-
Em uma carta enviada a António Guterres, secretário-geral da ONU, a administração Trump informa que o país quer dar início formal ao processo de retirada da OMS, braço das Nações Unidas para a saúde
-
Para Trump, a OMS foi "pressionada" pela China para dar "direcionamentos errados" ao mundo sobre o novo coronavírus, causador da Covid-19. "O mundo está sofrendo agora como resultado dos malfeitos do governo chinês", disse Trump em maio.
-
não teve efeito imediato, ouve ameaças de reduzir a grana que sustentava a ONU, saída de acordos já celebrados, críticas....
-
A pandemia de Covid19 é o maior desafio sanitário da humanidade no século XXI com impactos globais sobre a saúde pública, economia, relações internacionais e as sociedades em geral. Apesar da esperança de contenção da pandemia com a vacinação em massa, seus efeitos de longo prazo sobre todos os aspectos mencionados ainda são desconhecidos. A pandemia e seus efeitos devem ser acompanhados com base no que foi divulgado que ocorreu, evitando o estudo de notícias falsas, provenientes de fontes muito diversas das que normalmente fundamentam as questões do tipo nas principais organizadoras. Sobre a atuação do ex-presidente norte-americano no combate a pandemia julgamos o item.
Análise do item:
A política externa dos EUA durante o mandato de Trump foi marcada pela rejeição aos organismos multilaterais com constantes acusações sem provas de favorecimento de outras nações em detrimento dos interesses dos Estado Unidos. Com a Organização Mundial da Saúde não foi diferente e ao ser frequentemente criticado pelo seu diretor o ex-presidente optou por se retirar da organização de forma unilateral. Porém, a adesão e saída de uma país de uma organização multilateral não é processo simples e relacionado a decisão autocrática de um presidente já que este tipo de decisão precisa ser referendado pelo congresso e envolve longas e complexas negociações. Por fim entre o anúncio da decisão presidencial e sua efetivação existe um longo período que acabou por incluir a derrota de Trump no pleito de reeleição e esta decisão já foi revista por seu sucessor.
GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO
-
Gabarito: Errado.
Ao fazer o movimento, Trump notificou o Congresso, que precisará dar sua anuência nas diversas fases de desligamento entre o país e a organização multilateral. Uma resolução aprovada pelos congressistas americanos em 1948 permite a retirada dos Estados Unidos da OMS, mas determina que o procedimento deverá levar pelo menos um ano. Os americanos também terão que pagar uma série de taxas pela renúncia à posição, que só aconteceria definitivamente em julho de 2021.
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-53329605
Ou seja, a decisão do presidente Donald Trump NÃO tem efeitos imediatos, não implicando na suspensão, desde já, de compromissos financeiros e de assessoria técnica entre seu país e a OMS.