SóProvas


ID
5346571
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-AP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Constituição Federal de 1988 contempla, em seu Título I, os princípios fundamentais da República Federativa do Brasil, estabelecendo a forma, a estrutura e os fundamentos do Estado brasileiro, bem como seus objetivos fundamentais, a divisão dos Poderes e as diretrizes pelas quais se rege nas relações internacionais. Considerando o que dispõe a Carta Magna a respeito dos princípios fundamentais, julgue o item.


Ao estabelecer que a República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos estados, do  Distrito Federal e dos municípios, a Constituição garante aos entes que compõem a federação brasileira  o direito de secessão.

Alternativas
Comentários
  • A SECESSÃO (separação) É PROIBIDA.

  • Errado.

    Trata-se do princípio da indissolubilidade do vínculo federativo.

    A nossa federação é indissolúvel, não podendo nenhum dos entes políticos (União, Estados, DF e Municípios) romper o pacto federativo. Ademais disso, é uma cláusula pétrea expressa (, art. , ), não é possível que uma Emenda Constitucional que possa vir a dissolver a federação ou ofender o pacto federativo (autonomia dos entes federados).

    Por outro lado, a forma republicana e o sistema presidencialista não são cláusulas pétreas, conforme de observa o art. , da .

    Sê forte e corajoso...O Senhor está contigo em qualquer parte para onde fores.

  • Ao estabelecer que a República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, a Constituição garante aos entes que compõem a federação brasileira o direito de secessão.

    Indissolúvel; que não se pode dissolver, desfazer, desligar; indissolvível, indivisível.

    Secessão; ceder, separar...

    Logo, questão errada.

  • Para quem, como eu, confundiu:

    Art. 18 CF.

        § 3º Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar. (Não se trata de secessão)

    Ao estabelecer que a Federação brasileira se constitui por uma união "indissolúvel", o mencionado texto constitucional afastou a possibilidade de secessão, típica das Confederações, nas quais os Estados soberanos e independentes podem pleitear a saída da união celebrada por meio de tratado internacional.

    Assim, o direito de secessão é o grande diferencial entre uma Confederação, no qual ele é possível, e uma Federação, na qual ele é vedado.

    Fonte: https://www.migalhas.com.br/coluna/federalismo-a-brasileira/280588/federalismo-e-o-direito-de-secessao

  • Ele é indissolúvel

  • É VEDADO o direito de SECESSÃO.

  • Errei por nunca ter ouvido o termo ''Secessão'' ;-;

  • ERRADA..

    • O vínculo federativo é indissolúvel. Não há possibilidade de secessão!

    Fonte estratégia

  • E

    A forma de estado adotado no Brasil é a FEDERAÇÃO

    Características

    •Soberania do Estado (RFB)

    •Autonomia dos entes federados - NÃO há hierarquia

    •Sem direito à secessão (separar - pacto da indissociabilidade)

    Obs!

    Federalismo é CLÁUSULA PÉTREA

    Art. 60  § 4° CF

    Bons estudos!

  • No Brasil é vedado o direito de secessão.

  • GABARITO: ERRADO

    Ao estabelecer que a Federação brasileira se constitui por uma união "indissolúvel", o mencionado texto constitucional afastou a possibilidade de secessão, típica das Confederações, nas quais os Estados soberanos e independentes podem pleitear a saída da união celebrada por meio de tratado internacional.

    Fonte: https://www.migalhas.com.br/coluna/federalismo-a-brasileira/280588/federalismo-e-o-direito-de-secessao

  • Se é indissolúvel, não existe sucessão.

    Sucessão - separar o que estava unido.

    Indissolúvel - que não se dissolve, desliga, desfaz...

  •  

    A questão exige conhecimento acerca da temática relacionada à organização do Estado, em especial no que tange às características da Federação. Sobre o tema, é errado afirmar que ao estabelecer que a República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, a Constituição garante aos entes que compõem a federação brasileira o direito de secessão.

     

    A Federação é caracterizada pela descentralização política. Conforme Art. 1º “A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos”. Esse primeiro artigo da CF/88 consagra a adoção do princípio federativo, como critério para ordenador da organização político-administrativa do Estado. Isso implica em dizer que o constituinte originário, na feitura da Constituição, optou pela descentralização no exercício do poder político. O poder político não fica concentrado nas mãos de somente um ente.

     

    Contudo, outra característica marcante é a inexistência do direito de secessão e existência de um procedimento de intervenção. A Federação implica em Indissolubilidade do vínculo federativo. Assim, o vínculo não pode ser desfeito, o que veda o direito à secessão, sob pena de a entidade que deu origem ao movimento separatista ser submetida ao processo interventivo (art. 34, CF/88).

     

    Gabarito do professor: assertiva errada.

  • SECESSÃO

    1. ato de separar do que estava unido; separação.
  • GABARITO: ERRADO!

    Secessão significa separação. Portanto, a Constituição Federal, ao estabelecer que a República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos estados, do Distrito Federal e dos municípios impediu o direito de secessão.

  • Em nosso ordenamento, é vedado o direito de secessão, ou seja, de separação dos entes federativos que fazem parte da República. Neste sentido, o artigo 1o estabelece que “A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos (...)”.
  • ERRADA .....

    O vínculo federativo é indissolúvel. Não há possibilidade de secessão!