SóProvas


ID
5377270
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Ética Profissional: o que é e qual a sua importância


A ética profissional é um dos critérios mais valorizados no mercado de trabalho. Ter uma boa conduta no ambiente de trabalho pode ser o passaporte para uma carreira de sucesso. Mas afinal, o que define uma boa ética profissional e qual sua importância? Acompanhe!

A vida em sociedade, que preza e respeita o bem-estar do outro, requer alguns comportamentos que estão associados à conduta ética de cada indivíduo. A ética profissional é composta pelos padrões e valores da sociedade e do ambiente de trabalho que a pessoa convive.

No meio corporativo, a ética profissional traz maior produtividade e integração dos colaboradores e, para o profissional, ela agrega credibilidade, confiança e respeito ao trabalho.

Contudo, há ainda muitas dúvidas acerca do que é ética, por isso, antes de falar sobre ética profissional, é importante entender um pouco sobre o que é ética e qual é a diferença entre ética e moral. Confira:

O que é ética?

A palavra Ética é derivada do grego e apresenta uma transliteração de duas grafias distintas, êthos que significa “hábito”, “costumes” e ethos que significa “morada”, “abrigo protetor”.

Dessa raiz semântica, podemos definir ética como uma estrutura global, que representa a casa, feita de paredes, vigas e alicerces que representam os costumes. Assim, se esses costumes se perderem, a estrutura enfraquece e a casa é destruída.

Em uma visão mais abrangente e contemporânea, podemos definir ética como um conjunto de valores e princípios que orientam o comportamento de um indivíduo dentro da sociedade. A ética está relacionada ao caráter, uma conduta genuinamente humana e enraizada, que vêm de dentro para fora.

Embora “ética” e “moral” sejam palavras usadas, muitas vezes, de maneira similar, ambas possuem significados distintos. A moral é regida por leis, regras, padrões e normas que são adquiridos por meio da educação, do âmbito social, familiar e cultural, ou seja, algo que vem de fora para dentro. 

Para o filósofo alemão Hegel, a moral apresenta duas vertentes, a moral subjetiva associada ao cumprimento de dever por vontade e a moral objetiva que é a obediência de leis e normas impostas pelo meio.

No entanto, ética e moral caminham juntas, uma vez que a moral se submete a um valor ético. Dessa forma, uma ética individual, quando enraizada na sociedade, passa a ter um valor social que é instituído como uma lei moral.

A ética profissional é o conjunto de valores, normas e condutas que conduzem e conscientizam as atitudes e o comportamento de um profissional na organização.

Além da experiência e autonomia em sua área de atuação, o profissional que apresenta uma conduta ética conquista mais respeito, credibilidade, confiança e reconhecimento de seus superiores e de seus colegas de trabalho.

A conduta ética também contribui para o andamento dos processos internos, aumento de produtividade, realização de metas e a melhora dos relacionamentos interpessoais e do clima organizacional.

Quando profissionais prezam por valores e princípios éticos como gentileza, temperança, amizade e paciência, existem bons relacionamentos, mais autonomia, satisfação, proatividade e inovação.

Para isso, é conveniente que se tenha um código de conduta ética, para orientar o comportamento de seus colaboradores de acordo com as normas e postura da organização.

[...]

Cultivar a ética profissional no ambiente de trabalho traz benefícios e vantagens a todos, uma vez que ela proporciona crescimento a todos os envolvidos.


Adaptado de: https://www.sbcoaching.com.br/etica-profissionalimportancia/.

Acesso em: 10 mai. 2021.

“Dessa forma, uma ética individual, quando enraizada na sociedade, passa a ter um valor social que é instituído como uma lei moral.”. A expressão temporal destacada no trecho a seguir tem também valor

Alternativas
Comentários
  • Questão estranha. Nunca vi isso de uma oração subordinada adverbial ser, ao mesmo tempo, de dois tipos. Marquei a D desenvolvendo o trecho assim: conforme esteja enraizada na sociedade, passa a te valor social...Mas também poderia ser desenvolvido assim: uma vez que esteja enraizada na sociedade, passa a ter valor social. Mesmo assim, não concordo com essa dubiedade na classificação, já que essas alterações mudam o sentido da conjunção originalmente empregada. Comentem, por favor, se eu estiver equivocado.

