SóProvas


ID
5342320
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão .

Cigarreira
   Ainda existe cigarro de chocolate? Quando eu era criança, não lembro mais em que século, compravam-se cigarros iguais aos de verdade, em maços, com chocolate dentro em vez de fumo. Eles também serviam para a gente brincar de adulto. Antes de comê-los, “fumávamos” os cigarros, gesticulando com eles como gente grande.
   Tinha um ritual de fumantes que me fascinava. O homem tirava uma cigarreira do bolso de dentro do paletó, abria a cigarreira, escolhia um dos cigarros enfileirados, fechava a cigarreira com um sofisticado clic, depois batia com a ponta do cigarro no tampo da cigarreira, antes de guardá-la. No dia em que eu pudesse fazer aquele pequeno teatro com naturalidade, eu seria um homem.
   Um dia, decidi que não ia esperar crescer para ficar adulto. Roubei um cigarro da minha mãe, peguei fósforos e fui para o fundo do quintal. Bati com a ponta do cigarro na caixa de fósforos. Acendi o cigarro. Traguei. Me sentia um ator de cinema (naquele tempo se fumava muito nos filmes). Mas a pose não durou muito. Foi interrompida por um acesso de tosse. Era horrível encher a boca de fumaça daquele jeito. Nunca mais botei um cigarro na boca. Nem de chocolate.
(Luis Fernando Verissimo.
Gaúcha ZH. https://gauchazh.clicrbs.com.br. Adaptado)

Um vocábulo que preenche corretamente a lacuna acrescida à frase “Me sentia __________ um ator de cinema”, preservando seu sentido, é:

Alternativas
Comentários
  • Alguma dica do porquê ser a alternativa C?

  • Se trata de uma Conjunção Comparativa:

    "Que, do que (usado depois de mais, menos, maior, menor, melhor, pior)

    Qual (usado depois de tal)"

    Veja mais detalhes em: https://www.infoescola.com/portugues/conjuncoes/

  • Questão bizarra mas dava pra fazer por eliminação sabendo que A e B tem sentido de oposição e a D é condicional.

    A letra C é comparativa a banca só mudou por uma não tão usual pra gerar estranhamento.

    Comparativas = Introduzem uma comparação entre dois elementos tendo em conta uma característica

    Única que não aparece verbo explicito = mas ele está implícito.

    como, (tal) qual, tal e qual, assim como, (tal) como, (tão ou tanto) como, (mais) que ou do que, (menos) que ou do que, tanto quanto, que nem, feito (=como, do mesmo modo que), o mesmo que (=como)

    Ela é tão inda como o anoitecer de verão

  • oshiiiiii

  • AHHHH SEU ZÉÉÉ RUÉLAAAAAAAAAAAAAAAAA

  • (A) usar o MAS?

    Como conjunção adversativa, o “mas” é utilizado quando o locutor quer expor uma ideia contrária a que foi dita anteriormente. Exemplo: Sou muito calmo, mas estou muito nervoso agora. Nesse caso, ela possui o mesmo sentido de: porém, todavia, contudo, entretanto, contanto que.

    (B) usar Contudo?

    conjunção Indica oposição ou limitação; mas, porém, no entanto, todavia. Exemplo: O artista convenceu sua plateia, contudo não foi bem aceito pela crítica. Etimologia (origem da palavra contudo).

    (C) usa o qual?

    “O qual” pode ser utilizado para substituir ou mencionar um substantivo e sempre é precedido de uma preposição, locução prepositiva e artigo. Exemplo: Entregamos o pacote para o cliente, O QUAL ficou feliz ao receber os produtos. Neste caso, “o qual” evita a repetição de “o cliente”. NESTE CASO ALTERNATIVA (C) CORRETA

    (D) Quando usar a palavra caso?

    substantivo masculino O que acontece, ou pode acontecer; fato, ocorrência, acontecimento. Situação que define um acontecimento; circunstância, conjuntura. Reunião do que ocorre num dado momento; ocorrência. [Popular] Aventura amorosa fora do casamento: estou tendo um caso.

    O que pode substituir no caso?

    se porventura, acaso, na hipótese de, quando, se por acaso, uma vez que, contanto que, desde que.

  • "Tal qual" é conjunção comparativa

    A questão abreviou usando somente o "qual".

    exemplos de conjunções comparativas==>como, assim como, mais...que, menos...que