SóProvas


ID
5326177
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    A história da Revolução Francesa deve seu status particular ao fato de ser a narrativa de um acontecimento: afirmação do tempo curto, de uma subversão total, em menos de 10 anos, de todo um edifício político, institucional e social de longa data.

VOLELLE, Michel. A Revolução Francesa, 1789-1799.
São Paulo: Editora Unesp, 2012, p. 1, com adaptações.

Considerando a radical ruptura mencionada no trecho apresentado, julgue (C ou E) o item a seguir.

Ao longo do processo revolucionário, nota-se a sucessão de diferentes lideranças sociais e políticas, com especial destaque para os jacobinos, responsáveis pela abolição dos privilégios feudais em 1789.

Alternativas
Comentários
  • Na noite de 4 de agosto de 1789, os deputados da Assembleia Nacional Constituinte da França, proclamam, por unanimidade, a abolição dos direitos feudais

  • ERRADO. Os jacobinos só assumiram o poder a partir de 1792. A abolição dos privilégios feudais realmente aconteceram em 1789, no entanto foram prometidas indenizações. O que os jacobinos fizeram foi cancelá-las abruptamente ao longo da Convenção (1792-95).

  • Questão errada pois O fim dos privilégios feudais e dos direitos tributários do clero e da nobreza foram abolidos Em 4 de Agosto de 1789 pela Assembleia nacional constituinte.

  • ERRADO. Os Jacobinos não estavam no poder ainda (só entram em 1792). A abolição dos privilégios feudais realmente foi em 1789, mas com a Assembleia Nacional Constituinte.

  • Primeiro entraram os girondinos com uma monarquia constitucional.