SóProvas


ID
5355910
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-AP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a opção que apresenta três tipos de custos que compõem o custo final da rotatividade de pessoal.

Alternativas
Comentários
  • Gab: Letra A: custos de desligamento, custos de substituição e custos de treinamento

    Desligou tem que pagar os direitos dos funcionários, depois para substituir aquele que saiu é preciso arcar com despesas de recrutamento e seleção, depois de contratado o novo funcionário é preciso treiná-lo o que muitas vezes requer custos também.

    OS CUSTOS DA ROTATIVIDADE

    Chiavenato (2009) divide os custos relativos à rotatividade em primários, secundários e terciários.

    Os custos primários são aqueles diretamente relacionados com a demissão do colaborador. Por exemplo, as despesas de desligamento e a seleção de um novo funcionário, despesas com treinamento e integração, custo do tempo das pessoas envolvidas no RH, além dos custos legais referente ao desligamento do colaborador.

    Os custos secundários envolvem aspectos intangíveis, ou seja, aquilo que não pode ser tocado. Refere-se aos efeitos imediatos da rotatividade, como por exemplo, as perdas na produção, enquanto um empregado novo não substituir aquele desligado, produção menor até o novo empregado adequar-se e a influência perante aos outros funcionários.

    Os custos terciários são aqueles que interferem os reflexos da imagem e dos negócios da empresa, a queda da qualidade dos produtos ou serviços prestados causados por empregados inexperientes ou em fase de adaptação.

    Então concluímos que nos dias atuais, para enfrentar a rotatividade saudável as organizações precisam repensar as suas políticas de pessoal, plano de cargos e salários para torna-los mais atraentes e desafiadores, redefinir o estilo de liderança, para torná-lo mais democrático e participativo, além de estratégicas motivadoras, desde as relacionadas a fatores materiais (espaço físico, quantidade e volume de trabalho, higiene e segurança do trabalho) e à organização social do trabalho, recompensas, promoções, entre outros.

    Pode-se afirmar que a rotatividade de pessoal influencia significativamente os processos e resultados das empresas, pois é um aspecto muito importante na dinâmica organizacional (CHIAVENATO, 2010).

  • A questão solicita conhecimentos sobre custos de rotatividade de pessoal

    Os tipos de custo final para o processo de rotatividade, ou seja, a demissão e posterior integração de novos funcionários, é conforme  Mobley  (1992),  custos  de desligamento, custos de reposição e custos de treinamento. Com relação aos custos de desligamento incluem as operações de entrevista de desligamento, a desvinculação do funcionário da folha de pagamento, a contabilização de vínculos e as indenizações decorrentes do desligamento. Os custos de reposição referem-se a possíveis gastos devidos ao colaborador, como férias, 13º, FGTS, entre outros. E o custo de treinamento está relacionado ao processo de treinamento dos colaboradores da empresa nas atividades realizadas pelo funcionário que foi demitido, onde a empresa sofre possível queda na produtividade diante da baixa sofrida.



    Gabarito da professora: LETRA A.


    Fonte: Patias, T.Z, et. al(2015). Custos da rotatividade de pessoal: evidências no setor de supermercado. RACE , Revista de Administração, Contabilidade e Economia, Joaçaba: Ed. Unoesc, v. 14, n. 1, p. 143-170, jan./abr. 201