O que é planejamento de recrutamento e seleção?
Um plano de recrutamento é uma estratégia adequadamente definida para atrair, contratar e integrar o talento certo. Nesse sentido, ele parte da identificação das necessidades da empresa e busca, interna ou externamente, profissionais capazes de satisfazer a elas.
gabarito da banca: letra E.
Fiquei em dúvida na letra D. rs
Fonte: https://tutano.trampos.co/24257-planejamento-de-recrutamento-e-selecao/
Planejamento operacional é de onde saem as ações e metas traçadas pelo nível tático para atingir os objetivos das decisões estratégicas. Neste planejamento os envolvidos são aqueles que executam as ações que são aplicadas em curto prazo, geralmente, no período de 3 a 6 meses.
Planejamento setorial é um processo gerencial de identificação e coordenação dos recursos (pessoas, processos, projetos, serviços, aquisições e orçamento) de uma determinada unidade, necessário para apoiar a instituição na execução de seu plano estratégico e no cumprimento de seus objetivos institucionais.
RH tático é responsável pelas ações derivadas do planejamento estratégico da companhia que permitem uma visão mais externa em relação ao nível operacional, e por isso são explorados projetos e ações que visam a melhoria do desempenho da área de RH.
Planejamento estratégico de RH, assim como para os demais setores da empresa, tem como objetivo traçar uma metodologia focada nas mudanças do negócio. Ou seja, antecipar cenários futuros e trabalhar como agente da evolução interna.
Repare que a questão se referiu especificamente ao sistema de agregar pessoas, que é utilizado para incluir novas pessoas na empresa. Podem ser denominados processos de provisão ou de suprimento de pessoas. Incluem recrutamento e seleção de pessoas.
De acordo com Chiavenato (2014), esse sistema envolverá um planejamento prévio da necessidade de recursos humanos, como nesse diagrama do processo de recrutamento (que precede o de seleção):
O autor também diferencia os demais tipos de planejamento trazidos na questão. Veja:
1) Planejamento estratégico: refere-se à organização como uma totalidade e indica como a estratégia global deverá ser formulada e executada. Suas principais características são:– É holístico e sistêmico, envolve o todo organizacional em relação ao contexto ambiental.
– Seu horizonte temporal é de longo prazo.
– É definido pela cúpula da organização.
2) Planejamento tático: refere-se ao meio de campo da organização para cada unidade organizacional ou departamento da empresa. Suas características são:
– Indica a participação de cada unidade no planejamento global. Refere-se a cada área ou departamento da empresa.
– Seu horizonte temporal é de médio prazo, geralmente um ano.
– É definido por cada unidade organizacional como contribuição ao planejamento estratégico.
3) Planejamento operacional: refere-se à base da organização envolvendo cada tarefa ou atividade da empresa. Suas características são:
– Indica como cada tarefa, operação ou atividade deverá contribuir para o planejamento tático da unidade.
– Seu horizonte temporal é de curto prazo, geralmente um mês.
– É definido para cada tarefa, operação ou atividade exclusivamente.
O planejamento setorial é aquele referente a determinado setor da organização. Nesse sentido, todos os planejamento aqui descritos - planejamentos de RH - aqui se encaixam.
Agora... preste atenção!!! O planejamento das necessidades de RH vai estar incluído, em certo grau, em todos esse demais planejamentos.
Chiavenato, Idalberto Gestão de pessoas : o novo papel dos recursos humanos nas organizações / Idalberto Chiavenato. -- 4. ed. -- Barueri, SP : Manole, 2014.
Gabarito do Professor: Letra E.