-
será distribuído 2 prêmios entre 39 aprovados, sem repetição:39 x 38 = 1482 maneiras.
-
Eu acertei , mas penso que a questão deveria informar se os prêmios são iguais ou diferentes; pois se os prêmios fossem iguais, a ordem dos ganhadores não importaria e a questão seria resolvida por combinação, dando o resultado de 741 maneiras diferentes. Não deixando claro essa informação, muita gente preparada para o concurso pode errar uma questão simples dessa na prova, pelo fato de a questão apresentar duas linhas de pensamentos.Obs: E antes que alguém diga que quem errou é porque não sabe interpretar, eu digo que quem mais sabe interpretar saberá que o que eu digo é verdade.Bons estudos!!
-
Victor, concordo com você. Mas como ela não informou e fez questão de dizer que eram para pessoas diferentes apliquei logo o princípio da contagem e pronto...Mas acho que se alguém errou, pelo motivo que nós 2 vimos que poderia prejudicar a resolução da questão, poderia entrar com recurso...
-
O distinto confunde muitas pessoas no meu caso sempre me salva.
Nesse caso a ordem importa quando um prêmio for distribuido vai sobrar 38 opções.
como é distindo multiplica 39x38
-
Olá
bem, no enunciado não fala se é prêmio distinto ou não...fala em bacharéis distintos.
Se o prêmio fosse distinto, no caso, uma viagem e um curso p.ex., a ordem seria importante, pois João ganhar o curso e José ganhar a viagem seria diferente de João ganhar a viagem e José, o curso. Nesse caso, concordaria com o gabarito.
Se o prêmio for o mesmo (2 viagens), pouco importa se a ordem for João/José ou José/João....é a mesma coisa, e nesse caso, descordaria do gabarito, pois a resposta seria C39,2= 741 maneiras.
Na minha opinião, fui pela rsolução através de Combinação por não ter especificado no enunciado e por não ter conseguido ler a mente do examinador.
Bons estudos
-
Verdade, Victor. Se os prêmios fossem iguais, o certo seria combinação e o resultado seria 741. No entando, o resultado seria muito diferente do proposto pela questão ( 1400). Dessa forma, o correto é adotar arranjo. Sempre que o resultado for muito diferente da questão, provavelmente estará errado.
-
Serão distribuidos 2 prêmios entre 39 bacharéis, e os premiados são distintos, então: 39x38= 1482. Raaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaja!!!
-
Questão com redação chula. Desde quando "...se os bacharéis premiados forem distintos..." quer dizer que os prêmios são diferentes? Como se sabe, distintos está exercendo a função de PREDICATIVO DO SUJEITO e, assim sendo, é uma qualidade/característica dos bacharéis premiados, ou seja, eles são distintos, levando a entender que não pode haver dois prêmios para a mesma pessoa.
Mas, enfim, recorreria fácil dessa questão.
-
De jeito nenhum é uma questão de interpretação, a questão foi escrita erroneamente. Nunca que dizer que os bacharéis são distintos é dizer que os prêmios são distintos, são situações diferentes que levam a resultados diferentes. Entendo os dois lados de que trata esse questão, como foi comentada pelos colegas acima, mas o enunciado está errado. O Samuel falou direitinho.
-
Enfim... questão PESSIMAMENTE mal redigida e que proporciona dupla interpretação!
Não diz se os prêmios são iguais ou diferentes, o que prejudica a interpretação objetiva da assertiva...
Ôôô examinador... eu não tenho bola de cristal pra saber o que vc está pensando não criaturaaa!!! ¬¬
-
Também fiquei na dúvida quanto aos prêmios serem distintos ou não. Mas geralmente quando o resultado fica muito distante do informado no enunciado, a conta está errada (percepção pessoal minha... rs).
Então nesse caso, faz-se a combinação 39!/2!37! x 2 prêmios = 1.482
Gabarito: CERTO
Bons estudos!