SóProvas


ID
5337697
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação a objeto e complemento nominal, coloque (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa correta.

( ) Os pronomes pessoais oblíquos podem, em sua maioria, serem empregados como objeto direto ou como objeto indireto, dependendo da transitividade do verbo.
( ) Objeto direto preposicionado, como o próprio nome diz, consiste na presença de uma preposição entre o verbo transitivo direto e o objeto direto.
( ) São denominados pleonásticos o objeto direto e o objeto indireto quando, por motivo de ênfase, aparecem repetidos na frase.
( ) Complemento nominal é o termo que completa o sentido de um nome (substantivo, adjetivo e advérbio), ligando-se a ele por meio de preposição.
( ) Tanto o objeto indireto como o complemento nominal são introduzidos por preposição. Para distingui-los, é preciso verificar a palavra que está pedindo o complemento. Quando a palavra que pede o complemento é um verbo transitivo indireto, trata-se de complemento nominal; quando a palavra que pede o complemento é um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio), trata-se de objeto indireto.

Alternativas
Comentários
  • Pronomes oblíquos átonos - ME, TE, O, A, LHE, SE, NOS, VOS, OS, AS, LHES E SE.

    Sendo LHE, sempre OI.

    Complemento nominal, substantivo abstrato, OBRIGATÓRIO USO DE PREPOSIÇÃO, geralmente é ''de''.

    Sentido passivo, acompanha substantivo abstrato, adjetivo e adverbio.

  • GABARITO: B

    Os pronomes pessoais oblíquos são aqueles que se referem às pessoas do discurso tendo função de complemento (e não de sujeito) na oração. Quando as pessoas do discurso (1ª, 2ª ou 3ª pessoa do singular ou do plural) são o sujeito da oração, trata-se do pronome pessoal reto (eu, tu, ele, nós, vós, eles). No caso dos pronomes pessoais oblíquos, essas pessoas não assumem função de sujeito do enunciado, e sim de complemento (muitas vezes, de objeto direto ou indireto, por exemplo).

    O Objeto Direto Preposicionado é um complemento verbal que integra-se ao sentido do verbo transitivo direto por meio de uma preposição ou de outro termo que faça esta integração.

    O objeto direto pleonástico ocorre quando se tem a intenção de chamar a atenção para o objeto direto que vem antes do verbo, repetindo-o na sequência.

    O Objeto Indireto Pleonástico ocorre quando o objeto de Verbos Transitivos Indiretos ou Bitransitivos (Transitivos Diretos e Indiretos) é retomado na mesma oração por um Pronome Oblíquo.

    A função do objeto indireto é completar o sentido de um verbo (porque é um complemento verbal). A função do complemento nominal, por sua vez, é completar o sentido um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio).

    Complemento nominal, como o nome sugere, é um termo da oração responsável por completar o sentido de um nome, que para a gramática é representado pelos substantivos, adjetivos ou advérbios.

    https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/pronomes-pessoais-obliquos.htm

    https://www.infoescola.com/portugues/objeto-direto-preposicionado/

    https://www.infoescola.com/portugues/objeto-direto-pleonastico/

    https://www.infoescola.com/portugues/objeto-indireto-pleonastico/

    https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/complemento-nominal

    https://www.todamateria.com.br/objeto-indireto/

  • Complemento nominal não é pra substantivo abstrato ? Existe diferença entre substantivo e substantivo abstrato.