A questão solicita conhecimentos acerca da Psicodinâmica do trabalho.
A Psicodinâmica do trabalho é uma abordagem focada na saúde do trabalhador a partir de um viés psicanalítico. O trabalho desempenha papel central na vida do sujeito e as complexidades das relações e modos de trabalho experienciados na organização podem ser geradores de sofrimento para o indivíduo. Para a psicodinâmica, o trabalho gera confronto entre o mundo interno do sujeito (sua subjetividade e singularidade) com o mundo externo (a realidade objetiva, com as regras, valores e desafios organizacionais) que pode acarretar em sofrimento para o sujeito. Assim, é preciso estabelecer estratégias para a busca constante do prazer, visando manter o equilíbrio psíquico em situações patogênicas de trabalho.
- ERRADA
Na psicodinâmica do trabalho o foco está no estudo das relações entre o que promove saúde ou sofrimento ao indivíduo no trabalho, e não à diagnósticos psicopatológicos, voltados para a clínica psicológica.
- ERRADA
A saúde no trabalho na visão psicodinâmica está relacionada com as possibilidades do trabalhador encontrar estratégias que permitam lidar com as fontes de sofrimento existentes. É praticamente impossível não haver sofrimento, seja que contexto for.
- ERRADA
Pelo contrário. Empresas com modelos gerencialistas tendem a apresentar maiores possibilidades de intensificação do sofrimento, já que há prevalência de verticalidade entre os trabalhadores (trabalhadores operários possuem menores oportunidades de expressar sobre seus sofrimentos).
- CERTA
Cada etapa consiste em:
Pré-enquete: está relacionada com a criação de condições necessárias para a realização da pesquisa, apresentando e difundindo os princípios da Psicodinâmica do Trabalho e da enquete entre os trabalhadores. Também identifica voluntários interessados em participar das demais etapas, e organiza os grupos.
Enquete: espaço das discussões grupais, propriamente ditas.
Análise da demanda: nessa etapa entende-se quem formula a demanda, o que é solicitado e para quem a demanda dirige-se. Após isso, será possível construir as hipóteses e interpretações a serem formuladas pelos pesquisadores durante o desenvolvimento dos grupos.
Análise do material da enquete: O material da enquete é o resultado das vivências subjetivas expressas pelo grupo de trabalhadores durante os encontros.
Observação clínica: análise das ilustrações trazidas, as percepções, gestos e movimentos, articulando-se com o material falado.
Além desses, também é possível incluir como etapas:
Interpretação: através da junção da análise da demanda, do material da enquete e a observação clínica, formula-se e identifica os elementos subjetivos surgidos durante as sessões, buscando dar um sentido a estes. Dentre os conceitos que podem surgir: sofrimento e prazer no trabalho, mecanismos de reconhecimento e cooperação e estratégias coletivas de defesa.
Validação e refutação: O resultado da análise e interpretação é consolidado em um relatório que é apresentado aos trabalhadores para que possa ser discutido e validado (ou refutado).
Validação ampliada: os resultados do relatório final é apresentado para a direção e aos demais trabalhadores da organização que não participaram da pesquisa.
- ERRADA
O estudo volta-se para a subjetividade do trabalhador e não diretamente a seu desempenho e produção na organização - já que esses podem oscilar diante da saúde atual que o sujeito está apresentando.
Gabarito da professora: LETRA D
Fonte: Análise da psicodinâmica do trabalho. In:Trabalho e saúde: Contribuições da psicodinâmica do trabalho para a saúde de trabalhadores. 2011 (online)