consultivos. Atualmente, a Corte conta um juiz brasileiro entre seus 15 membros.

Alternativas
Comentários
  • Correto,

    sim atualmente o Brasil conta com um de seus nacionais sentados na Corte Internacional de Justiça. Vale mencionar que seu mandato atual é pela reeleição.

  • Como está devidamente previsto nos artigos abaixo mencionados do Decreto Nº 19.841, de 22 de outubro de 1945, que promulga A Carta Das Nações Unidas:

    Artigo 92. 
    A Corte Internacional de Justiça será o principal órgão judiciário das Nações Unidas. Funcionará de acordo com o Estatuto anexo, que é baseado no Estatuto da Corte Permanente de Justiça Internacional e faz parte integrante da presente Carta.
    Artigo 65. 1. 
    A Côrte poderá dar parecer consultivo sôbre qualquer questão jurídica a pedido do órgão que, de acôrdo com a Carta das Nações Unidas ou por ela autorizado, estiver em condições de fazer tal pedido.

    Acerca da composição da corte, o total de 15 membros está previsto no art. 3 do Estatuto da Corte Internacional de Justiça:
    Artigo 3
    A Corte é composta por quinze membros, nenhum dos quais pode ser nacional de um mesmo Estado.

    De fato, a Corte conta com um juiz brasileiro, se trata Antônio Augusto Cançado Trindade, que é membro desde 06 de fevereiro de 2009 e foi reeleito em 06 de fevereiro de 2018.


    Gabarito do professor: Certo