-
Não concordo a lactogênese inicia na gravidez.
-
lactogenese 1 é justamente a preparação das mamas para o aleitamento.
-
"A mama, durante a gravidez, é preparada para a amamentação (lactogênese fase I) sob a ação de diferentes hormônios, sobretudo do estrogênio e do progestogênio. Com o nascimento da criança, há liberação de prolactina pela hipófise anterior, iniciando-se a lactogênese fase II.."
Cadernos da Atenção Básica nº 23 - Saúde da Criança - Crescimento e Desenvolvimento, pág. 118.
Questão nula
-
A 1 É ATÉ O 3º DIA APÓS O PARTO
-
Oi!
Errei, marquei B! Faz parte...
Cuidado, é muita pegadinha! Bons estudos!
-O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.
-
PROlactina ajuda na PROdução do leite.
Ocitocina ajuda na ejeção/liberação do leite.
-
A Lactogênese se refere à síntese de leite pelas células alveolares e sua secreção no lúmen do alvéolo. A queda abrupta de estrogênio e progesterona, a ação da prolactina permite o início da produção de leite nas próximas 48 horas pós-parto. Alternativa A está correta.
A prolactina é grande responsável pela produção do leite e não pela ejeção. Alternativa B está errada.
O reflexo liberador de prolactina é mais suscetível a fatores emocionai s e ambientais, com a sobrecarga emocional acontece a produção de prolactina, portanto há a produção do leite, no entanto ele não consegue ser ejetado devido à inibição do hormônio responsável por esse processo. Alternativa C está errada.
A lactopoese diz respeito à manutenção da lactação já estabelecida e depende da duração e frequência da amamentação. Alternativa D está errada.
O colostro contém mais proteínas e menos gorduras do que o leite maduro. Alternativa E está errada.
Gabarito do Professor: Letra A
Bibliografia
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: aleitamento materno e alimentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2015.
-
Colostro (rico em proteínas e menos gorduroso)