SóProvas


ID
5326213
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O período delimitado entre as duas guerras mundiais foi fortemente marcado, entre outros elementos, pela crise econômica eclodida em 1929. A esse respeito, julgue (C ou E) o item a seguir.

Uma das principais consequências econômicas da Grande Depressão foi o abandono do padrão-ouro pelos países ocidentais.

Alternativas
Comentários
  • Questão passível de recurso. O padrão-ouro, na realidade, contribuiu para a crise de 1929, não necessariamente representando um abandono.

  • Correto. O padrão-ouro na Grã-Bretanha é abandonado em 1931, e os EUA efetivamente tiveram suas mãos atadas com o Gold Reserve Act de 1933, logo após a Grande Depressão. O decreto de FDR forçou as entidades privadas a liquidarem praticamente todas suas reservas em ouro ao Federal Reserve, conferindo assim um golpe mortal ao padrão ouro nos Estados Unidos.

  • Também conhecido como um estalão-ouro, o padrão ouro foi um sistema monetário que regeu a economia mundial do século 19 à Primeira Guerra Mundial, antes da formação da globalização.

    Essa é considerada a primeira fase do padrão ouro.

    Esse sistema ganhou estabilidade na década de 1870, sendo utilizado principalmente pela Inglaterra.

    O padrão ouro tinha como embasamento a teoria quantitativa da moeda, elaborada por David Hume em 1752 e que recebeu o nome de modelo de fluxo de moedas metálicas.

    A teoria tinha foco nas relações entre moeda e níveis de preço, considerando os fenômenos de  e deflação.

    No padrão ouro, era obrigatório que cada país mantivesse uma parte de seus ativos em forma de ouro, criando reservas financeiras.

    O regime cambial era fixo.

    Isso significa que o valor da moeda de cada país era fixado conforme a quantidade de ouro que ele detinha.

    Em outras palavras, a moeda era lastreada a partir dos estoques de ouro.

    Nesse modelo monetário, as transações financeiras entre países eram feitas em forma de ouro — ou em uma moeda que pudesse ser convertida no material.

    Conforme explica Jeffry A. Frieden, no livro  (Zahar, 2008), o padrão ouro era central para a integração da economia internacional.

    “Gerava uma previsibilidade e uma estabilidade que facilitavam muito o comércio, os investimentos, as finanças, a migração e as viagens internacionais”, aponta o autor.

    https://www.capitalresearch.com.br/blog/investimentos/padrao-ouro/

  • pessoal, não entendi: o padrão ouro acabou durante a primeira guerra mundial, visto que as nações precisavam imprimir moeda para custear os gastos de guerra...o site Xadrez Verbal dá C e não comenta...eu devo estar lendo errado...

  • Certo. "The gold standard was largely abandoned during the Great Depression before being re-instated in a limited form as part of the post-World War II Bretton Woods system. The gold standard was abandoned due to its propensity for volatility, as well as the constraints it imposed on governments: by retaining a fixed exchange rate, governments were hamstrung in engaging in expansionary policies to, for example, reduce unemployment during economic recessions.[9][10] There is a consensus among economists that a return to the gold standard would not be beneficial,[11] and most economic historians reject the idea that the gold standard "was effective in stabilizing prices and moderating business-cycle fluctuations during the nineteenth century."[12]" fonte: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Gold_standard
  • Vi um vídeo no youtube dizendo que o ouro foi abandonado pelo EUA bem depois da década de trinta. A frança inclusive enviou para costa americana alguns navios para exigir a liquidação. Tenho muito que estudar pelo visto!

    https://www.youtube.com/watch?v=A-i2YvGED9E CANAL RAZÂO ECONOMICA