SóProvas


ID
5344816
Banca
AOCP
Órgão
MPE-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Analise o seguinte caso hipotético:


Enzo, servidor público efetivo ocupante do cargo de Técnico do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, no interesse do serviço, passará a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente. Nesse caso, de acordo com a Lei Complementar Estadual n° 10.098/1994, Enzo fará jus à ajuda de custo, a qual não poderá exceder a importância correspondente a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: (C)

    O servidor faz jus à ajuda de custo, que não poderá exceder 03 (três) meses de remuneração

    (Lei 10.098/94) Art. 91 - A ajuda de custo é calculada sobre a remuneração do servidor, conforme se dispuser em regulamento, não podendo exceder a importância correspondente a 3 (três) meses de remuneração.

  • Gabarito: C

    Constituem indenizações ao servidor:

    ®Ajuda de custo;

    ®Diárias;

    ®Transporte;

    Ajuda de Custo (Art.90)

    ®A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalações do servidor que, no interesse do serviço, passe a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente.

    ® Correm por conta da Administração as despesas de transporte do servidor e de sua família, compreendendo passagens, bagagens e bens pessoais.

    ® A ajuda de custo é calculada sobre a remuneração do servidor, não podendo exceder a 03 meses de remuneração.

    ®Para o servidor que for nomeado para cargo em comissão ou designado para função gratificada, com mudança de domicílio será concedida ajuda de custo.

    ® Afastamento para exercício de cargo em comissão, em outro órgão ou entidade da União, do Distrito Federal, dos estados ou dos municípios, o servidor não receberá ajuda de custo do Estado.

    ® O servidor ficará obrigado a restituir a ajuda de custo quando, injustificadamente, não se apresentar na nova sede, no prazo de 30 dias

    Não será concedida ajuda de custo:

    ® A pedido do servidor;

    ® Mandato eletivo;

    ® Nos casos de provimento originário em cargo de provimento efetivo (servidor nomeado).

    Fonte: Estratégia Concursos

  • Gab.: C

    Para respondermos esta questão: basta a leitura do Art.91 da Lei 10.098/94 - Da Ajuda de Custo

    Art. 91 - A ajuda de custo é calculada sobre a remuneração do servidor, conforme se dispuser em regulamento, não podendo exceder a importância correspondente a 3 (três) meses de remuneração. 

    Bons Estudos!