SóProvas


ID
5356762
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Câmara de Teresina - PI
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A SUA SUPERDESENVOLVIDA HABILIDADE DE LER MENTES

Renato Caruso Vieira

   Você é encarregado de conduzir uma reunião com quatro diretores de filiais da sua empresa: a Srª A., o Sr. B., a Srª C. e o Sr. D. Dirigindo-se à sala de reuniões, você é saída, ainda no corredor, por um de seus assessores, com quem trava o seguinte diálogo:

   Você: — Todos os diretores chegaram?

   Assessor: — Alguns chegaram.

  Adentrando a sala, você avista, já acomodados e preparados, a Srª A., o Sr. B., a Srª C. e o Sr. D. Confuso, você interpela discretamente o assessor:

  — Por que você disse alguns que dos diretores anteriores chegado se todos eles já chegaram?

 — Tudo o que eu disse foi que alguns dos diretores chegados chegados. A Srª A. e o Sr. B são alguns dos diretores e eles chegaram. Portanto, eu falei a verdade.

   Apesar de reconhecer uma consistência lógica irretocável da justificativa, você dificilmente absolveria seu assessor da culpa de ter feito mau uso da linguagem. [...]

  A correta interpretação de uma sentença proferida por um falante depende da habilidade de reconhecimento das intenções que ele pretendeu comunicar com aquela escolha de palavras. E a escolha de palavras do falante depende da avaliação que ele faz da habilidade do ouvinte de reconhecer as intenções comunicadas por ele. Assim, a culpa pelo mau uso da linguagem que atribuímos ao assessor, na narração ilustrativa que introduziu este texto, adveio de sua incapacidade de reconhecer a indução à inferência de “somente alguns [diretores chegaram], mas não todos” provocada pela escolha de palavras que fez naquele contexto particular.

   [...] Podemos identificar as interações conversacionais como constantes exercícios de metarrepresentação (representação mental da representação mental do outro) sustentados pela superdesenvolvida habilidade humana de “leitura de mentes” [...].
   A “leitura de mentes”, que conceitualmente se confunde com a capacidade de reconhecimento das intenções alheias, é uma adaptação humana com participação em todas as grandes conquistas evolutivas da nossa espécie em termos de cognição social. Não se observa no reino animal capacidade comparável à humana de comunicação, de cooperação, de compartilhamento de informações, de negociação. [...]


Adaptado de: <http://www.roseta.org.br/pt/2020/03/16/a-suasuperdesenvolvida-habilidade-de-ler-mentes/>. Acesso em 13 jul.2020.

Usar alternativa em que “meta” tem o mesmo significado que na palavra “metarrepresentação”.

Alternativas
Comentários
  • Gab.": B

    meta-

    (grego metá, no meio de, entre, com)

    prefixo

    1. Indica posição posterior (ex.: metacarpo).

    2. Exprime a noção de mudança (ex.: metafonia).

    3. Exprime a noção de transcendência (ex.: metafísica).

    4. Exprime a noção de reflexão sobre si (ex.: metalinguagem, metarrepresentação).

    Nota: É seguido de hífen quando o segundo elemento começa por a ou h (ex.: meta-aprendizagem).

    "meta", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021,  [consultado em 17-08-2021].

  • Fiquei na dúvida entre a B e a E, se alguém puder explicar :)

  • GAB-B

    Metalinguagem.

    ESTUDE ENQUANTO ELES JOGAM XADREZ NA SALA.

  • A

    Metade. Uma de duas partes iguai

    B

    Metalinguagem. REPRESENTAÇÃO DA LINGUAGEM

    C

    Metáfora. Está fora da mente/texto

    D

    Metaleiro. TRABALHA COM METAIS

    E

    Metafísica. ALÉM DA FÍSICA USUAL.

  • Tem gente que comenta cada besteira nas questões,se nao sabe comentar nao comenta,agora e cada comentário "estude enquanto eles jogam xadrez" aff,nao agrega em nada

  • Também errei marcando a assertiva "e". Creio que o erro repousa (e aqui creio mesmo, não boto minha mão no fogo pela explicação, sendo este comentário uma metalinguagem, como ficará evidente ao final) no fato de que metalinguagem, em linhas gerais, significa o texto falando sobre ele mesmo, característica marcante naquelas poesias que começam com (...) escrevo esse versos...

    Como podemos inferir no contexto, "metarepresentação" significa representação de uma representação de realidade, de modo que, assim como no caso de metalinguagem, algo falando sobre si mesmo.

    Já metafísica, em contrapartida, nada tem a ver com a física falando sobre ela, pelo contrário, em tradução livre significa "além da física", o estudo dos elementos perseguindo sua essência e desconsiderando elementos meramente materiais (em termos simples, gente, é possível escrever um doutorado só sobre a conceituação de metafísica).