SóProvas


ID
5372920
Banca
OMINI
Órgão
Prefeitura de Miguelópolis - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder à questão, leia atentamente o texto a seguir: 


Apelo


    Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa. Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. Não foi ausência por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relance no espelho.
    Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um corredor deserto, e até o canário ficou mudo. Para não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos. Uma hora da noite eles se iam e eu ficava só, sem o perdão de sua presença a todas as aflições do dia, como a última luz na varanda. 
    E comecei a sentir falta das pequenas brigas por causa do tempero na salada – o meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham. Não tenho botão na camisa, calço a meia furada. Que fim levou o saca-rolhas? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor.    

            (Dalton Trevisan, em Apelo)

Assinale a alternativa que corresponde à classificação CORRETA da expressão em destaque no excerto a seguir:

Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada.

Alternativas
Comentários
  • GAB B

    ADJUNTO ADVERBIAL DE LUGAR

    • É aquele que expressa uma circunstância de lugar ligada ao verbo.
    • Sendo um adjunto adverbial, essa circunstância locativa pode vir expressa por um advérbio, uma locução adverbial ou uma oração adverbial.

    Ex: Eu estudei na sala.

  • Leia-se a passagem:

    "A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada."

    O verbo "guardar", no contexto em tela, é transitivo, especialmente direto: seu complemento verbal direto é a estrutura "a pilha de jornais"; o pronome "os", a despeito de também ser objeto direto, é pleonástico, sendo, dessa forma, dispensável à estrutura. A construção "debaixo da escada", portanto, é adjunto adverbial de lugar que, se suprimido da estrutura, não a comprometeria gramaticalmente.

    Letra B

  • A questão é de morfologia e quer que classifiquemos o termo destacado a seguir: Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. Vejamos:

     .

    A) Adjunto adnominal.

    Errado.

    Adjunto adnominal: é ligado diretamente ao substantivo (concreto ou abstrato) procurando caracterizá-lo, determiná-lo ou individualizá-lo. São representados por artigo, numeral, pronome, adjetivo e locução adjetiva.

    Ex.: Os cinco melhores estudantes passaram. (“os” é artigo, “cinco” é numeral, “melhores” é adjetivo, “estudantes” é o substantivo e o núcleo do adjunto adnominal)

     .

    B) Adjunto adverbial de lugar.

    Certo. "Debaixo da escada" é um adjunto adverbial que indica um lugar (ninguém os guardou onde? R.: "debaixo da escada"). São advérbios de lugar (caracterizam o lugar): abaixo, acima, acolá, cá, lá, aqui, ali, aí, além, aquém, algures (= em algum lugar), alhures (= em outro lugar), nenhures (= em nenhum lugar), atrás, fora, afora, dentro, perto, longe, adiante, diante, onde, avante, através, defronte, aonde, donde, detrás...

    Adjunto adverbial: é sempre um advérbio ou uma locução adverbial. Caracteriza melhor a ação expressa pelo verbo, acrescentando ou especificando uma circunstância qualquer (modo, lugar, tempo...).

    Ex.: Nós estudamos muito bem ontem no curso. (“muito” é adjunto adverbial de intensidade. “bem” é adjunto adverbial de modo. “ontem” adjunto adverbial de tempo. “no curso” adjunto adverbial de lugar.)

     .

    C) Complemento nominal.

    Errado.

    Complemento nominal: é o termo que completa o sentido de um nome (advérbio, substantivo ou adjetivo), ligando-se a eles por meio de preposição.

    Ex.: A leitura do livro foi rápida. (“leitura” é substantivo abstrato. “do livro” é complemento nominal”)

    A comida do restaurante estava cheia de mofo. (“cheia” é adjetivo. “de mofo” é complemento nominal)

    Eles agiram favoravelmente ao povo. (“favoravelmente” é advérbio. “ao povo” é complemento nominal)

     .

    D) Adjunto adverbial de intensidade.

    Errado. São advérbios de intensidade (intensificam algo): muito, mui, pouco, assaz, bastante, mais, menos, tão, demasiado, meio, todo, completamente, profundamente, demasiadamente, excessivamente, demais, nada, ligeiramente, levemente, que, quão, quanto, bem, mal, quase, apenas, como...

     .

    Gabarito: Letra B 

  • GABARITO - B

    Os guardou em algum lugar.

    debaixo da escada = Adjunto adverbial de lugar.

    Adjunto adverbial é o termo que se refere ao verbo, ao adjetivo e ao advérbio.

    ------------------------------------------------

    Bons estudos!

  • PESSOAL OLHA QUE BACANA ESSA FORMA DE DIFERENCIAR:

    COMPLEMENTO NOMINAL VS ADJUNTO NOMINAL.

    ASSISTE!!!!!!!!!!!!!!!!!

    https://youtu.be/OGG9U8PAKEQ

    SEGUE ----------->>>> @CONCURSEIRO.NUNCADESISTE