Analisando os itens, temos:
I. Correto. O profissional do serviço social é parte de uma construção histórica, humana, intencional, crítica e criativa, capaz de operacionalizar ações voltadas para a construção da sociedade democrática de direito ampliando as políticas sociais a cidadania por meio da elaboração e implantação de projetos e programas sociais de intervenção e transformação da social
II. Incorreto. A formação de um profissional do serviço social de uma organização política exige um profissional voltado para o conservadorismo, o assistencialismo e as práticas funcionalistas. A formação do assistente social deve ser pautada na construção de um profissional crítico que faça leituras da realidade que ultrapassem a superficialidade e possa atuar de acordo com o projeto ético-político, garantindo o acesso às políticas sociais e visando assegurar direitos.
III. Correto. O Serviço Social deve incorporar em sua formação teórico-crítica e prático-operativa a compreensão das diferentes dimensões da questão social na complexa vida moderna, de modo a compreender o entrelaçamento da formatação sócio-histórica da profissão com as políticas sociais.
IV. Incorreta. O desenvolvimento da sociedade capitalista associados aos conflitos e questões sociais, não constituem conhecimentos intrínsecos à profissão do serviço social, o profissional atua apenas no resultado dos conflitos sociais e suas consequências para os usuários do sistema público de assistência social, garantindo igualdade de direitos no acesso ao atendimento. Entender a sociabilidade capitalista e suas relações sociais pautadas no conflito capital-trabalho, bem como apreender os fundamentos da questão social e suas expressões é imprescindível para o Serviço Social, posto que determina a inserção da profissão nessa sociedade e cria possibilidades e estratégias reais de atuação profissional.
V. Correto. A prática do profissional do serviço social envolve uma totalidade social advinda das múltiplas dimensões sociais envolvidas em sua ação, o que determina uma formação crítica com capacidade teórica, ético-política e técnico-prática capaz de alcançar processos de transformação social.
Ao analisar as alternativas, temos:
E – Correta.
A, B, C e D – Incorretas.
Gabarito: E
gab.E
I. O profissional do serviço social é parte de uma construção histórica, humana, intencional, crítica e criativa, capaz de operacionalizar ações voltadas para a construção da sociedade democrática de direito ampliando as políticas sociais a cidadania por meio da elaboração e implantação de projetos e programas sociais de intervenção e transformação da social
II. A formação de um profissional do serviço social de uma organização política exige um profissional voltado para o conservadorismo, o assistencialismo e as práticas funcionalistas.
III. O Serviço Social deve incorporar em sua formação teórico-crítica e prático-operativa a compreensão das diferentes dimensões da questão social na complexa vida moderna, de modo a compreender o entrelaçamento da formatação sócio-histórica da profissão com as políticas sociais.
IV. O desenvolvimento da sociedade capitalista associados aos conflitos e questões sociais, não constituem conhecimentos intrínsecos à profissão do serviço social, o profissional atua apenas no resultado dos conflitos sociais e suas consequências para os usuários do sistema público de assistência social, garantindo igualdade de direitos no acesso ao atendimento.
V. A prática do profissional do serviço social envolve uma totalidade social advinda das múltiplas dimensões sociais envolvidas em sua ação, o que determina uma formação crítica com capacidade teórica, ético-política e técnico-prática capaz de alcançar processos de transformação social.