SóProvas


ID
5375827
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Inteligência Interpessoal para aprender

Abril, 2019 by EITools

As pessoas que possuem a inteligência interpessoal são capazes de compreender outras pessoas e estabelecer relações frutíferas e saudáveis. Elas sabem exatamente como motivá-las, trabalhar e cooperar com elas, além de liderá-las com eficiência. Esse tipo de inteligência é bastante parecido com a inteligência emocional. A única diferença é que na última, a pessoa consegue dominar suas próprias emoções a fim de ter relações melhores com as outras pessoas. Já na inteligência interpessoal, o indivíduo tem um profundo conhecimento das pessoas com que se relaciona.
Relacionamento implica em conviver, dividir, interagir, colaborar, compartilhar espaços, situações, opiniões, tarefas, responder adequadamente aos desejos, motivações, temperamentos e humores dos que nos cercam, enfim, relacionar-se é viver em comunidade e estas atitudes fazem parte do que fundamenta a inteligência interpessoal, ou inteligência social, como tem sido nomeada atualmente.
A inteligência social permite expandir a capacidade de entender as pessoas e, consequentemente, melhorar a forma de se relacionar com elas, podendo criar um clima positivo e de cooperação em qualquer contexto da nossa vida. Se soubermos compreender nossas próprias emoções e as dos outros, saberemos reagir a situações de forma mais adequada e produtiva.
Pessoas socialmente competentes são as que contribuem na maximização de ganhos e na minimização de perdas para si e para aquelas com quem interagem. Segundo eles, os encontros sociais se dão em determinados contextos e situações específicos e são regidos por normas da cultura mais ampla ou da subcultura. Portanto, além da dimensão pessoal (conhecimentos, sentimentos, crenças), o uso competente das habilidades sociais depende também da dimensão situacional (contexto onde ocorrem os encontros, status do interlocutor, presença/ausência de outras pessoas etc.) e da cultura (valores e normas do grupo).
Considerando essas dimensões, o desempenho socialmente competente é aquele que expressa uma leitura adequada do ambiente social, ou seja, decodifica corretamente os desempenhos esperados, valorizados e efetivos para o indivíduo em sua relação com os demais. Em termos efetividade, é possível atribuir competência social aos desempenhos interpessoais que atendem aos seguintes critérios:
– Consecução dos objetivos da interação: são variados e embora seja um importante indicador, este não é um critério a ser considerado isoladamente;
– Manutenção ou melhora da autoestima: relaciona-se com pensamentos e sentimentos elaborados pelo indivíduo a partir de seus comportamentos e das consequências deste no ambiente;
– Manutenção ou melhoria da qualidade da relação: indicador que está relacionado ao compromisso com a relação. Duas pessoas, coerentes no pensar, sentir e agir, tendem a pautar-se pela honestidade nas relações, garantindo confiança e troca de estimulação positiva; 
– Equilíbrio de ganhos e perdas entre os parceiros da interação: verifica-se o equilíbrio quando todos obtêm o máximo de ganhos e o mínimo de perdas [...];
– Respeito e ampliação dos direitos humanos básicos: direito de expressar nossas opiniões corresponde ao dever de respeitar a opinião dos demais [...], os direitos são válidos para todos e cada direito corresponde a um dever.

Adaptado de:
https://dnapersona.com.br/blog/documentos/inteligenciainterpessoal-para-aprender/.
Acesso em: 02 mai 2021.

É correto afirmar que o texto “Inteligência Interpessoal para aprender” caracteriza-se como

Alternativas
Comentários
  • ITEM A: NÃO EXISTEM MARCAÇÕES DE OPINIÕES NO TEXTO

    ITEM B: NÃO TENHO CUNHO JURÍDICO

    ITEM C: O TEXTO NÃO POSSUI CUNHO ACADÊMICO

    GABARITO: ITEM D

    O texto expositivo é aquele que tem o objetivo de apresentar um assunto ou acrescentar informações sobre determinado tema.

    ITEM E: VIDE ITEM A

  • texto expositivo é um tipo textual que tem como principal objetivo transmitir uma mensagem da forma mais clara possível. Ele é descritivo, preciso, esclarecedor e compreensível.

  • Bom dia, boa tarde, boa noite, pelo meu ponto de vista sobre a questão.

    A) O texto não é uma crônica, pois a crônica retrata uma pequena narração utilizada para veiculação na imprensa.

    B) O texto acima não tem cunho jurídico.

    C)O texto não possui cunho acadêmico, a finalidade do texto é transmitir uma mensagem de forma clara e objetiva para que o leitor tenha as informações suficientes para compreender o assunto.

    D) Está correta, pois o texto expositivo é um texto que o autor descreve os fatos da maneira mais clara é direta possível expondo fatos e informações que facilitem a compressão do leitor, e o texto também o autor mostrar impessoalidade e imparcialidade.

