SóProvas


ID
5324764
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2021
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

A respeito da política externa brasileira nas décadas de 1950 e de 1960, julgue (C ou E) o item a seguir.

O presidente Juscelino Kubitschek lançou a Operação Pan-Americana (OPA) durante a visita do presidente norte-americano Dwight D. Eisenhower ao Brasil, em 1960. A OPA foi uma iniciativa do governo brasileiro para atrair, sobretudo, capitais privados dos Estados Unidos da América em prol do desenvolvimento econômico de países latino-americanos.

Alternativas
Comentários
  • Afirmativa errada. A Operação Pan Americana foi conceitualizada de fato no ano de 1958 devido à visita fracassada de Nixon à América do Sul, onde o então vice-presidente americano teve seu comboio apedrejado na Venezuela. JK sagazmente tirou proveito da situação e logo enviou uma carta a Eisenhower, onde pediu auxílio financeiro visando a contenção de forças subversivas. O restante da questão está correto.

    Lembrando que a OPA irá dar origem ao:

    BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento (Não confundir com o BIRD)

    ALALC - Associação Latino-Americana de Livre Comércio (Que em 1980 tem seu nome alterado pra ALADI)

  • A proposta do governo brasileiro era conseguir financiamento norte-americano que fosse preferencialmente PÚBLICO, não privado.

  • Errado. Operação Pan-Americana (OPA) foi induzida na troca de cartas pessoais entre os presidentes Juscelino Kubitschek e Dwight Eisenhower, em 28 de maio e 5 de junho de 1958. 

  • - "Visita de Eisenhower": quem visitou a América do Sul foi seu vice, o NIXON

    - "Investimentos privados": o OPA buscava investimentos financeiros internacionais (EUA) que seriam executados com financiamento PÚBLICOS (dos países atendidos)