  • Gabarito na alternativa E

    Solicita-se outro valor semântico existente na oração subordinada adverbial temporal destacada em:

    “Dessa forma, uma ética individual, quando enraizada na sociedade, passa a ter um valor social que é instituído como uma lei moral.”

    Advirto de antemão que a banca adota posição demasiada subjetiva, buscando um valor mais ligado à lógica do que aos contextos sintático e semântico.

    É comum encontrarmos, no contexto conjuncional, termos que, embora introduzam um valor, podem carregar consigo uma segunda semântica equivalente.

    Bom exemplo é a conjunção "quando" utilizada na passagem em comento. Embora de valor eminentemente temporal, poder-se-ia considerar um valor condicional implícito sem alterar quaisquer aspectos da construção, quase como se falássemos em uma condição temporal.

    Percebam que nada impede a construção propriamente condicional munida do conjuncional "quando".

    Ocorre que a banca parte de uma análise totalmente desvinculada dos valores oracionais, entendendo que, quando a ação existente na oração adverbial ocorrer, seja esta temporal ou condicional, será causa do acontecimento presente na oração principal. Dai asseverar a banca um valor causal para a passagem.

    "...quando enraizada na sociedade.." - Temos um marco temporal ou uma condição a ser alcançada.

    "...passa a ter um valor social que é instituído como uma lei moral.” - Temos o resultado, a consequência que advém da condição ou marco temporal exposto na oração anterior.

  • GAB: E

    O conectivo "quando" pode ter vários sentidos, por isso é necessário uma boa interpretação.

    Uma vez (substituindo o quando, portanto causal.) enraizada na sociedade a ética individual passa a ter....

  • Dessa forma, uma ética individual, quando enraizada na sociedade, passa a ter um valor social que é instituído como uma lei moral.

    Eu analisei assim :

    quando enraizada na sociedade = causa .

    passa a ter um valor social que é instituído como uma lei moral = consequência .

    Ambas andam sempre juntas.

  • “Dessa forma, uma ética individual, quando enraizada na sociedade, passa a ter um valor social que é instituído como uma lei moral.”. A expressão temporal destacada no trecho a seguir tem também valor

    Tomem como nota: a banca instituto AOCP coloca a palavra "quando" e pergunta qual o outro sentido além de temporal, mesmo que você não saiba nada sobre conjunção, marque condicional ou causal, pois ela sempre faz essa pergunta. Entretanto, basta um pouco de paciência e atenção que veremos que o sentido é de condição, pois a ética individual só passa a ter um valor social que é instituído como uma lei moral caso esteja enraizada na sociedade. Mas não temos a assertiva condicional, façamos outra análise para chegar no que a banca está pedindo.

    Uma ética profissional passa a ter um valor social porque é instituído com uma lei moral porque é enraizada.

    Gabarito: E

    Vejam outra questão:

    Ano: 2021 Banca:INSTITUTO AOCP Órgão: PC-PA Prova: INSTITUTO AOCP - 2021 - PC-PA - Investigador de Polícia Civil

    Em “[...] indivíduos que têm predisposição a ter depressão, quando submetidos a estresse, físico ou psicológico, podem ou não desenvolver a doença [...]”, o trecho em destaque tem primordialmente um valor temporal, sinalizado por “quando”. No entanto, também é possível depreender, secundariamente, um valor de

    A-causa (porque são submetidos a estresse...).

    B-concessão (embora sejam submetidos a estresse...).

    C-consequência (de forma que são submetidos a estresse...).

    D-condição (se forem submetidos a estresse...). (GABARITO)

    E-conclusão (portanto são submetidos a estresse...).

    Para o instituto aocp

    “Quando”

    1º temporal

    2º condicional

    3º causal

  • ✅Letra E.

    Também nunca vi o quando sendo utilizado como causal, mas já que é para responder tentei encaixar a expressão:

    O FATO DE (CAUSA) SE ENRAIZAR NA SOCIEDADE FAZ COM (CONSEQUÊNCIA) QUE PASSE A TER UM VALOR SOCIAL.

    Foi assim que pensei...

    BONS ESTUDOS. NÃO EXISTE UM DIA FÁCIL!!!✌❤️✍

  • causal pc pr papi

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: E

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!

  • quando enraizada na sociedade = causa .

    (CONSEQUÊNCIA)

  • Pergunte-se:

    Qual é a CAUSA de uma ética individual ter um valor social que é instituído como uma lei moral?

    R: A CAUSA é o enraizamento na sociedade.