    E) O texto acima não é descritivo, pois no texto descritivo o autor detalha e descreve as informações e sensações de maneira detalhada.

  • Texto expositivo - Posssui imparcialidade e impessoalidade; tem como objetivo transmitir uma mensagem da forma mais clara possível.
  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.

  • Gabarito par os não assinantes: Letra D.

    O texto dissertativo expositivo pode ser:

    • Puro (caso da questão): objetiva trazer conceitos, discutir um assunto de maneira impessoal e objetiva, de modo que o autor é impessoal e o leitor é universal. Obs: o autor pode apresentar sua opinião, mas a finalidade principal não é essa.
    • Expositivo-informativo: acrescenta uma nova informação, utilizando, para tanto, de dados estatísticos, relatos de acontecimentos, dentre outros.
  • ITEM A: NÃO EXISTEM MARCAÇÕES DE OPINIÕES NO TEXTO

    ITEM B: NÃO TENHO CUNHO JURÍDICO

    ITEM C: O TEXTO NÃO POSSUI CUNHO ACADÊMICO

    GABARITO: ITEM D

    O texto expositivo é aquele que tem o objetivo de apresentar um assunto ou acrescentar informações sobre determinado tema.

    ITEM E: VIDE ITEM A

  • Expositivo pois tem um tema específico e é possível identificar impessoalidade e imparcialidade com relação ao tema apresentado.

  • GAB D

    • TEXTO DISSERTATIVO EXPOSITIVO/INFORMATIVO -> caracterizado por esclarecer um assunto de maneira atemporal com o objetivo de explicá-lo de maneira clara, concisa, sem intenção de convencer o leitor. Neste tipo de texto, o autor procura somente informar, explicar ou interpretar ideias, conceitos ou pontos de vista, por meio de uma explanação imparcial – que não conduza à polêmica e não tenha o propósito imediato de persuadir ou formar a opinião do leitor. Tem finalidade informativa com o objetivo de abordar algum tema e transmitir conhecimento a respeito desse tema, transmitir dados e conceitos.

    FONTE: MEUS RESUMOS

  • ▬ Dissertativo pode ser expositiva ou argumentativa.

    Expositiva

    O objetivo é informar o leitor acerca de determinado tema, sem a preocupação de debater ou convencer. Os materiais de jornais que pretendem informar a população sobre as notícias atuais, sem a defesa do ponto de vista do autor sobre elas.

    ↪ Apresentará uma introdução (apresentação do tema), desenvolvimento (aprofundamento das informações) e conclusão (desfecho)

    ↪Verbos empregados normalmente estarão no tempo presente do modo indicativo.

    ↪Linguagem culta e dispensa-se o uso de gírias.

    ↪Postura imparcial sem argumentar.

    Argumentativa

    Com a finalidade de convencer o leitor a respeito de determinado ponto de vista. O autor empregará artifícios como a exemplificação, a comparação, a apresentação de dados, o uso de testemunhos de autoridade (citar pessoas ou instituições que pensem de igual modo).

    Pensem no advogado defendendo a causa, este quer convencer o juiz sobre o ponto de vista defendido.

    ↪ O texto terá: introdução, desenvolvimento, conclusão com sugestão para solução do tema.

    ↪Linguagem culta dispensa-se o uso coloquial.

    ↪Direto ao ponto.

    ↪Veros estarão no presente do indicativo ou no futuro do presente do indicativo.

    ↪Nada de informações falsas.

    ▬Instrucional

    Instruir, orientar, prescrever, orientações de forma coercitivas (autoritário)

    Pensem no médico descrevendo uma receita.

    Faça assim, assim e assado...

    ↪ Linguagem objetiva e orientada.

    ↪Não há justificativas ou argumentações, apenas seguiremos a orientação.

  • É correto afirmar que o texto “Inteligência Interpessoal para aprender” caracteriza-se como

    opinativo e compõe uma crônica. No texto, é possível identificar a explícita opinião do autor sobre um rotineiro assunto do cotidiano.

    argumentativo e se caracteriza por ser um texto de cunho jurídico. Sua função é apresentar dados e resultados que sustentam os argumentos provenientes de uma recente pesquisa.

    expositivo e seu tema, especificamente acadêmico, foi publicado em revista científica com a finalidade de divulgar o estudo para sua comercialização.

    expositivo, pois tem um tema específico e é possível identificar impessoalidade e imparcialidade com relação ao tema apresentado.

    descritivo, com foco no tema “profissão” e com rápidas exposições da opinião do autor sobre o assunto.

    Citarei outros tipos que caem muito.

    Narrativo – Conta-se uma história, seja verídica ou não.

