SóProvas


ID
5348827
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
APEX Brasil
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto CB2A1-I


    A rapidez da difusão do comércio eletrônico tem trazido novas oportunidades para o pequeno negócio, o varejo e as micro e pequenas empresas (MPE), que se veem na contingência de mudança na gestão do comércio, visando um aumento de lucratividade e novas oportunidades, com uma fatia maior do comércio eletrônico.

     Com a utilização do sistema B2C, sistema de comércio eletrônico, várias vantagens podem ser apresentadas, como a facilidade de estabelecer compras online 24 horas por dia, sete dias da semana. Verifica-se, ainda, a otimização dos fatores da atividade empresarial, como quadro pessoal, loja física e mobilidade urbana, a diminuição de tempo gasto com as operações e a sustentabilidade com a teoria de utilização racional de papéis (em inglês, less paper).

     Este guia é direcionado aos pequenos empresários, aos varejistas e a todo tipo de comerciante que vise ampliar suas atividades pelo uso de novas tecnologias. Os produtos englobados por este guia resumem-se em mercadorias, software, hardware e serviço. Os consumidores protegidos pela norma conceituam-se como membro individual do público geral, que compra ou usa produtos para fins pessoais ou finalidades domésticas.

     Todavia, para que esse sistema de transações de comércio eletrônico seja eficaz, o comerciante deve planejar, implantar e desenvolver o sistema de comércio eletrônico e mantê-lo atualizado e transparente, de modo a auxiliar os consumidores na efetivação da credibilidade desse tipo de negociação online.

     Para tanto, a capacidade, a adequação, a conformidade, a pluralidade e a diversidade na rede devem gerar um maior suporte ao consumidor, em relação às suas reclamações e dúvidas na transação eletrônica.

     Utilize o passo a passo sugerido neste guia e seja bem-sucedido em seu comércio eletrônico!

ABNT/ SEBRAE. Guia de implementação ABNT NBR ISO 10008: gestão da qualidade –

satisfação do cliente – diretrizes para transações de comércio eletrônico de negócio a consumidor.

Rio de Janeiro: 2014, p. 31 (com adaptações).  

Julgue o item a seguir, relativos à pontuação do texto CB2A1-I.


I A supressão da vírgula empregada logo após o termo “apresentadas” (primeiro período do segundo parágrafo) manteria a correção gramatical e o sentido do texto.

II A inserção de uma vírgula logo após o termo “sugerido” (último parágrafo) manteria a correção gramatical e o sentido do texto.

III Caso o trecho “protegidos pela norma” (último período do terceiro parágrafo) fosse isolado por vírgulas, a correção gramatical do texto seria mantida, mas seu sentido seria alterado.


Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • I A supressão da vírgula empregada logo após o termo “apresentadas” (primeiro período do segundo parágrafo) manteria a correção gramatical e o sentido do texto.

    Incorreto, a vírgula está marcando um aposto, a retirada prejudicaria a correção gramatical.

    II A inserção de uma vírgula logo após o termo “sugerido” (último parágrafo) manteria a correção gramatical e o sentido do texto.

    Incorreto, a inserção da vírgula prejudicaria a correção gramatical, pois teríamos um adjunto adverbial e o correto seria isolá-lo com duas vígulas e não apenas uma. Fica: Utilize o passo a passo sugerido, neste guia, e seja bem-sucedido em seu comércio eletrônico!

    III Caso o trecho “protegidos pela norma” (último período do terceiro parágrafo) fosse isolado por vírgulas, a correção gramatical do texto seria mantida, mas seu sentido seria alterado.

    Correto, a expressão “protegidos pela norma” é uma oração subordinada adjetiva restritiva reduzida de particípio sendo isolada pelas vírgulas teremos uma oração subordinada explicativa, portanto a correção gramatical estará mantida, entretanto o sentido será alterado.

    GABARITO. C

  • Resumindo o porquê a alternativa III é a correta.

