SóProvas


ID
5355739
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-AP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto CG1A1-I

   Há relações diversas e fundamentais entre o discurso e as verdades. Ao longo da história, já se acreditou que a verdade existiria independentemente da linguagem, que nada mais seria, além de sua mera expressão. Também já se afirmou que as coisas ditas seriam entraves ou acessos à verdadeira essência dos seres e fenômenos. Já foi dito ainda que as verdades consistiriam em construções históricas dos fatos, para as quais o discurso é decisivo. Mais recentemente, vimos multiplicarem-se as alegações de que os fatos não existem, de sorte que haveria apenas versões e interpretações alternativas.
   No que se refere às tendências contemporâneas de conceber as relações entre discurso e verdade, elas são frequentemente consideradas um movimento libertário, uma vez que nos permitem desprender-nos de dogmas, ortodoxias e autoridades exclusivas de pesadas e passadas tradições. Assim, domínios e instituições que antes nos guiavam, com base em suas verdades fundamentais e numa quase cega fé que depositávamos nelas, tornam-se cada vez mais suscetíveis às nossas dúvidas e críticas. A religião, a política, a mídia e a ciência já não são mais do mesmo modo consideradas como fontes das quais brotariam a certeza dos fatos e os devidos caminhos a seguir. Com frequência e intensidade aparentemente inéditas, a crença e a confiança que nelas assentávamos passaram a ser ladeadas ou suplantadas por suspeitas e por ceticismos, por postura crítica e por emancipações.

Carlos Piovezani, Luzmara Curcino e Vanice Sargentini. O discurso e as verdades: relações entre a fala, os feitos e os fatos. In: Luzmara Curcino, Vanice Sargentini e Carlos Piovezani. Discurso e (pós)verdade. São Paulo: Parábola, 2021, p.7-18 (com adaptações).  

O autor do texto CG1A1-I defende que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    " (...) Assim, domínios e instituições que antes nos guiavam, com base em suas verdades fundamentais e numa quase cega fé que depositávamos nelas, tornam-se cada vez mais suscetíveis às nossas dúvidas e críticas."

    Bons estudos e fé :)

  • PC-PB uma vaga é minha!

  • GABARITO: C

    O texto gira em torno das contemporâneas críticas acerca das verdades outrora inquestionadas, como as verdades religiosas, políticas, midiáticas e científicas.

  • C

    Assim, domínios e instituições que antes nos guiavam, com base em suas verdades fundamentais e numa quase cega fé que depositávamos nelas, tornam-se cada vez mais suscetíveis às nossas dúvidas e críticas. A religião, a política, a mídia e a ciência já não são mais do mesmo modo consideradas como fontes das quais brotariam a certeza dos fatos e os devidos caminhos a seguir.

  • A) o discurso é fator essencial para se confirmar a veracidade histórica dos fatos.

    No texto diz que o discurso pode ser interpretado de varios pontos de vista, tanto que existe um ponto de vista que alega que o discurso não é essencial. Errado

    B) os fatos passam a ter existência a partir do momento em que se apresentam versões e interpretações para eles.

    Os fatos não existem. Errado

    C) a crença e a confiança em instituições e domínios que ofereciam a certeza dos fatos e os caminhos a serem seguidos vêm sendo questionadas. certo

    Assim, domínios e instituições que antes nos guiavam, com base em suas verdades fundamentais e numa quase cega fé que depositávamos nelas, tornam-se cada vez mais suscetíveis às nossas dúvidas e críticas.

    D) o discurso sempre impede a apreensão da verdade e da verdadeira essência dos seres e das coisas.

    O texto não defini que é sempre. Errado,

    E) a consciência das relações entre discurso e verdade é o primeiro passo para uma atitude libertária no que se refere a crenças e dogmas irrefletidos.

    NÃO TEM PRIMEIRO PASSO, NÃO TEM HIERARQUIA. ERRADA

  • Gabarito aos não assinantes: Letra C.

