SóProvas


ID
5387188
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sobre biblioteconomia e ciência da informação, analise os itens abaixo:


I. A Segunda Guerra Mundial, apesar do seu poder destrutivo, trouxe inúmeras inovações tecnológicas. A ciência foi a área que mais se beneficiou dessas inovações, seu papel antes ligado ao plano ideológico, neste momento passou a ter um papel mais ativo e passando a atender mais as necessidades humanas.

II. Com isso, a informação passou a ser vista como um fator estratégico e de risco para os governos, o que acarretou uma preocupação em aumentar o sigilo do conhecimento e de certo modo, atrapalhou o trabalho de cientistas e estudiosos.

III. Para Saracevic (1996) o marco que deu origem à Ciência da Informação foi o artigo de Vannevar Bush, “As was we may think”, de 1945. Nele Bush identificou o problema da explosão da informação e propôs como solução a utilização das incipientes tecnologias da informação para recuperar as informações contidas nos documentos. Bush propôs ainda uma máquina chamada MEMEX, que teria como função a capacidade de associar ideias, que duplicaria “os processos mentais artificialmente”.

IV. A Ciência da Informação é um campo dedicado às questões científicas e à prática profissional, voltada para os problemas da efetiva comunicação do conhecimento e de seus registros entre os seres humanos, no contexto social, institucional ou individual do uso e das necessidades de informação. No tratamento destas questões são consideradas de particular interesse as vantagens das modernas tecnologias informacionais.


Analisados os itens é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Martins et al (2016, p. 611-612

    A Segunda Guerra Mundial, apesar do seu poder destrutivo, trouxe inúmeras inovações tecnológicas. A ciência foi a área que mais se beneficiou dessas inovações, seu papel antes ligado ao plano ideológico, neste momento passou a ter um papel mais ativo e passando a atender mais as necessidades humanas.

    Ainda de acordo com Siqueira (2010), nesse contexto de ênfase ao estímulo à pesquisa, gerou uma explosão informacional, maior do que aquela gerada quando da invenção da imprensa por Gutenberg. A informação passou a ser vista como um fator estratégico para os governos, o que acarretou uma demanda para a emergência de um campo preocupado com a recuperação da informação, acesso e uso dessas novas tecnologias.

    Para Saracevic (1996) o marco que deu origem à Ciência da Informação foi o artigo de Vannevar Bush, “As was we may think”, de 1945. Nele Bush identificou o problema da explosão da informação e propôs como solução a utilização das incipientes tecnologias da informação para recuperar as informações contidas nos documentos. Bush propôs ainda uma máquina chamada MEMEX, que teria como função a capacidade de associar ideias, que duplicaria “os processos mentais artificialmente”.

    Saracevic (1996, p. 47) afirma que: A Ciência da Informação é um campo dedicado às questões científicas e à prática profissional, voltada para os problemas da efetiva comunicação do conhecimento e de seus registros entre os seres humanos, no contexto social, institucional ou individual do uso e das necessidades de informação. No tratamento destas questões são consideradas de particular interesse as vantagens das modernas tecnologias informacionais.

    Gab. C

    MARTINS, Ana Carolina de Melo. et al. Bblioteconomia e ciência da informação: uma análise paradigmática em bibliotecas públicas. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, SC: v. 21, n. 3, p. 607-626, ago./nov., 2016. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/download/1201/pdf