    Normalmente contados em formas de fábula, parábola, conto, romance, novela, piada, crônica.

    ↪ O autor, por meio da narração, conta um fato ocorrido em determinado tempo e local.

    ↪ Haverá um enredo, sucederão fatos, de forma reta ou não (como ocorreu aquele fato e de qual modo).

    ↪ Na maioria dos casos o tempo dar-se-á no passado.

    ↪ Existe um narrador (o que conta) que pode ser alguém “de fora” da trama (muito usada a 3ª pessoa – o dito “narrador onisciente”) ou uma própria personagem dela (usa-se a 1ª pessoa – chamado de “narrador onipresente”).

    ↪ Teremos o uso do discurso direto ou do indireto.

    DD.→ a fala do personagem é reproduzida por ele mesmo, com ajuda dos dois-pontos e travessão.

    DI.→ O narrador reproduz a fala do personagem de forma indireta (ele dirá o que o personagem falou).

    Descritivo – Tenta transmitir para o leitor informações que o façam “visualizar” um objeto, lugar, uma pessoa, um sentimento. A ideia é a de que o leitor consiga imaginar como tal coisa é sem tê-la visto de fato, tomando por base a descrição do autor. Podemos associar o texto descritivo a um retrato falado (daqueles feitos para identificar criminoso): o objetivo de quem descreve é fazer com que a população consiga identificar o criminoso sem ter tido conoto com ele.

    Uso de adjetivos e de locuções adjetivas é recorrente, pois para caracterizarmos uma pessoa, um lugar, um objeto, geralmente precisamos qualificá-los. Quanto mais detalhes, mais nítida a “imagem” é formada na mente dos leitores.

    Emprego de metáforas é bastante comum. (Metáfora é um recurso em que o autor emprega uma palavra ou expressão com sentido diferente do comum.

    ↪Transmite uma noção estática de tempo. Os verbos empregados normalmente estão no presente do indicativo ou no pretérito imperfeito do indicativo. Ela era preta. Tinha cabelos escuros e cacheados.

    ↪há frequente uso de verbos de ligação.

    ↪A descrição pode ser objetiva ou subjetiva.

    ▬Descrição objetiva: o autor mais comprometido com a verdade.)

    ▬Descrição subjetiva: pensem na vizinha fofoqueira que fica na janela exagerando nas histórias rs. Coitada!

  • Dúvida:

    Na última frase do segundo parágrafo está escrito:

     "Se soubermos compreender nossas próprias emoções e as dos outros, saberemos reagir a situações de forma mais adequada e produtiva."

    soubermos: está conjugado na 1º pessoa do plural (Nós) do futuro do subjuntivo

    saberemos: está conjugado na 1º pessoa do plural (Nós) do futuro do presente

    Eu entendo que esses verbos conjugados na 1º pessoa do plural (Nós) são uma marca de pessoalidade do autor no texto. Então, não posso afirmar que é possível identificar impessoalidade e imparcialidade com relação ao tema apresentado.

    Estou certo?

  • Gabarito: D

    Expositivo

    O texto expositivo tem a função de expor informações sobre determinado assunto. É comum em livros didáticos, verbetes de dicionários, monografias, aula expositivas, artigos científicos e reportagens.

    Pela finalidade precisa desse tipo de texto, que esta relacionada à transmissão objetiva de informações, a linguagem apresenta-se de forma mais ordenada, impessoal e predominantemente denotativa.

  • Minha contribuição.

    Tipologia Textual

    Narração: narrar é contar uma história que envolve personagens e acontecimentos. São apresentadas ações e personagens: o que aconteceu, com quem, como, onde e quando.

    Descrição: a intenção deste tipo de texto é que o interlocutor possa criar em sua mente uma imagem do que está sendo descrito. Podemos utilizar alguns recursos auxiliares da descrição.

    Dissertação: podemos dizer que dissertar é falar sobre algo, sobre determinado assunto; é expor (expositiva); é debater (argumentativa). Este tipo de texto apresenta a defesa de uma opinião, de um ponto de vista, predomina a apresentação detalhada de determinados temas e conhecimentos.

    Exposição: aqueles textos que nos levam a uma explicação sobre determinado assunto, informa e esclarece sem a emissão de qualquer opinião a respeito, é um texto expositivo.

    Injunção: os textos injuntivos são aqueles textos que nos orientam, nos ditam normas, nos instruem.

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Narração: Personagens, Enredo, Espaço...

    Descrição: Enumeração, Comparação, Retrato Verbal...

    Dissertação: Expositiva, Argumentativa, Debater...

    Injunção: Instrucional (Manuais, Receitas, Bulas...)

    Exposição: Fatos, Impessoal (Notícias Jornalísticas)

    Fonte: www.tudosobreconcursos.com

    Abraço!!!!