SóProvas


ID
5326162
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito dos processos de unificação da Itália e da Alemanha, julgue (C ou E) o item a seguir.

A unidade italiana, tentada pela sublevação popular, fracassou com os levantes de 1848, os quais sedimentaram, na península italiana, a centralidade da participação operária verificada na estratégia de unificação conduzida pelo Conde de Cavour nas duas décadas seguintes.

Alternativas
Comentários
  • complementando:

    unificação da Itália foi um processo de união entre os vários reinos que compunham a Península Itálica, após a expulsão dos austríacos. Ocorreu na segunda metade do século XIX e terminou em 1871.

    Com isto, os reinos passaram a formar um só país, o Reino da Itália, sob o reinado de Victor Manuel II.

    O processo tardio resultou no atraso do desenvolvimento industrial italiano e na corrida para ocupação de territórios na África

    O coordenador do movimento pela unidade nacional era Camilo Benso, o conde de Cavour (1810-1861), que estava à frente do Risorgimento.

    Cavour era o primeiro ministro do reino de Piemonte-Sardenha, única região que adotava a monarquia constitucional como regime de governo.

    Deste reino, partiu a liderança política que faria a unificação dos demais reinos da Península Itálica, lideraria a expulsão dos austríaco e, posteriormente, combateria os franceses.

    fonte: https://www.todamateria.com.br/unificacao-italiana/

  • A questão está errada, pois não há que se falar em participação operária na estratégia de unificação conduzida por Conde Cavour. Ele era, na verdade, monarquista. O resultado do novo movimento de risorgimento foi de derrota do movimento republicano e proclamação de Vitor Emanoel II como rei da Itália em 1861, mas sem os estados pontifícios.