SóProvas


ID
5391748
Banca
VUNESP
Órgão
FAMEMA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O desenvolvimento teórico da psicanálise, desde Freud, tem contribuído para descrever o desenvolvimento da personalidade e o funcionamento mental, importantes para a compreensão dos fenômenos ligados ao desenvolvimento humano e seus ciclos vitais.

Com relação às abordagens psicanalíticas do desenvolvimento, analise as afirmativas a seguir.

I. A teoria das relações objetais de Melanie Klein propõe duas fases evolutivas no desenvolvimento infantil, denominadas esquizoparanóide e depressiva.
II. Na perspectiva teórica de Winnicott, a criança usa objetos, como bonecas ou pedaços de pano, para aliviar a ansiedade de separação, configurando o fenômeno transicional.
III. A teoria psicanalítica de Erikson considera o desenvolvimento do ego ao longo de todo o ciclo vital, através de crises psicossociais sucessivas, do nascimento à morte.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • A questão solicita conhecimentos acerca da teoria psicanalítica da personalidade.


    As teorias psicanalíticas enfatizam as forças dinâmicas que impulsionam o comportamento e as defesas utilizadas para proteger o indivíduo. Geralmente preocupam-se com os determinantes inconscientes do comportamento, a personalidade ideal e o comportamento patológico. Os principais teóricos dessa abordagem são Sigmund Freud, Carl Jung, Melanie Klein, Winnicott e Erik Erikson.


    I - VERDADEIRO

    Klein substituiu o termo estágio de desenvolvimento para posições, por considerar que é possível a ida e volta entre elas. Essas posições são a forma como o bebê se relaciona com seus objetos com o objetivo de sair de um ego mais desintegrado rumo à sua integração. É possível identificar as formas com que o bebê consegue lidar com objetos internos e externos, a partir do conflito básico entre instinto de vida e o instinto de morte, a dicotomia do que seria bom e o que seria mau. Existem 2 posições básicas que representam o crescimento e o desenvolvimento social normal da criança:  a posição esquizoparanóide e a posição depressiva.

    II - VERDADEIRO


    Winnicott conceituou uma área intermediária da experiência humana, que ele chamou de espaço potencial. Trata-se de uma área que não representa nem a realidade interna e nem a realidade externa do sujeito, mas de um espaço entre essas duas realidades. Nele é possível realizar elaborações de conflitos e fantasias, ou em outras palavras, o brincar. Na infância esse espaço é paulatinamente construído a partir da relação com a figura materna, o qual apresenta ao bebê determinados objetos que serão elegidos por ele como seu preferido, seja um brinquedo ou pedaço de pano. Esses objetos são chamados de transicionais e servem para suportar as ausências maternas nesta fase precípua de desenvolvimento infantil.


    III - VERDADEIRO


    Erik Erikson foi um psicanalista pós freudiano que procurou se desvencilhar do determinismo da sexualidade infantil da psicanálise tradicional e acreditava que o desenvolvimento humano era fruto de crises psicossociais em cada estágio da vida, incluindo adolescência, fase adulta e velhice. Para essa teoria, a crise egóica ocorrida em um determinado estágio, acontecia em todos os outros, porém com menor intensidade. Além disso, as crises geram consequências para os estágios subsequentes, ou positivas (ritualização) ou negativas (ritualismo). Da solução positiva da crise, surge um ego mais rico e forte; da solução negativa, um ego mais fragilizado.


    Gabarito da Professora: LETRA D.