SóProvas


ID
5379727
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-AP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando a atuação profissional do(a) assistente social, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Olá!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.

  • Alguém sabe me dizer o porquê da alternativa C estar incorreta?

  • Fabiane. Com o processo de mercantilização e descentralização das políticas sociais públicas, o espaço ocupacional do(a) assistente social foi ampliado ( foi diminuído) para abranger atividades relacionadas a elaboração, implantação, acompanhamento e avaliação de programas e projetos. O erro está em dizer que foi ampliado o espaço sócio ocupacional. Nós anos novento vivemos o estado mínimo, então não tem como afirmar a ampliação. Foi um período TB q as mazelas do indivíduo foram atribuidas em sua esfera privada. ocorreu TB o repasse das resoluções das expressões da QS no âmbito das empresas. O surgimento do 3 setor foi uma forma de descentralização TB das politicas sociais.
  • Olá, pessoal!

    Essa questão me deixou muito encabulada, no que tange ao erro da alternativa C.

    Considerando que o gabarito da questão pode ser encontrado no texto "Os espaços sócio-ocupacionais do assistente social". Acredito que o erro da alternativa C tbm esteja presente nesse texto.

    De acordo com Iamamoto, o processo de descentralização das políticas sociais públicas, com ênfase na sua municipalização, requer dos assistentes sociais – como de outros profissionais – novas funções e competências. Os assistentes sociais estão sendo chamados a atuar na esfera da formulação e avaliação de políticas e do planejamento, gestão e monitoramento, inscritos em equipes multiprofissionais. Ampliam seu espaço ocupacional para atividades relacionadas ao controle social à implantação e orientação de conselhos de políticas públicas, à capacitação de conselheiros, à elaboração de planos e projetos sociais, ao acompanhamento e avaliação de políticas, programas e projetos.

    Considerando o texto como referência, o erro da questão pode está em afirmar que o processo de MERCANTILIZAÇÃO ampliou os espaços de trabalho do assistente social, quando na verdade a autora destaca somente o processo de DESCENTRALIZAÇÃO das políticas sociais.

    Se eu estiver equivocada, por favor me corrijam.

  • Gabarito A

    Colaborando com @s coleg@s, com base em Iamamoto, Antunes e Raichelis.

    Importa considerar que a mercantilização dos espaços ocupacionais, nos quais se inserem os assistentes sociais, não pode ser apreendida de modo linear e determinista, sem considerar o processo histórico. As condições atuais do capitalismo contemporâneo — globalização financeira dos capitais e sistemas de produção apoiados intensivamente nas tecnologias de informação — promovem expressivas mudanças nas formas de organização e gestão do trabalho, decorrendo daí a existência de amplos contingentes de trabalhadores flexibilizados, informalizados, precarizados, pauperizados, desprotegidos de direitos e desprovidos de organização coletiva (Antunes, 2005).

    Assim, importa analisar o item C pensando que não faz sentido ampliação de espaços de trabalho, sem pensarmos nas implicações da mercantilização dessa força de trabalho especializada na sociedade contemporânea. Problematizar a violação dos próprios direitos dos assistentes sociais, na relação com a violação dos direitos dos trabalhadores, requer a definição de uma agenda de questões específicas conectada às lutas gerais da classe trabalhadora no tempo presente.

    Concluindo, devemos pensar na autonomia relativa à autonomia controlada — o trabalho do assistente social em tempos de intensificação e precarização do trabalho. (Raichelis,2011).

    Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 107, p. 420-437, jul./set. 2011 - Incido a leitura deste artigo de Raquel Raichelis