SóProvas


ID
5368111
Banca
IDECAN
Órgão
PEFOCE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com base no que orienta o Manual de Redação da Presidência da República, no tocante à comunicação oficial, analise as afirmativas a seguir:


I. A redação oficial não é necessariamente árida e contrária à evolução da língua. É que sua finalidade básica - comunicar com objetividade e máxima clareza - impõe certos parâmetros ao uso que se faz da língua, de maneira diversa daquele da literatura, do texto jornalístico, da correspondência particular etc.

II. A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. Não se concebe que um documento oficial ou um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão. A transparência é requisito do próprio Estado de Direito: é inaceitável que um texto oficial ou um ato normativo não seja entendido pelos cidadãos. O princípio constitucional da publicidade não se esgota na mera publicação do texto, estendendo-se, ainda, à necessidade de que o texto seja claro.

III. A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se deve eliminar passagens substanciais do texto com o único objetivo de reduzi-lo em tamanho. Trata-se, exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.


Assinale 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra E.

    Literalidade do Manual.

    ...

    2 O que é redação oficial

    A redação oficial não é necessariamente árida e contrária à evolução da língua. É que sua

    finalidade básica – comunicar com objetividade e máxima clareza – impõe certos parâmetros ao

    uso que se faz da língua, de maneira diversa daquele da literatura, do texto jornalístico, da

    correspondência particular etc.

    ...

    Clareza e precisão

    CLAREZA

    A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro

    aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor...

    ...

    3.3 Concisão

    A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o

    texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras....

    ...

    Fonte: http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf

  • Mnemônico: 4C 2P, fio

    4C = Clareza, Coesão e Coerência, Concisão

    2P = Precisão e padronização.

    Fio = Formalidade, impessoalidade e objetividade

  • A redação oficial deve caracterizar-se por:

    clareza e precisão;

    objetividade;

    concisão;

    coesão e coerência;

    impessoalidade;

    formalidade e padronização; e

    uso da norma padrão da língua portuguesa. 

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente aos aspectos gerais da redação oficial.


    I. Verificamos que este item copiou exatamente o que foi expresso pelo Manual de Redação: "A redação oficial não é necessariamente árida e contrária à evolução da língua. É que sua finalidade básica – comunicar com objetividade e máxima clareza – impõe certos parâmetros ao uso que se faz da língua, de maneira diversa daquele da literatura, do texto jornalístico, da correspondência particular etc." (p.16). Portanto, esta afirmativa está correta.
    II. Quanto à clareza, esta alternativa é uma cópia do primeiro parágrafo que está no Manual de Redação, que explica sobre tal atributo: "A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. Não se concebe que um documento oficial ou um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão. A transparência é requisito do próprio Estado de Direito: é inaceitável que um texto oficial ou um ato normativo não seja entendido pelos cidadãos. O princípio constitucional da publicidade não se esgota na mera publicação do texto, estendendo-se, ainda, à necessidade de que o texto seja claro". Sendo assim, esta afirmativa está correta.
    III. A mesma coisa que aconteceu nas afirmativas anteriores, se repetiu nesta aqui. Para tratar da concisão, a banca copiou do Manual de Redação o primeiro parágrafo da parte que trata sobre tal atributo: "A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se deve eliminar passagens substanciais do texto com o único objetivo de reduzi-lo em tamanho. Trata-se, exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito". Dessa forma, esta afirmativa também está correta.

    Com base no exposto acima, verificamos que todas as afirmativas estão corretas e, portanto, a alternativa que responde este item é a letra E.


    Gabarito do Professor: Letra E