    "Os consumidores protegidos pela norma conceituam-se como membro individual do público geral, que compra ou usa produtos para fins pessoais ou finalidades domésticas." - Entende-se que parcela dos consumidores são contemplados pela norma.

    "Os consumidores, protegidos pela norma, conceituam-se como membro individual do público geral, que compra ou usa produtos para fins pessoais ou finalidades domésticas." - Entende-se todos os consumidores são contemplados pela norma.

  • Coloca ou remove a vírgula, altera o sentido do texto, simples e objetivo.

  • Com vírgula: EXPLICATIVA

    Sem vírgula: RESTRITIVA

  • Comentário do colega:

    Item I:

    Com a utilização do sistema B2C, sistema de comércio eletrônico, várias vantagens podem ser apresentadas, como a facilidade de estabelecer compras online 24 horas por dia, sete dias da semana.

    A supressão da vírgula empregada logo após o termo "apresentadas" manteria a correção gramatical e o sentido do texto.

    Errado. A vírgula está marcando um aposto e sua retirada prejudicaria a correção gramatical.

    Item II:

    Utilize o passo a passo sugerido neste guia e seja bem-sucedido em seu comércio eletrônico!

    A inserção de uma vírgula logo após o termo "sugerido" manteria a correção gramatical e o sentido do texto.

    Errado. A inserção da vírgula prejudicaria a correção gramatical, pois teríamos um adjunto adverbial e o correto seria isolá-lo com duas vírgulas:

    Utilize o passo a passo sugerido, neste guia, e seja bem-sucedido em seu comércio eletrônico!

    Item III:

    Os consumidores protegidos pela norma conceituam-se como membro individual do público geral, que compra ou usa produtos para fins pessoais ou finalidades domésticas.

    Caso o trecho "protegidos pela norma" fosse isolado por vírgulas, a correção gramatical do texto seria mantida, mas seu sentido seria alterado.

    Correto. A expressão "protegidos pela norma" é uma oração subordinada adjetiva restritiva reduzida de particípio. Sendo isolada pelas vírgulas, seria uma oração subordinada explicativa. Portanto a correção gramatical estaria mantida, mas o sentido será alterado.

  • Minha contribuição.

    Emprego da vírgula

    a) Separar termos que possuem mesma função sintática no período.

    Ex.: João, Mariano, César e Pedro farão a prova.

    b) Isolar o vocativo.

    Ex.: Força, guerreiro!

    c) Isolar o aposto explicativo.

    Ex.: José de Alencar, o autor de Lucíola, foi um romancista brasileiro.

    d) Mobilidade sintática.

    Ex.: Na semana anterior, ele foi convocado a depor.

    e) Separar expressões explicativas, conjunções e conectivos.

    Ex.: isto é, ou seja, por exemplo, além disso, pois, porém, mas, no entanto etc.

    f) Separar os nomes dos locais de datas.

    Ex.: Brasília, 25 de dezembro de 2021.

    g) Isolar orações subordinadas adjetivas explicativas.

    Ex.: O Brasil, que busca uma equidade social, ainda sofre com a desigualdade.

    h) Separar termos enumerativos.

    Ex.: O palestrante falou sobre fome, tristeza, desemprego e depressão.

    i) Omitir um termo.

    Ex.: Pedro estudava pela manhã: Mariana, à tarde.

    j) Separar orações.

    Ex.: Júlio usou suas estratégias, mas não venceu o desafio.

    Fonte: Jamilk

    Abraço!!!

  • Confundi o "como" com uma Oração em ordem direta. Alguém teria algum "bizu" pra diferenciar os apostos? Grato desde já;

  • Errei porque eu li

    Apenas um o ITEM I está certo..., nem li as outras. MUITO CUIDADO!

  • o item I é um aposto? jurei que era uma oração subordinada kkk até onde sei aposto não tem verbo e lá tem um verbo "estabelecer". Alguém me explica por favor.
  • Comentário da questão em vídeo no canal Minuto Gramatical. https://youtu.be/I8VLp7fyIEM

  • BOM COMENTARIA ( SAGACIDADEPURA).