-
Gab. B
A Oração Subordinada Adverbial Consecutiva tem sentido de consequência do fato que ocorre na oração principal ("Ele foi tão generoso").
São introduzidas pelas conjunções consecutivas: de sorte que, de modo que, de forma que, de jeito que, que (tendo como antecedente na oração principal uma palavra como tal, tão, cada, tanto, tamanho)...
Ex: Comi tanto no rodízio que fiquei 16 horas sem fome.
Ex: A fome era tamanha que o leão comeu salada.
FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS
-
CUIDADO!
Questão com dois gabaritos.
Inspecionemos item a item:
a) Trabalha muito, a fim de que nada falte à família.
Incorreto. A segunda oração (a fim de que nada falte à família) é subordinada adverbial final (veja a locução conjuntiva "a fim de");
b) Ele foi tão generoso, que me deixou pasmado!
Correto. A primeira oração (ele foi tão generoso) é subordinante ou principal; a segunda (que me deixou pasmado!), subordinada adverbial consecutiva, ou seja, denota a consequência da primeira oração;
c) Assim que o professor entrou, os alunos se levantaram.
Incorreto. A primeira oração (assim que o professor entrou) é subordinada adverbial temporal, ou seja, denota tempo;
d) Foram tamanhas as suas provações, que o pobre homem sucumbiu de tristeza.
Correto. Neste período, há também oração com valor consecutivo: a primeira oração (foram tamanhas as suas provações) é a subordinante ou principal em relação à segunda (que o pobre homem sucumbiu de tristeza), uma subordinada adverbial consecutiva. Indica a consequência da primeira oração.
Letras B e D
-
CUIDADO
A questão possui múltiplo gabarito
Solicita-se construção munida de oração subordinada adverbial consecutiva. As orações subordinadas que podem ser encontradas nas construções estão abaixo negritadas:
A) Trabalha muito, a fim de que nada falte à família.
Incorreto. A oração subordinada destacada é adverbial final, denotando a finalidade da ação disposta na oração principal.
B) Ele foi tão generoso, que me deixou pasmado!
Correto. A oração subordinada destacada é consecutiva, externando a consequência da ação disposta na oração principal. Pode-se perceber a construção característica da aludida oração em "...tão...que"
C) Assim que o professor entrou, os alunos se levantaram.
Incorreto. A oração subordinada destacada é adverbial temporal, denotando a circunstância de tempo em que ocorre ou ocorreu a ação disposta na oração principal.
D) Foram tamanhas as suas provações, que o pobre homem sucumbiu de tristeza.
Correto. A oração subordinada destacada é novamente consecutiva. denotando a consequência da circunstancia disposta na oração principal. Novamente é possível perceber a típica construção consecutiva "...tamanhas (tão grandes)...que".
Gabarito da banca na alternativa B
Gabaritos corretos nas alternativas B e D
-
A questão é sobre orações subordinadas e quer que identifiquemos a alternativa em que há uma oração subordinada adverbial consecutiva. Vejamos:
.
Orações subordinadas adverbiais: funcionam como adjuntos adverbiais da oração principal. Aparecem introduzidas por conjunções adverbiais. Sua classificação é feita conforme o sentido da circunstância adverbial que expressam. Podem ser: temporais, proporcionais, finais, causais, consecutivas, conformativas, condicionais, comparativas e concessivas.
.
A) Trabalha muito, a fim de que nada falte à família.
Errado. "a fim de que nada falte à família" é uma oração subordinada adverbial final.
Oração subordinada adverbial final: exprime ideia de finalidade, intenção em relação ao fato expresso na oração principal. É introduzida pelas conjunções a fim de que, para que, que e porque (= para que)
Ex.: Fazemos tudo, a fim de que você passe nas provas.
.
B) Ele foi tão generoso, que me deixou pasmado!
Certo. "que me deixou pasmado!" é uma oração subordinada adverbial consecutiva introduzida pela conjunção "que" (antecedida por "tão").
Oração subordinada adverbial consecutiva: exprime consequência do fato expresso na oração principal. É introduzida pelas conjunções que (precedido de tão, tal, tanto, tamanho), sem que, de sorte que, de modo que, de forma que, de maneira que...
Ex.: Estudou tanto que passou na prova.
.
C) Assim que o professor entrou, os alunos se levantaram.
Errado. "Assim que o professor entrou" é uma oração subordinada adverbial temporal.
Oração subordinada adverbial temporal: exprime ideia do tempo em que ocorre o fato expresso na oração principal. É introduzida pelas conjunções quando, enquanto, logo que, até que, antes que, depois que, desde que, desde quando, assim que, sempre que...
Ex.: Enquanto todos saíam, eu estudava.
.
D) Foram tamanhas as suas provações, que o pobre homem sucumbiu de tristeza.
Certo. "que o pobre homem sucumbiu de tristeza" é uma oração subordinada adverbial consecutiva introduzida pela conjunção "que" (antecedida por "tamanhas").
.
Gabarito: A resposta dada pela banca examinadora foi a letra B, porém, como a letra D também é uma oração subordinada adverbial consecutiva, a questão deveria ter sido anulada.
-
b
A oração subordinada adverbial consecutiva ocorre quando ela tem função de consequência da outra.
Ele foi tão generoso, que me deixou pasmado!
Normalmente elas aparecem com os conectivos: que, de forma que, de sorte que, tanto que,
e
pelas estruturas tão... que, tanto... que, tamanho... que.
,,,
-
GABARITO B: Ele foi tão generoso, que me deixou pasmado!
ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL CONSECUTIVA => tem função de consequência da outra.
CONECTIVOS: que; de forma que; de sorte que; tanto que.
ESTRUTURAS: tão...que; tanto... que; tamanho... que.