-
GAB D
Objeto indireto:
É o termo que completa o sentido de um verbo transitivo indireto. Vem sempre regido de preposição clara ou subentendida. Atuam como objeto indireto os pronomes: lhe, lhes, me te, se, nos, vos.
- Preciso de ajuda. (Preposição clara "de")Objeto Indireto
- Enviei-lhe um recado.(Enviei a ele - a preposição a está subentendida)Objeto Indireto
-
Leia-se a passagem textual:
"Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham."
Visando à escorreita e precisa definição terminológica, o pronome "lhes" é um objeto indireto pleonástico, ou seja, ele já fora expresso no período. Note que o objeto indireto do verbo "poupar" é a estrutura "às suas violetas". O pronome ''lhes", que pode ser suprimido da estrutura sem causar-lhe dano, desnecessariamente, apenas para fins estilísticos, reporta a ele, ao objeto indireto. Portanto, o termo destacado acima em vermelho se classifica em objeto indireto pleonástico. Cabe ainda citar: existe também o objeto direto pleonástico. A seguir, seguem exemplos de ambos, eduzidos de nossa literatura:
I - “A folhinha inventou-a algum boticário.” (Monteiro Lobato, Vidinha Ociosa)
II - “Quem lhe mandara a ele possuir a melhor casa de Itaoca?” (Monteiro Lobato, O Pito do Reverendo)
III - “E seus primeiros anos vivera-os pelos cantos escuros da cozinha.” (Monteiro Lobato, Negrinha)
IV - "Esses intervalos regulamentares de descanso, aproveitava-os para me adiantar no curso." (Raul Pompeia, O Ateneu)
Letra D
-
Sei lá, o jeito que o Shelking me faz me sentir b*rro é diferente kkk, Comentário enriquecedor, irmão. Valeu!
-
Como nossa língua é rica!!! Admirável a quantidade de recursos existentes nela.
-
✅Letra D.
Exercem função de OBJETO DIREITO E INDIRETO = Me, te, nos, vos.
Exercem função de OBJETO DIRETO = O, a, os, as.
Exercem função do OBJETO INDIRETO = Lhes, lhe.
Fonte: Aulas do Prof: Elias Santana, Gran Cursos.
SIGAMOS NA LUTA!!!✍☕
-
A questão é de sintaxe e quer que assinalemos a alternativa que corresponde à função sintática CORRETA do pronome em destaque em "Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham". Vejamos:
.
A) Adjunto adnominal.
Errado.
Adjunto adnominal: é ligado diretamente ao substantivo (concreto ou abstrato) procurando caracterizá-lo, determiná-lo ou individualizá-lo. São representados por artigo, numeral, pronome, adjetivo e locução adjetiva.
Ex.: Os cinco melhores estudantes passaram. (“os” é artigo, “cinco” é numeral, “melhores” é adjetivo, “estudantes” é o substantivo e o núcleo do adjunto adnominal)
.
B) Objeto direto.
Errado.
Objeto direto: liga-se diretamente a verbos transitivos diretos (VTD) e verbos transitivos diretos e indiretos (VTDI).
Ex.: Comprei um dicionário de Língua Portuguesa. (“comprei” é verbo transitivo direto. “um dicionário de Língua Portuguesa” é o objeto direto)
.
C) Predicativo do objeto.
Errado.
Predicativo: adjetivo ou expressão com função adjetiva localizada no predicado, que qualifica o sujeito ou o objeto. O predicativo pode expressar uma qualidade (alto, magro, bonito...) ou um estado (cansado, pensativo, triste...) do termo ao qual se refere.
Predicativo do sujeito: quando o adjetivo se refere ao sujeito. Se prende ao sujeito por um verbo de ligação. Ex.: Os alunos são inteligentes. (“inteligentes” é o predicativo do sujeito, pois se refere ao sujeito “os alunos”)
Predicativo do objeto: quando o adjetivo se refere ao objeto. Ex.: Eu comprei livros usados. (“usados” é o predicativo do objeto, pois se refere ao objeto direto “livros”).
.
D) Objeto indireto.
Certo. Temos aqui um objeto indireto que completa o sentido do verbo transitivo indireto "poupar". "Lhes" = às suas violetas (não poupei água A quem? R.: AS suas violetas -> A + AS = ÀS - não poupei água às suas violetas)
Objeto indireto: é o termo preposicionado que completa o sentido de um verbo transitivo indireto (VTI) ou de um verbo transitivo direto e indireto (VTDI).
Ex.: Eu confio em Deus. (“confio” é VTI. “em Deus” é objeto indireto).
Já em “Eu tenho confiança em Deus”, “em Deus” é complemento nominal, pois está ligado ao substantivo “confiança”.
.
Gabarito: Letra D
-
Reescrevendo o período para ordem direta: "Eu (sujeito elíptico/oculto/desinencial) não poupei (verbo) água (complemento direto) às suas violetas (complemento indireto) (...)"
Com isso, e sabendo que o lhe/lhes exerce função de complemento indireto (veja o comentário da colega Doraci), a alternativa correta só pode ser a letra "d".
Se tiver erro, comunique-me.
-
Q500067. Questão muito parecida usando o mesmo texto e perguntando sobre a mesma palavra
-
Oi!
Gabarito: D
Bons estudos!
-O resultado da sua aprovação é construído todos os dias.