SóProvas


ID
5353642
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO-4ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto à estrutura organizacional, aos tipos de departamentalização e à organização informal, julgue o item.


Os pressupostos são o primeiro nível da cultura organizacional, pois refletem as coisas concretas que cada um consegue ver dentro da organização.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado.

    Os artefatos são o nível mais superficial, visível e perceptível da cultura organizacional e incluem os produtos, os serviços e os padrões de comportamento dos membros de uma organização.

    Níveis da cultura:

    • 1° Artefatos: visíveis, superficiais e perceptíveis;
    • 2° Valores compartilhados: invisíveis e enraizados; são justificativas para o comportamento. Ex: normas, filosofia;
    • 3° Pressupostos básicos: é a camada mais profunda da cultura, composta por crenças, percepções e sentimentos.

    Fonte: Comentários do Qc + caderno de erros.

  • Gabarito errado.

    Pressuposições básicas: Diz respeito à camada mais profunda da análise cultural (valores), aspecto subjetivo da cultura, formado pela informalidade, a qual é construída com base nas experiências.

    Fonte: comunidade Qc + meus resumos

  • GABARITO: ERRADO NÃO REFLETEM COISAS CONCRETAS, MAS SIM ABSTRATOS.
  • ARTEFATOS SÃO OS NÍVEIS MAIS SUPERFICIAIS.

  • A questão em análise aborda a temática da Cultura Organizacional.

    A Cultura Organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento diário dos membros de uma organização e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais.

    Assim, para melhor entendermos essa cultura, podemos apresentá-la em várias camadas com diferentes níveis de profundidade e arraigamento. Quanto mais profunda a camada, tanto maior a dificuldade de mudar ou transformar a cultura. Segundo Schein (1990), a cultura organizacional apresenta três níveis: artefatos observáveisvalores e pressupostos básicos.

    O primeiro nível, artefatos, caracteriza-se pela camada mais superficial e visível. São coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. São representados pelos símbolos, pela tecnologia, prédios e instalações, produtos, serviços e até mesmo nas maneiras como as pessoas se tratam.

    O segundo nível, valores, nem sempre é possível visualizá-lo com facilidade, pois representa a camada intermediária. Esse nível caracteriza-se pelos valores, normas, estratégias, objetivos, ideologias e filosofias. “São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais os colaboradores da empresa fazem o que fazem dentro dela. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros, os valores podem ser evidenciados a partir dos ritos existentes na empresa" (Schein, 1990).

    O terceiro nível, e o mais profundo, geralmente não é possível observá-lo com facilidade. Nesse nível encontram-se as crenças inconscientes, as percepções e os sentimentos das pessoas.

    Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está errada, pois os pressupostos são o terceiro nível da organização.


    Fonte:

    SCHEIN, E. H. Organizational culture. American Psychologist, 1990.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • A classicação mais conhecida dos níveis da cultura é a de Schein. De acordo com ele, a cultura existe em três níveis:

    Ø Artefatos – É o primeiro nível, o mais superficial. Basicamente, são todos os aspectos que percebemos assim que temos contato com uma organização. Dentro desse nível temos: os produtos, os padrões comportamentais, o vestuário, o espaço físico, os símbolos, os logotipos, a linguagem etc.

    Ø Valores – Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. Existem em um nível consciente e são utilizados para explicar e justificar o comportamento dos integrantes. Podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.

    Ø Pressupostos BásicosSão as verdades inquestionáveis. São aqueles valores tão arraigados que nem são mais explicitados. São as fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado. Como os valores, podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.

    Rodrigo Rennó