SóProvas


ID
5355406
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Câmara de Teresina - PI
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Psicologia do espaço: as implicações da arquitetura no comportamento humano

Visto que seres humanos passam a maior parte de suas vidas em ambientes fechados, não nos surpreende o fato de que determinadas características do espaço construído têm um impacto significativo em nosso comportamento psíquico. Condições de iluminação, de escala e proporção assim como os materiais e suas texturas são características espaciais que emitem informações para nossos sentidos, afetando a maneira como nos relacionamos com o espaço, produzindo um sem fim de sensações e reações.

Determinadas características do espaço construído são capazes de induzir sensações de tranquilidade e segurança nas pessoas, de fazer com que se sintam bem e relaxadas ou até de aumentar a concentração e a produtividade dos usuários em seu ambiente de trabalho. Independente de qual sejam as sensações que nos provocam, não se pode negar que as características dos espaços em que vivemos – ou trabalhamos – desempenham um papel fundamental na maneira como as pessoas se sentem e como elas se relacionam com o espaço.

No entanto, pessoas foram sendo empilhadas em caixas para servir um sistema de produção em massa destinado a alimentar uma sociedade faminta pelo consumismo. De fato, o empilhamento, ou verticalização, é um fenômeno que surgiu em resposta à Revolução Industrial e ao consequente aumento exponencial das pessoas que, em busca de ofertas de emprego, começaram a abarrotar cidades completamente despreparadas para absorver tal contingente humano. As unidades habitacionais se tornaram mais compactas para que os edifícios pudessem acomodar um número cada vez maior de habitantes. 

As características dos espaços que projetamos são capazes de induzir determinados tipos de comportamento nas pessoas”, diz a psicóloga ambiental e designer de interiores Migette Kaup. Por exemplo, projetos que incorporam noções de equilíbrio, proporção, simetria e ritmo são capazes de provocar uma sensação de tranquilidade e harmonia. As cores, por sua vez, também são capazes de provocar sensações de conforto ou estimular a comunicação entre as pessoas. A luz é um universo em si e depende muito da tipologia de espaço de que estamos falando. Uma luz suave sugere um espaço mais introspectivo, enquanto uma luz mais intensa caracteriza um espaço mais extrovertido. Para a psicóloga, a iluminação natural abundante é um excelente estímulo à produtividade e ao bem estar físico e mental das pessoas.

Por outro lado, determinadas características espaciais provocam ansiedade, outras estimulam uma sensação de equilíbrio e serenidade. Acontece que nem sempre somos conscientes de nossas reações e acabamos agindo sem saber porquê. Irving Weiner, professor de psicologia ambiental do Massasoit Community College de Middleborough, Massachusetts, afirma que “muitas dessas características ambientais não podem ser vistas ou apreendidas por nossos sentidos, mas, ainda assim, são capazes de influenciar diretamente o nosso comportamento ou humor”.


Adaptado de: <https://www.archdaily.com.br/br/936143/psicologiado-espaco-as-implicacoes-da-arquitetura-no-comportamentohumano>. Acesso em: 09 jul. 2020.

Assinale a alternativa em que os pares de palavras são acentuados de acordo com a mesma regra.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E

    Edifícios – equilíbrio --> Ambos são paroxítonas terminadas em ditongo crescente.

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    ACENTUAÇÃO GRÁFICA ( não importa o número de sílabas, e sim em qual o acento estará!!!!)

    Regras para acentuação (resumida):

    1) As palavras cuja acentuação tônica recaem na última sílaba, chamam-se oxítonas.

    ex: açaí a-ça-í ( última sílaba)

    2) As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são as de maior número em língua portuguesa. (encontram-se na 2 sílaba da direita pra esquerda)

    Órgãos; Ór²/gãos¹ - Paroxítona terminada em "ãos" ;e

    Sé - rie -> paroxítona terminada em ditongo.

    His-tó-ria -> paroxítona terminada em ditongo.

    3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se proparoxítonas -

    São palavras cuja a sílaba tônica encontra-se na 3º sílaba, da direita para esquerda e todas são acentuadas.

     

     

  • Til não é assento;

    "Porquê" quando tônico se torna apenas um vocábulo comum, não se tornando então oxítona;

    ()

    "É" monossílabo tônico;

    "Têm" acento marcando a pluralidade da palavra;

    Gabarito - paroxítonas terminadas em ditongos crescente.

  • Trata-se de uma paroxítona

  • Realizando a separação cheguei a conclusão que são proparoxítonas, mas ao ler os comentários vi que afirmaram ser paroxítona, na dúvida consultei o dicionário online e lá também mostra ser proparoxítonas.