    A forma como o texto progride é essencial para a interpretação. O autor divide o texto em dois momentos. O primeiro, direcionado ao contexto histórico acerca da verdade. Em determinado período, a verdade existia mesmo que não fosse expressada (discursada/falada), o que é expresso no trecho "a verdade existiria independentemente da linguagem". Podemos sintetizar as ideias apresentadas no primeiro parágrafo através da fala do Chicó "não sei. só sei que foi assim." rsrs

    Feita a breve introdução, chegamos ao "coração do texto". No caso, o segundo parágrafo.

    A verdade, contemporaneamente, já não passa mais a ser vista como algo incontestável, o que é expresso no trecho "domínios e instituições que antes nos guiavam, com base em suas verdades fundamentais e numa quase cega fé que depositávamos nelas, tornam-se cada vez mais suscetíveis às nossas dúvidas e críticas". No meu entender, quando o autor se insere na narrativa "[...] antes nos guiavam", temos também o seu posicionamento.

    Outra passagem que também sintetiza tal posicionamento é "a crença e a confiança que nelas assentávamos passaram a ser ladeadas ou suplantadas por suspeitas"

    ___

    Bons estudos!

    Equívocos, reportem.

  • Gabarito: Letra C

    Questão de pura compreensão textual. Copiou, colou! Resposta está na linha 8 e 9.

    ------------------------------------------------------------------------------------------

    Você não pode ir para as questões de português sem saber o que é:

    Compreensão (Está no texto).

    • Segundo o texto;
    • O texto informa;
    • O autor, narrador..

    Interpretação (Está além do texto)

    • Infere-se do texto;
    • Depreende-se;
    • Conclui-se do texto;
    • Qual a intenção do autor;
    • É possível subentender-se a partir do texto..
  • Gabarito: C

    "(...)

    No que se refere às tendências contemporâneas de conceber as relações entre discurso e verdade, elas são frequentemente consideradas um movimento libertário, uma vez que nos permitem desprender-nos de dogmas, ortodoxias e autoridades exclusivas de pesadas e passadas tradições. Assim, domínios e instituições que antes nos guiavam, com base em suas verdades fundamentais e numa quase cega fé que depositávamos nelas, tornam-se cada vez mais suscetíveis às nossas dúvidas e críticas. A religião, a política, a mídia e a ciência já não são mais do mesmo modo consideradas como fontes das quais brotariam a certeza dos fatos e os devidos caminhos a seguir. Com frequência e intensidade aparentemente inéditas, a crença e a confiança que nelas assentávamos passaram a ser ladeadas ou suplantadas por suspeitas e por ceticismos, por postura crítica e por emancipações."

    • Pelos grifos no segundo parágrafo, da pra perceber claramente que o autor defende que a crença e a confiança em instituições e domínios que ofereciam a certeza dos fatos e os caminhos a serem seguidos vêm sendo questionadas.
  • Gabarito: letra C.

    Trecho que texto que justifica o gabarito:

    "A religião, a política, a mídia e a ciência já não são mais do mesmo modo consideradas como fontes das quais brotariam a certeza dos fatos e os devidos caminhos a seguir. Com frequência e intensidade aparentemente inéditas, a crença e a confiança que nelas assentávamos passaram a ser ladeadas ou suplantadas por suspeitas e por ceticismos, por postura crítica e por emancipações."

  • O autor vem crescendo no texto, apontando a evolução histórica do tema e fecha com dois períodos que acredito serem os decisivos para o acerto da questão.

    "A religião, a política, a mídia e a ciência já não são mais do mesmo modo consideradas como fontes das quais brotariam a certeza dos fatos e os devidos caminhos a seguir. Com frequência e intensidade aparentemente inéditas, a crença e a confiança que nelas assentávamos passaram a ser ladeadas ou suplantadas por suspeitas e por ceticismos, por postura crítica e por emancipações."

  • Letra C.

    Fundamentação textual encontra-se no início do segundo parágrafo: No que se refere às tendências contemporâneas de conceber as relações entre discurso e verdade, elas são frequentemente consideradas um movimento libertário, uma vez que nos permitem desprender-nos de dogmas, ortodoxias e autoridades exclusivas de pesadas e passadas tradições. Assim, domínios e instituições que antes nos guiavam, com base em suas verdades fundamentais e numa quase cega fé que depositávamos nelas, tornam-se cada vez mais suscetíveis às nossas dúvidas e críticas.

  • Alguém pode explicar o porquê não ser a letra E?