  • A questão quer saber qual conjunto de palavras abaixo recebe acento pela mesma regra. Vejamos:

    a) Incorreta.

    A-⇢ acentuada por ter a última sílaba mais forte e terminar em "E", ou seja, entra na regra das oxítonas terminadas em "E". Acentua-se a oxítona terminada em: a, e, o, seguidos ou não de s, em, ens (em palavras de duas ou mais sílabas), éis, éu(s), ói (s).

    Por-quê⇢ leva acento para se diferenciar de seus outros significados, nesse caso, representa um substantivo e é usado com sentido de "razão" ou "motivo".

    b) Incorreta.

    Não o til não é um acento, mas sim uma marca de nasalização.

    têm⇢ leva acento na sua forma conjugada na terceira pessoa do plural do indicativo para se diferenciar da sua forma singular que não possui acento.

    c) Incorreta.

    Im-pli-ca-ções⇢ o til não é um acento, mas sim uma marca de nasalização. O motivo de não levar acento é porque não acentua-se oxítona terminada em "ões".

    cons-tru-í-dos⇢ acentuada por ser um hiato formado por "I" que fica sozinho na sílaba. Acentua-se o hiato quando formado pelas vogais "I" ou "U" sozinho na sílaba e não seguido de "NH".

    d) Incorreta.

    Éé uma palavra monossílaba que está sendo tonalizada e acentua-se a monossílabo terminada em: a, e, o, seguidos ou não de s e terminadas em “éi”, “éu” e “ói”.

    A-⇢ acentuada por ter a última sílaba mais forte e terminar em "E", ou seja, entra na regra das oxítonas terminadas em "E". Acentua-se a oxítona terminada em: a, e, o, seguidos ou não de s, em, ens (em palavras de duas ou mais sílabas), éis, éu(s), ói (s).

    e) Correta.

    E-di--cios – e-qui-lí-brio⇢ acentuadas por terem a penúltima sílaba mais forte e terminarem em "ditongo crescente", ou seja, entra na regra da paroxítona terminada em ditongo. As paroxítonas são aquelas que têm sua sílaba mais forte na penúltima sílaba. Acentua-se paroxítona terminada em: i, is, us, um, uns, /, n, r, x, ons, ps, ei, eis, ã, ãs, ão, ãos, guam e as terminadas em ditongo crescente. Ditongo crescente é a união da semivogal com a vogal. Semivogal são tradicionalmente "i" e "u", na palavra em questão o ditongo é formado por "io".

    Gabarito do monitor: E

  • Têm pessoas separando sílabas erradas aqui,

    CORRETO

    e-qui--brio

    e-di--cio

    estão separando assim:

    e-qui--bri-o

    e-di--ci-o

    dessa forma, seriam palavras proparoxítonas, mas no Brasil são palavras paroxítonas, recebem acento por causa das paroxítonas terminadas em ditongo crescente.

  • A questão está correta na letra E. Ambas são PAROXÍTONAS terminadas em ditongos crescentes

    Pela norma brasileira : E-di-fí-cio /// E-qui-lí-brio

    Pela norma portuguesa : E-di-fí-ci-o /// E-qui-lí-bri-o

  • Edifícios – equilíbrio.

  • e) Correta.

    E-di--cios – e-qui-lí-brio⇢ acentuadas por terem a penúltima sílaba mais forte e terminarem em "ditongo crescente", ou seja, entra na regra da paroxítona terminada em ditongo. As paroxítonas são aquelas que têm sua sílaba mais forte na penúltima sílaba. Acentua-se paroxítona terminada em: i, is, us, um, uns, /, n, r, x, ons, ps, ei, eis, ã, ãs, ão, ãos, guam e as terminadas em ditongo crescente. Ditongo crescente é a união da semivogal com a vogal. Semivogal são tradicionalmente "i" e "u", na palavra em questão o ditongo é formado por "io".

    Gabarito do monitor: E

  • e-qui--brio

    e-di--cio

  • PAROXÍTONAS

    Terminações;

    Ditong ÃO

    X L R

    PS I N US

  • separei errado, uma dava paroxítona e a outra dava proparoxítona, depois que erro a questão que se toco que fiz a separação errada, ódio.
  • "ATÉ" E "PORQUÊ" NÃO SÃO A MESMA REGRA? NO MEU ENTENDER AS DUAS SÃO OXITONAS TERMINADAS EM "E". ESTOU ERRADO?

  • CORREÇÃO EM VIDEO:

    https://youtu.be/CbSbKyIz0xU?t=3484

  • Edifícios – equilíbrio --> Ambos são paroxítonas terminadas em ditongo crescente.